Faróis alongados sobre as laterais e capô longo são o destaques da frente |
Helder Lima
A Mercedes-Benz está trazendo ao mercado brasileiro o modelo
esportivo SLK 250, equipado com propulsor de 1,8 litro com quatro
cilindros, que produz 204 cv de potência máxima. O modelo conversível conta com
câmbio automático de sete velocidades e pode acelerar de zero a 100 km/h em 6,6 segundos.
Quando está com a capota fechada, esportivo torna-se um cupê |
O longo capô do SLK 250 é o elemento dominante no design
externo desse roadster que também remete o motorista às características de um
cupê, já que o modelo é equipado com teto rígido retrátil. A frente destaca os
faróis de xênon com luzes diurnas em LED, ligeiramente recuados, que cobrem as
laterais.
No interior, o veículo de dois lugares oferece um ambiente
agradável que combina acabamento refinado, ergonomia cuidadosamente estudada,
alta qualidade de materiais e o maior porta-malas do segmento.
O conforto começa pela facilidade de acesso, por meio das
amplas portas e é percebido até mesmo ao rodar com o teto recolhido: um sistema
chamado ‘Air Guide’ reduz a turbulência do ar por meio de um quebra-vento em
acrílico acoplado às barras protetoras individuais de alumínio, diminuindo
também o ruído provocado pelo vento.
Roadster tem quebra-vento especial acoplado às barras de proteção para reduzir a turbulência |
O couro utilizado nos bancos, especialmente tratado, reflete
os raios solares incidentes no interior do automóvel, reduzindo o aquecimento
quando o veículo fica estacionado ao sol por longo tempo.
O SLK 250 tem preço de R$ 249.900. O carro é novo na linha
da montadora vendida no País, cujo segmento de roadster era representado pelos
modelos SLK 200 e SLK 350. Essa substituição se deu em função da política do
governo de taxar o IPI de carros importados para proteger a indústria nacional.
O SLK 250 tem custo próximo do preço do SLK 350 antes do aumento do imposto.
Tecnologia
O uso do turbocompressor e de injeção direta de combustível
possibilita que o motor do SLK 250 proporcione desempenho com baixos índices de
consumo e emissão de CO2. O sistema de injeção direta utiliza pressões de até
140 bar, introduzindo o combustível diretamente na câmara de combustão,
processo que reduz a temperatura interna e permite elevação da taxa de
compressão.
Propulsor de que produz 204 cv de potência máxima |
As quatro válvulas presentes em cada cilindro são acionadas
por eixos de comando forjados. A abertura das válvulas é variável,
proporcionando maior torque em baixas rotações. O cabeçote e o cárter são de
alumínio fundido e o virabrequim possui oito contrapesos, que contribuem para
reduzir as vibrações juntamente com dois eixos tipo Lanchester posicionados
dentro do cárter, que giram com o dobro da rotação do motor.
Para reduzir as emissões quando o motor é ligado frio, como
costuma acontecer pela manhã, um termostato controlado eletronicamente fecha a
circulação do fluído de refrigeração até que a temperatura ideal seja atingida,
o que ocorre com maior rapidez.
Sistema detecta motorista com sono
Interior é esportivo: bancos de couro refletem os raios do sol |
O SLK 250 possui sistemas de assistência ao motorista que
alertam sobre situações de risco e ajudam a prevenir acidentes. O modelo traz
de série o sistema ‘Attention Assist’, que detecta sinais de sonolência do
motorista e emite um aviso visual e sonoro para alertá-lo, sugerindo uma parada
para descanso.
Outro sistema ativo importante é o Neck-Pro, que desloca os
apoios de cabeça dos bancos em caso de colisão traseira, protegendo o pescoço
dos ocupantes contra o “efeito chicote”. O SLK 250 traz ainda seis airbags:
além dos dois frontais com duplo estágio, oferece proteção lateral para tórax e
cabeça.
Outro sistema de assistência, o Parktronic, auxilia o
motorista a estacionar o automóvel. As inovações tecnológicas do SLK 250 também
priorizam a interatividade, presente no volante multifuncional e no painel de
instrumentos com tela colorida equipada com o COMAND Oline, sistema que
apresenta informações do rádio, telefonia, DVD, além de navegação (GPS).
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