sábado, 21 de abril de 2012

SLK 250 entra na linha da Mercedes no País


Faróis alongados sobre as laterais e capô longo são o destaques da frente

Helder Lima

A Mercedes-Benz está trazendo ao mercado brasileiro o modelo esportivo SLK 250, equipado com propulsor de 1,8 litro com quatro cilindros, que produz 204 cv de potência máxima. O modelo conversível conta com câmbio automático de sete velocidades e pode acelerar de zero a 100 km/h em 6,6 segundos.

Quando está com a capota fechada, esportivo torna-se um cupê
O longo capô do SLK 250 é o elemento dominante no design externo desse roadster que também remete o motorista às características de um cupê, já que o modelo é equipado com teto rígido retrátil. A frente destaca os faróis de xênon com luzes diurnas em LED, ligeiramente recuados, que cobrem as laterais.

No interior, o veículo de dois lugares oferece um ambiente agradável que combina acabamento refinado, ergonomia cuidadosamente estudada, alta qualidade de materiais e o maior porta-malas do segmento.

O conforto começa pela facilidade de acesso, por meio das amplas portas e é percebido até mesmo ao rodar com o teto recolhido: um sistema chamado ‘Air Guide’ reduz a turbulência do ar por meio de um quebra-vento em acrílico acoplado às barras protetoras individuais de alumínio, diminuindo também o ruído provocado pelo vento.
Roadster tem quebra-vento especial acoplado às
barras de proteção para reduzir a turbulência

O couro utilizado nos bancos, especialmente tratado, reflete os raios solares incidentes no interior do automóvel, reduzindo o aquecimento quando o veículo fica estacionado ao sol por longo tempo.

O SLK 250 tem preço de R$ 249.900. O carro é novo na linha da montadora vendida no País, cujo segmento de roadster era representado pelos modelos SLK 200 e SLK 350. Essa substituição se deu em função da política do governo de taxar o IPI de carros importados para proteger a indústria nacional. O SLK 250 tem custo próximo do preço do SLK 350 antes do aumento do imposto.
 

Tecnologia

O uso do turbocompressor e de injeção direta de combustível possibilita que o motor do SLK 250 proporcione desempenho com baixos índices de consumo e emissão de CO2. O sistema de injeção direta utiliza pressões de até 140 bar, introduzindo o combustível diretamente na câmara de combustão, processo que reduz a temperatura interna e permite elevação da taxa de compressão.
Propulsor de 1,8 litro com quatro cilindros,
que produz 204 cv de potência máxima

As quatro válvulas presentes em cada cilindro são acionadas por eixos de comando forjados. A abertura das válvulas é variável, proporcionando maior torque em baixas rotações. O cabeçote e o cárter são de alumínio fundido e o virabrequim possui oito contrapesos, que contribuem para reduzir as vibrações juntamente com dois eixos tipo Lanchester posicionados dentro do cárter, que giram com o dobro da rotação do motor.

Para reduzir as emissões quando o motor é ligado frio, como costuma acontecer pela manhã, um termostato controlado eletronicamente fecha a circulação do fluído de refrigeração até que a temperatura ideal seja atingida, o que ocorre com maior rapidez.


Sistema detecta motorista com sono

Interior é esportivo: bancos de couro refletem os raios do sol
O SLK 250 possui sistemas de assistência ao motorista que alertam sobre situações de risco e ajudam a prevenir acidentes. O modelo traz de série o sistema ‘Attention Assist’, que detecta sinais de sonolência do motorista e emite um aviso visual e sonoro para alertá-lo, sugerindo uma parada para descanso.

Outro sistema ativo importante é o Neck-Pro, que desloca os apoios de cabeça dos bancos em caso de colisão traseira, protegendo o pescoço dos ocupantes contra o “efeito chicote”. O SLK 250 traz ainda seis airbags: além dos dois frontais com duplo estágio, oferece proteção lateral para tórax e cabeça.

Outro sistema de assistência, o Parktronic, auxilia o motorista a estacionar o automóvel. As inovações tecnológicas do SLK 250 também priorizam a interatividade, presente no volante multifuncional e no painel de instrumentos com tela colorida equipada com o COMAND Oline, sistema que apresenta informações do rádio, telefonia, DVD, além de navegação (GPS).


Nenhum comentário:

Postar um comentário