Carro-avião tem asas retráteis e pode ser guardado em uma garagem |
Uma empresa chamada Terrafugia, formada em 2006 por engenheiros aeronáuticos ligados ao Massachussetts Institute of Technology (MIT), levou ao Salão do Automóvel de Nova York, aberto ao público até o próximo domingo, um veículo que é aeronave e automóvel ao mesmo tempo.
O protótipo foi batizado de ‘Transition’ e em breve deverá ser lançado comercialmente, depois de a empresa ter enfrentado problemas de licenciamento do projeto. A produção em série do carro-avião deve começar no próximo ano.
O Transition tem asas retráteis, o que permite ao protótipo ficar com a largura aproximada à de um carro. Assim, a ideia é que o piloto possa aterrissar no aeroporto e depois seguir pelo sistema viário até o seu destino. O projeto pretende proporcionar flexibilidade e diversão, mas seu uso é restrito a quem tem habilidade com aeronaves. Outra característica é que o veículo tem apenas dois lugares.
O primeiro voo do protótipo de produção em série foi realizado no aeroporto de Plattsburgh, em Nova York, no dia 23 de março. A empresa deve cumprir ainda novos testes até o lançamento comercial. Nesse voo inaugural, a aeronave alcançou altitude de cerca de 500 metros e permaneceu no ar por oito minutos nas proximidades do aeroporto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário