sábado, 14 de abril de 2012

Projeto cria avião que também é automóvel

Carro-avião tem asas retráteis e pode ser guardado em uma garagem

Protótipo deverá ser lançado comercialmente
Helder Lima

Uma empresa chamada Terrafugia, formada em 2006 por engenheiros aeronáuticos ligados ao Massachussetts Institute of Technology (MIT), levou ao Salão do Automóvel de Nova York, aberto ao público até o próximo domingo, um veículo que é aeronave e automóvel ao mesmo tempo.

O protótipo foi batizado de ‘Transition’ e em breve deverá ser lançado comercialmente, depois de a empresa ter enfrentado problemas de licenciamento do projeto. A produção em série do carro-avião deve começar no próximo ano.

O Transition tem asas retráteis, o que permite ao protótipo ficar com a largura aproximada à de um carro. Assim, a ideia é que o piloto possa aterrissar no aeroporto e depois seguir pelo sistema viário até o seu destino. O projeto pretende proporcionar flexibilidade e diversão, mas seu uso é restrito a quem tem habilidade com aeronaves. Outra característica é que o veículo tem apenas dois lugares.

O primeiro voo do protótipo de produção em série foi realizado no aeroporto de Plattsburgh, em Nova York, no dia 23 de março. A empresa deve cumprir ainda novos testes até o lançamento comercial. Nesse voo inaugural, a aeronave alcançou altitude de cerca de 500 metros e permaneceu no ar por oito minutos nas proximidades do aeroporto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário