domingo, 29 de abril de 2012

VW Beetle ganha motor com tecnologia elétrica

E-Bugster acelera de zero a 100 km/h em 10,8 segundos, mas emissão zero é seu principal atrativo


Helder Lima


A Volkswagen levou para o Salão do Automóvel de Pequim (China) um Beetle conversível com motor puramente elétrico. O E-Bugster foi projetado com dois lugares, 85 kW de potência (equivalente a 115 cv), zero a 100 km/h em 10,8 segundos e emissão zero.


E-Bugster tem autonomia de 180 quilômetros no trânsito urbano
O módulo elétrico central do E-Bugster tem um design inovador: pesa apenas 80 quilos. A energia para alimentar o motor elétrico é armazenada numa bateria de íons de lítio, cujos módulos são alojados atrás dos bancos dianteiros, numa posição estudada para economizar espaço.


A capacidade da bateria, de 28,3 kWh, permite uma autonomia de pelo menos 180 quilômetros no trânsito urbano. 


A bateria do E-Bugster também pode ser recarregada em casa,
a partir de tomadas domésticas de 120 volts ou 230 volts
Mesmo em um país enorme como os Estados Unidos, para a maioria dos motoristas, esta distância é suficiente para deslocar-se até o local de trabalho e voltar para casa.


Como o carro da Volkswagen tem uma função de carga rápida, a bateria pode ser “reabastecida” em 35 minutos em estações de recarga especialmente adaptadas. A bateria do E-Bugster também pode ser recarregada em casa, a partir de tomadas domésticas de 120 volts ou 230 volts. A conexão para o cabo de carga está no mesmo local que o bocal do tanque de combustível nas versões tradicionais, próximo à coluna C.


A quantidade de energia solicitada a cada momento ao pisar no acelerador é indicada em um mostrador. Os instrumentos também incluem um indicador de autonomia e um display que mostra o nível de carga da bateria. Outra inovação do Beetle é um instrumento que mostra a intensidade da regeneração da bateria. O termo regeneração refere-se à recuperação da energia na frenagem.


Sistema de carga é comum às marcas


Graças aos novos Sistemas de Carga Combinados, desenvolvidos em cooperação com os fabricantes alemães de automóveis Audi, BMW, Daimler, Porsche e Volkswagen, assim como os americanos Ford e General Motors/Opel, o E-Bugster pode ser “abastecido” por meio de uma conexão que utiliza qualquer das modalidades de carga disponíveis. As possibilidades são: carga por corrente alternada com uma fase ou carga rápida em postos de recarregamento elétrico.


Para que isto ocorra, será necessário criar um padrão único da indústria para os plugues de conexão dos futuros veículos elétricos, que será disponibilizado a todos os fabricantes. Esta padronização vai além do plugue: no Sistema de Carga Combinado, o controlador de carga e a arquitetura elétrica precisam ter capacidade de se adaptar a todos os tipos de recarga. Isto reduzirá os custos e simplificará a disseminação da mobilidade elétrica em todo o mundo.



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