sábado, 21 de abril de 2012

Som em carro elétrico é fator de segurança


Modelo elétrico é testado em câmara anecoica (sem eco)
para medição das características físicas do som

Helder Lima

Os futuros modelos com tecnologia elétrica da Audi, que a marca chama de ‘e-tron’, farão suas viagens com motores silenciosos, mas para garantir que os pedestres dos centros urbanos ouçam esses veículos, a montadora desenvolveu uma solução sonora que batizou de ‘e-Sound’.

O responsável pelo desenvolvimento do projeto é o engenheiro de acústica Rudolf Halbmeir, que trabalha com um piano digital e dois alto-falantes com qualidade de estúdio, próximos ao computador. "O ronco do motor de um carro é semelhante à música", afirma Halbmeir.

O som é uma qualidade especialmente empolgante de um veiculo, que pode ser descrita em termos físicos, mas precisa ser experimentada. O som de um carro é emocional, não racional. Por mais que a mente não registre constantemente os sons do carro na estrada, eles sempre estão presentes e exercem um papel essencial na experiência de condução de um veiculo. Os sons emitem sinais: baixas freqüências expressam potência e serenidade; médias demonstram esportividade e agilidade.

Os modelos elétricos da Audi emitem assinaturas sonoras que, alem de harmoniosas, proporcionam também uma sensação de performance, qualidade e solidez. "Criar um bom design de som é uma tarefa complexa", explica o Ralf Kunkel, diretor de acústica da Audi. "Reunimos experiência com o passar dos anos e, com isso, aprendemos a amplificar as frequências agradáveis e eliminar os ruídos indesejáveis".


Sistema indica situações de condução

Um carro movido por um motor elétrico produz um ruído muito baixo e de altas frequências, que são menos agradáveis. Por isso, os modelos e-tron da marca receberão um som sintético.
Motor silencioso obriga a adoção de ruído artificial

O e-Sound da Audi é regenerado a cada milésimo de segundo, pelo próprio carro. "Nossa unidade de controle recebe constantemente informações do veiculo sobre a rotação do motor elétrico, a carga, a velocidade e outros parâmetros. A partir desses dados geramos o som", diz o engenheiro Rudolf Halbmeier.

A maior parte do projeto foi desenvolvida no computador. Usando um software especial, Halbmeir e sua equipe compõem, ouvem, alteram e aperfeiçoam os sons.


Nenhum comentário:

Postar um comentário