Modelo elétrico é testado em câmara anecoica (sem eco) para medição das características físicas do som |
Helder Lima
Os futuros modelos com tecnologia elétrica da Audi, que a
marca chama de ‘e-tron’, farão suas viagens com motores silenciosos, mas para
garantir que os pedestres dos centros urbanos ouçam esses veículos, a montadora
desenvolveu uma solução sonora que batizou de ‘e-Sound’.
O responsável pelo desenvolvimento do projeto é o engenheiro
de acústica Rudolf Halbmeir, que trabalha com um piano digital e dois alto-falantes
com qualidade de estúdio, próximos ao computador. "O ronco do motor de um
carro é semelhante à música", afirma Halbmeir.
O som é uma qualidade especialmente empolgante de um
veiculo, que pode ser descrita em termos físicos, mas precisa ser experimentada.
O som de um carro é emocional, não racional. Por mais que a mente não registre
constantemente os sons do carro na estrada, eles sempre estão presentes e
exercem um papel essencial na experiência de condução de um veiculo. Os sons
emitem sinais: baixas freqüências expressam potência e serenidade; médias
demonstram esportividade e agilidade.
Os modelos elétricos da Audi emitem assinaturas sonoras que,
alem de harmoniosas, proporcionam também uma sensação de performance, qualidade
e solidez. "Criar um bom design de som é uma tarefa complexa",
explica o Ralf Kunkel, diretor de acústica da Audi. "Reunimos experiência
com o passar dos anos e, com isso, aprendemos a amplificar as frequências
agradáveis e eliminar os ruídos indesejáveis".
Sistema indica situações de condução
Um carro movido por um motor elétrico produz um ruído
muito baixo e de altas frequências, que são menos agradáveis. Por isso, os
modelos e-tron da marca receberão um som sintético.
Motor silencioso obriga a adoção de ruído artificial
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O e-Sound da Audi é regenerado a cada milésimo de segundo,
pelo próprio carro. "Nossa unidade de controle recebe constantemente
informações do veiculo sobre a rotação do motor elétrico, a carga, a velocidade
e outros parâmetros. A partir desses dados geramos o som", diz o
engenheiro Rudolf Halbmeier.
A maior parte do projeto foi desenvolvida no computador.
Usando um software especial, Halbmeir e sua equipe compõem, ouvem, alteram e
aperfeiçoam os sons.
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