V8 AMG – Tecnologia de turbos incorporados à configuração em V do propulsor: interior aquecido |
Helder Lima
A Mercedes-AMG apresentou mais uma obra-prima tecnológica: o motor AMG V8 4,0 litros biturbo é um novo desenvolvimento do coração esportivo do novo Mercedes-AMG GT.
A unidade de oito cilindros se destaca por sua potência e o projeto voltado ao baixo peso, assim como pela alta eficiência e compatibilidade ambiental.
Com potência máxima de 510 cv e torque máximo de 65 quilos, o novo AMG V8 proporciona desempenho com inspiração nitidamente esportiva. O novo motor para esportivos dá continuidade a uma consagrada tradição em V8 iniciada em 1967 com o M100, no legendário automóvel de corrida 300 SEL 6.8 AMG.
Poderosos motores V8 sempre foram uma das áreas centrais de competência da AMG, a marca de performance da Mercedes-Benz. Os motores inovadores e altamente potentes saem da fábrica localizada em Affalterbach, na Alemanha. A Mercedes-AMG GmbH é responsável tanto pelo desenvolvimento como pela produção do novo motor.
Os dois turbocompressores do novo motor AMG V8 não são montados do lado externo das bancadas de cilindros, mas dentro do V que configura o motor. Os especialistas o classificam como ‘hot inside V’, ou motor com interior do V aquecido.
AMG desenvolve motores desde fundação em 1967
Poderosos motores de oito cilindros são parte inseparável da história da Mercedes-AMG. Fundada em 1967, a empresa causou impacto com o 300 SEL 6.8 AMG, que conseguiu um segundo lugar nas 24 horas de Spa-Francorchamps em 1971 e a vitória na categoria.O sedã de corrida da AMG era baseado tecnicamente no Mercedes-Benz SEL 6.3, com o motor M100 V8. Com potência de 250 cv a 4.000 rpm e velocidade máxima de 220 km/h, este luxuoso sedã era o automóvel mais veloz produzido em série na Alemanha naquela época. A preparação clássica, com o aumento da cilindrada de 6.330 para 6.835 cm³, permitiu o aumento da potência para 428 cv a 5.500 rpm e do torque, de 50 para 60 quilos.
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