Motor 2.0 – Redução de 17% nos níveis de atrito proporciona melhor aproveitamento de energia |
Helder Lima
A Jaguar Land Rover anunciou na
Inglaterra a nova família de motores mais eficientes da marca, que começou a
ser produzida na nova unidade industrial da empresa.
Os motores
terão versões a diesel e gasolina e oferecerão índices de torque e potência entre
os melhores em seus segmentos. Eles são focados também na redução dos índices
de emissões e na otimização do consumo de combustível.
Todas as
versões são equipadas com tecnologia turbo de última geração, que
melhora o desempenho, especialmente em velocidades mais baixas, ao mesmo tempo
em que reduz as emissões de CO2.
A nova
geração de propulsores foi batizada de “Ingenium”. Ela tem como características
também o baixo atrito.
O primeiro
motor a sair das linhas de montagem, um 2.0 litros conhecido como AJ200D,
tem 17% menos atrito interno em relação aos motores utilizados atualmente.
Isso o fará um dos mais eficientes e ágeis motores 2.0 turbo a diesel
existentes no mercado europeu.
A nova
família de motores é dotada de tecnologias fundamentais para a redução dos
níveis de fricção, que incluem rolamentos de balanceador de
eixos, no lugar de superfícies usinadas em rolamento.
As bombas de
óleo trazem comando controlado por computador, capaz de economizar energia e
fornecer a quantidade ideal de óleo para todas as
velocidades, cargas de motor e temperaturas.
Também as bombas
de água computadorizadas variáveis ajustam a quantidade de forma a refrigerar o
motor somente com o necessário. O controle da água
que flui pelo motor é feito com base na temperatura, velocidade
e características de condução.
Versões adotam blocos de alumínio
Projetado
nos centros de pesquisa e desenvolvimento da Jaguar Land
Rover em Whitley e Gaydon, no Reino Unido,a nova família de
motores Ingenium é apresentada como forte e compacta.
Seu peso
reduzido é auxiliado pela utilização de blocos em alumínio tanto na versão
diesel quanto na versão gasolina.
A construção
dos motores também utilizará componentes comuns em todas as suas versões. Isso
os torna menos complexos, mais fáceis de serem produzidos e com
melhor qualidade. Tal fato também permitirá à Jaguar Land Rover uma
maior agilidade em oferecer propulsores atualizados.
Todos os
motores da família são equipados com turbocompressores, com injeção direta de
combustível em alta pressão, comando de válvulas variável e sistema stop-start.
A nova fábrica de motores da Jaguar Land Rover está
consumindo um investimento de 500
milhões de libras esterlinas e irá criar mais de 1,4 mil novos empregos diretos
quando estiver operando em sua capacidade total.
Nenhum comentário:
Postar um comentário