sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Novo Ka terá dispositivo de conexão com Samu

Novo Ka – Compacto será um hatch de quatro portas para oferecer mais versatilidade ao consumidor
Helder Lima

A nova geração do compacto Ka, que a Ford lança no mercado brasileiro neste início de agosto, terá um dispositivo de segurança como parte do sistema de conectividade da marca, chamado de Sync, que vai fazer uma ligação automática para o serviço de atendimento 192 do Samu se o carro sofrer um acidente com acionamento do airbag ou do sistema de corte de combustível.

Esse é um novo recurso do sistema de conectividade, que também permite ao motorista fazer e atender chamadas no celular por comandos de voz, via Bluetooth, sem tirar as mãos do volante.

Chamado de Assistência de Emergência, o recurso usa um celular conectado via Bluetooth para fazer a ligação de emergência. Ele transmite uma mensagem introdutória, comunicando que houve um acidente e dá as coordenadas de localização pela antena GPS do veículo. Em seguida, o atendente pode falar com os passageiros pelo sistema de som.

Conectividade – Visor no centro do painel do veículo
indica os serviços do sistema Sync que estão ativos
Além de fazer a comunicação do acidente mesmo que os ocupantes do carro estejam inconscientes ou impossibilitados de responder, outra vantagem do sistema é a sua disponibilidade durante toda a vida útil do veículo sem nenhuma cobrança de taxa. Essa tecnologia já é oferecida pela marca nos mercados dos Estados Unidos e Europa.

“A Assistência de Emergência faz parte da filosofia da Ford de inovação e democratização da tecnologia a serviço das pessoas”, afirmou Rogelio Golfarb, vice-presidente de Assuntos Corporativos da Ford América do Sul.

Segundo ele, o fato de o modelo de entrada da marca ter sido escolhido para introdução dessa novidade mostra o compromisso de torná-la acessível para os consumidores.

Serviços de conectividade são tendência mundial

Hoje, há perto de 1 bilhão de smartphones e o mesmo número de carros rodando no mundo, dos quais 40 milhões no Brasil. Essa base tecnológica permite que os serviços de conectividade cresçam cada vez mais para promover a segurança e ajudar a fazer a gestão do trânsito.

No caso da Ford, o sistema Sync foi desenvolvido em parceria com a Microsoft. Ele permite acesso aos contatos da agenda do celular, fazer e receber chamadas, leitura automática de mensagens SMS e o controle do rádio e MP3-player por comandos de voz, sem a necessidade de tirar as mãos do volante.

Propulsor – Com três cilindros e sistema de válvulas
variáveis, engenharia do novo carro será mais eficiente
Além de Bluetooth, conta com conexão para iPod, USB, entrada auxiliar e permite o pareamento de até 12 telefones. Existem hoje no mundo mais de 14 milhões de veículos equipados com o Sync. Desses, mais de 9 milhões contam com a assistência de emergência.

A conectividade já faz parte dos hábitos do brasileiro, que passa mais tempo na web todos os dias do que em qualquer outro meio de comunicação. Em média, são 3h39 diárias, comparadas com 3h29 na TV. O Brasil já tem mais de 100 milhões de usuários de internet, dos quais 84,6 milhões com acesso em casa.

Testes

Para lançar a Assistência de Emergência Sync no Brasil, a Ford buscou parceria do Ministério da Saúde e realizou um trabalho de validação e testes junto com algumas unidades pré-selecionadas do Samu, incluindo simulações de chamadas. A Ford criou também um treinamento on-line, disponível no site www.emergencyassistance.ford.com para todos que quiserem conhecer melhor o serviço.

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