Helder Lima
A Honda anunciou na segunda-feira, 4, a primeira motocicleta de baixa cilindrada no mundo equipada com sistema de freio CBS (Combined Braking System), tecnologia que também é conhecida como ABS.
Trata-se da CG 150 Titan CBS 2015, que terá a tecnologia disponível nas versões ESD e EX. O lançamento faz parte de uma política global da marca em desenvolver projetos com foco na segurança do usuário.
A aplicação da tecnologia nesse modelo possibilitará ao condutor reduzir em até 20% a distância de frenagem em relação ao modelo sem o equipamento. Também permitirá uma condição equilibrada na operação dos freios, ao minimizar erros frequentes cometidos por motociclistas.
O sistema CBS da CG 150 Titan diferencia-se do aplicado nas scooters da marca por dispor de sistema de frenagem que combina o funcionamento hidráulico e mecânico.
Ao acionar o pedal de freio traseiro, o sistema de freio dianteiro é acionado automaticamente, por meio de um cilindro mestre, distribuindo hidraulicamente a força por todo o conjunto.
Como resultado, a proporção de frenagem passa a ser de 66% para a roda traseira e 34% para a dianteira. Com isso, reduz-se o espaço necessário para a frenagem.
A CG 150 Titan CBS estará à disposição na rede de concessionárias a partir deste mês, nas cores preta (ESD), vermelha com a tampa lateral branca (ESD e EX) e tricolor (EX). Os preços públicos sugeridos são R$ 7.680 para a versão ESD e R$ 8.180 para a EX.
Tecnologia CBS foi criada em 1976
Os primeiros testes da Honda com os freios CBS em motocicletas, em 1976, utilizaram as pistas de competição como laboratório, com a novidade tecnológica agregada a um modelo RCB1000, que participava da modalidade Endurance.O objetivo, na época, visava apenas reduzir a fadiga do piloto em provas de longa duração.
Em 1982, o sistema foi instalado pela primeira vez na Touring Gold Wing GL 1200. Após 11 anos, passou a equipar a linha mais esportiva, com a CBR 1000F.
Atualmente representa uma tecnologia aplicada a modelos como as scooters Lead e PCX, verdadeiros sucessos de vendas no Brasil e principais mercados do Exterior.
Propulsor trabalha com dois combustíveis
A CG 150 Titan é equipada com motor OHC (Over Head Camshaft), monocilíndrico, de quatro tempos, com 149,2 cm³, arrefecido a ar, com comando de válvula no cabeçote e balancins roletados.Primeiro modelo bicombustível (flex) do mercado brasileiro, a CG 150 Titan, quando abastecida com gasolina, gera potência máxima de 14,2 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 1,32 kgfm a 6.500 rpm. Com etanol, a potência máxima passa a ser de 14,3 cv a 8.500 rpm, e torque máximo de 1,45 kgfm a 6.500 rpm.
O modelo possui módulo de injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), transmissão de cinco velocidades e embreagem multidisco em banho de óleo.
A suspensão dianteira tem garfo telescópico com 135 mm de curso. Na traseira, conta com conjunto de amortecedores e mola com 106 mm.
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