Novo Mustang – Potência e tecnologia para proporcionar desempenho com alto nível de eficiência na queima de combustível |
Helder Lima
A nova geração do Mustang será vendida nos Estados Unidos e na Europa a
partir do ano que vem. Nesses mercados, o carro esportivo terá duas opções de
motores.
O modelo com motor V8 de 5,0 litros vai gerar 441 cavalos de potência e
55,3 kgfm de torque; a versão equipada com o EcoBoost 2.3 terá 314 cavalos e
44,24 kgfm de torque.
O novo Mustang terá também suspensão dianteira e traseira independentes
e uma carroceria avançada com estrutura de baixo peso e aplicação extensiva de
aços de alta resistência e alumínio para aprimorar a dinâmica.
"O Mustang tem tudo a ver com desempenho e os kits de performance
dão aos nossos clientes o que eles querem, diretamente da fábrica", diz
Dave Pericak, engenheiro-chefe do Mustang.
O novo motor EcoBoost de 2,3 litros foi projetado especificamente para o
Mustang, para oferecer desempenho com economia de combustível. "Esse motor
entrega a força que os fãs do Mustang esperam em todas as faixas de
velocidade", explica Scott Makowski, gerente de engenharia do motor.
"Ele tem uma curva de torque ampla e plana, com grande dirigibilidade sob
quaisquer condições."
O novo membro da família global de motores EcoBoost da Ford traz o
estado da arte da tecnologia, incluindo injeção direta de combustível, duplo
comando de válvulas variável independente e turbocompressor.
Ele tem um bloco compacto que gera cerca de 137 cv e mais de 19,22 kgfm
de torque por litro, garantindo ao mesmo tempo grande durabilidade. Para
suportar as tensões adicionais, ele conta com virabrequim de aço forjado,
pistões resfriados com jatos de óleo, rolamentos e assentos de válvulas em
materiais especiais, bielas de aço forjado e bloco de alumínio fundido a alta
pressão.
Propulsor V8 tem engenharia refinada
O motor V8 de 5,0 litros traz uma série de características que o ajudam
a "respirar", principalmente em velocidades altas. Levar o ar para dentro
dos cilindros e jogar fora os gases de escape é fundamental para gerar mais
potência e torque em qualquer motor e foi um dos focos no desenvolvimento desse
V8.
O propulsor vem com válvulas de admissão e escape maiores, comando de
válvulas revisado e molas de válvulas mais duras para garantir o fechamento
completo em altas rotações.
Exibe também um novo design no cabeçote, com aberturas revisadas para
oferecer uma passagem mais livre para o fluxo do ar e dos gases, e câmara de
combustão redesenhada para acomodar as válvulas maiores.
A cabeça dos pistões foi redesenhada, com recortes profundos para
limpeza das válvulas, e o virabrequim foi rebalanceado para suportar a operação
em rotações maiores.
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