O novo Volvo XC90 – que será lançado dentro de duas semanas em Estocolmo – será o primeiro automóvel da sua gama a ser construído com base na tecnologia de chassis modular SPA (Scalable Product Architecture) desenvolvida pela Volvo.
O conceito SPA tem sido alvo de desenvolvimento interno nos últimos quatro anos e constitui a pedra basilar no plano de restruturação da empresa. Será introduzido no novo XC90 e posteriormente implementado na restante gama de produtos.
A tecnologia SPA tem um duplo benefício.
Em primeiro lugar, a flexibilidade da SPA proporciona mais liberdade aos engenheiros e designers da Volvo, permitindo-lhes idealizar e implementar uma vasta gama de pormenores de design novos e atraentes, ao mesmo tempo que melhoram as características de condução mediante a introdução de inovações de segurança à escala mundial, oferecendo as mais recentes tecnologias automóveis de informação e criando um maior espaço interior.
“A SPA e o XC90 são prova inequívoca da nossa estratégia Volvo by Volvo. A notável combinação de luxo, espaço, versatilidade, eficiência e segurança patente na XC90 elevará o segmento SUV a um novo patamar, do mesmo modo que o fez a sua primeira versão lançada em 2002”, afirma Peter Mertens, Vice-presidente Sénior de Investigação e Desenvolvimento no Grupo Volvo Car.
Em segundo lugar, a SPA irá mudar a forma como a Volvo criará automóveis no futuro ao permitir que uma vasta gama de veículos, conjuntos propulsores, sistemas elétricos e tecnologias - cada qual com complexidade distinta - seja assente na mesma arquitetura, gerando economias de escala consideráveis.
A nova tecnologia de chassis SPA reduz o peso e melhora a sua distribuição, promovendo o prazer de condução sem comprometer o conforto de marcha.
“A SPA proporciona-nos um novo começo tecnológico. Cerca de 90 por cento dos componentes no novo XC90 e modelos seguintes são novos e exclusivos. Levantamos a fasquia ao mais alto nível do segmento de prestígio no que toca à qualidade e tecnologia em cada área vital”, refere Peter Mertens.
Graças à SPA, são removidas anteriores limitações de design em áreas como a distância entre eixos, projeção, altura do veículo e da frente.
“Isto proporcionou-nos uma maior liberdade para conceber veículos com uma postura assertiva, proporções dinâmicas e uma série de elementos de design distintivos. Os nossos três últimos “concept cars” demonstraram esta capacidade. Apesar de o novo XC90 ser um tipo de veículo totalmente diferente, irá reconhecer instantaneamente a ligação quando este for revelado daqui a duas semanas”, refere Thomas Ingenlath, Vice-presidente Sénior do Grupo Volvo Car.
A nova face da Volvo: Luzes diurnas “Martelo de Thor”
Pela primeira vez, a Volvo está hoje a revelar imagens do extremo dianteiro, ou seja, do “rosto” do novo SUV XC90, que se diferencia pelas suas luzes diurnas em forma de T, apelidadas de “Martelo de Thor” pela equipa de design, inspirada no formato do martelo usado por Thor, o famoso deus nórdico do travão.
“Qualquer pessoa que olhe pelo espelho retrovisor saberá de imediato que se encontra ali o novo XC90”, explica o Sr. Ingenlath. “O XC90 é um automóvel que se caracteriza por uma grande presença em estrada.”
Fonte: Volvo Car Corporation / PRNewswire
Nenhum comentário:
Postar um comentário