terça-feira, 28 de outubro de 2014

Honda traz Civic cupê de 206 cv do Canadá

Cupê – Modelo de duas portas é ideal para quem gosta de esportividade: desempenho e estilo

Helder Lima

A Honda resgata sua tradição esportiva e amplia a linha do Civic, trazendo ao Brasil a versão Si Cupê, que terá preço de R$ 119,9 mil.

Na nova geração do modelo de duas portas, o motor está mais potente e a suspensão foi reformulada. O veículo chega no fim deste mês às concessionárias.

Como todo esportivo, o novo carro é atraente para quem gosta de detalhes de acabamento. A grade frontal traz o logotipo “Si” e faróis, para-choque e para-lamas integrados.

Traseira – Design é marcado por aerofólio, ponteira cromada e
para-choque com difusor; lanternas são em Led
As rodas de 18 polegadas em liga leve são diamantadas. As linhas fluidas e aerodinâmicas marcam a lateral do carro. O conjunto óptico possui lentes de policarbonato e faróis auxiliares posicionados nas entradas de ar laterais do para-choque.

Na traseira, o visual marcante é representado por lanternas com novo design, amplo aerofólio, ponteira de escapamento cromada, difusor de ar no para-choque e o emblema “Si” na tampa do porta-malas.
Produzido em Alliston, no Canadá, o Civic Si Cupê utiliza a mesma plataforma do Civic sedã, porém, com personalidade própria.

A tecnologia empregada no motor 2.4 i-VTEC 16 válvulas DOHC a gasolina, incluindo o alumínio no bloco, cabeçote e cárter, e o comando de válvulas variável permitiram atingir a potência de 206 cv a 7.000 rpm e torque de 23,9 kgfm a 4.400 rpm.

Em relação à versão anterior (2.0 i-VTEC), a potência teve um aumento de 14 cv e o torque de 5 kgfm.
A rotação pode chegar a 7.100 rpm, característica de um motor elástico, capaz de proporcionar uma condução esportiva, oferecendo agilidade e força em qualquer condição, sem o auxílio de compressores ou turbinas.

Interior – Bancos de couro em vermelho
e preto reforçam o design de esportividade

TECNOLOGIA i-VTEC

O motor foi projetado para oferecer uma aceleração forte e linear com baixo consumo e, consequentemente, baixas emissões de poluentes. Esta versão i-VTEC possui variação de abertura de válvulas tanto na admissão como na exaustão, permitindo bom torque em baixas rotações e potência em altos giros. No painel, um LED laranja acende ao lado do nome i-VTEC no momento em que o sistema privilegia a potência em alto giro, aumentando a abertura de uma válvula de admissão e uma de exaustão, por cilindro. Além de um comportamento esportivo, o som do escapamento também chama a atenção dos apaixonados por esse tipo de veículo.

Câmbio é manual de seis marchas

Mantendo a tradição da marca, que leva para os carros de rua seu DNA dos bólidos de pista, o câmbio do Civic Si Cupê é manual de seis velocidades dotado de diferencial com deslizamento limitado LSD (Limited Slip Differential), que distribui melhor o torque em curvas e arrancadas.

Motor – Tecnologia de variação de válvulas
e capacidade para subir a rotação a até 7.100 rpm
O modelo também conta com o sistema VSA (Vehicle Stability Assist) para auxiliar no controle da estabilidade, quando é preciso retomar o domínio do veículo em situações de saída de traseira ou de frente.
Sua central eletrônica detecta falhas de aderência e possível perda de trajetória, freando e liberando na intensidade exata a roda afetada para que o carro retorne à direção correta, além de atuar sobre o sistema de injeção e ignição eletrônica.

Inspirado em carros de competição, o interior do Civic Si Cupê ressalta sua esportividade com o revestimento dos bancos nas cores preta e vermelha, além do painel, que traz componentes com aspecto de fibra de carbono e instrumentos com iluminação vermelha, criando uma diferenciação clara em relação ao restante da linha.



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