Após assumir a liderança da European Le Mans Series durante o verão europeu a equipe Signatech-Alpine voltou às pistas, desta vez no Circuito Paul Ricard e com o objetivo de manter essa posição a caminho do final da temporada.
Desde os treinos livres o Alpine A450b mostrou um desempenho destacado no circuito situado no sul da França, local da conquista do primeiro título internacional da Alpine em 2013, e 35 após a vitória nas 24 Horas de Le Mans de 1978.
Ao optar por uma estratégia diferente da adotada por seus rivais a equipe não focou em obter a pole position durante a prova de classificação. Nelson Panciatici garantiu o quinto lugar no grid dentro de um plano de trabalho que renderia frutos durante as quatro horas da competição.
Oliver Webb foi escalado para largar. Com uma pilotagem perfeita durante seu turno ao volante do Alpine A450b ele entregou o carro a Paul-Loup Chatin na quarta posição.
Uma vez na pista, o integrante mais jovem da equipe se viu no meio de um pelotão compacto e não decepcionou: com uma atuação marcante ele completou seu turno de pilotagem e passou o comando do carro a Nelson Panciatici a menos de cinco segundos do líder da prova.
Com quatro pneus novos e de composto médio, Panciatici conquistou rapidamente a segunda posição antes de uma última parada, o que permitiu a Paul-Loup Chantin completar a prova ao cumprir seu segundo turno de pilotagem.
Chatin se defende com perfeição aos ataques do protótipo Murphy e garantiu um segundo lugar fundamental para a conquista do bicampeonato na Série Le Mans Europa e o quarto pódio consecutivo da equipe Signatech-Alpine nesta temporada.
Philippe Sinault (Team Principal Signatech-Alpine): "Nós adotamos uma estratégia agressiva e não podíamos assumir a condição de espectadores enquanto nossos concorrentes pontuavam na prova. Assim, optamos por trocar pneus em praticamente todos os nossos pit-stops. Essa tática exigiu pilotos de alta performance e uma equipe técnica impecável e tivemos tudo isso: todos trabalharam sem falhas e tem sua parte neste sucesso. Queríamos tirar pontos dos principais rivais e conseguimos esse objetivo; agora só nos resta consolidar o a conquista do título na etapa final, no Estoril."
Oliver Webb: "Foi a primeira vez que eu larguei em uma corrida da European Le Mans Series e consegui manter um bom ritmo usando pneus de composto duro. Meus companheiros de equipe mostraram novamente um desempenho excelente em busca do segundo lugar na corrida. No Estoril vamos prosseguir com essa luta em busca da vitória e da conquista do título."
Paul-Loup Chatin: "Conseguimos um bom resultado nesta etapa francesa, quando apostamos em uma estratégia agressiva na gestão do desgaste dos pneus. Toda equipe fez um trabalho fantástico; agora vamos nos concentrar na prova final da temporada, no Estoril."
Nelson Panciatici: "Usei pneus médios no meu turno de pilotagem, o que me permitiu fazer cinco ou seis voltas em ritmo forte para ganhar posições. No final ficou um pouco complicado pois tive que administrar o desgaste dos pneus. O Oliver e o Paul-Loup pilotaram muito bem em busca do nosso lugar no pódio. Temos um boa chance de conquistar o campeonato."
Apenas quatro equipes tem possibilidades matemáticas de lutar pelo título europeu após a etapa de Paul Ricard sendo que a Signatech-Alpine chegará ao Autódromo do Estoril com dez pontos de vantagem sobre seu principal adversário. Desta forma, um novo segundo lugar na etapa portuguesa será suficiente para conservar a supremacia na European Le Mans Series.
Classificação das 4 Horas de Paul Ricard
Newblood by Morand Racing 43 (Hirsch – Klien – Ragues): 125 voltas
Signatech-Alpine 36 (Chatin – Panciatici – Webb): a 5’’518
Murphy Prototypes 48 (Berthon – Derani – Gonzalez): a 18’’856
Jota Sport 38 (Albuquerque – Dolan – Tincknell): a 1’20’’558
Greaves Motorsport 28 (Bacheta – Schulzhitskiy): a 1’57’’916
Sébastien Loeb Racing 24 (Capillaire – Pic – Roda): a 2 voltas
Race Performance 34 (Frey – Mailleux): a 3 voltas
Classificação da European Le Mans Series após 4 etapas
Signatech-Alpine: 36, 68 pontos
Jota Sport: 38, 58 pontos
Newblood by Morand Racing: 43, 50 pontos
Race Performance: 34, 45 pontos
Thiriet By TDS Racing: 46, 35 pontos
Nenhum comentário:
Postar um comentário