A Volkswagen irá expor no Salão de São Paulo, que ocorre entre 30 de outubro e 9 de novembro, uma versão do Fusca projetada com o dinamismo como foco central: o novo GSR. O exclusivo e potente modelo, com 211 cv (155 kW), foi apresentado mundialmente em fevereiro de 2013, no Salão de Chicago (Estados Unidos).
GSR - uma sigla marcante com um antecessor lendário: o “Yellow/Black Racer”, baseado no Beetle 1303 S. Assim como o Fusca GSR, apenas 3.500 exemplares do modelo anterior foram produzidos.
Há cerca de 40 anos, a série mais esportiva do Fusca em todos os tempos fez sua estreia. Sua carroceria amarela e preta o tornou imediatamente reconhecível. Agora, a Volkswagen está escrevendo mais um capítulo na história desse carro icônico, com o novo Fusca GSR. Como seu antecessor, a atual versão também está sendo lançada com uma pintura em duas cores.
Para criar o visual do Fusca GSR a Volkswagen reinterpretou em todos os sentidos o conceito do GSR da década de 1970 para os tempos modernos. Como no GSR do passado, a carroceria da nova versão é amarela (as letras G e S vêm do alemão “Gelb”, amarelo, e “Schwarz”, preto). O capô e a tampa do porta-malas do Fusca 1973 eram pintados em preto fosco, assim como os para-choques. Faixas decorativas pretas sob as janelas e faixas laterais preto e amarelas sobre as soleiras complementavam o visual.
Agora, o amarelo e o preto fazem uma ligação entre o antigo e o novo: o capô e a tampa do porta-malas do novo Fusca GSR são novamente pretos, mas no novo modelo o teto e a carenagem dos espelhos externos têm a mesma cor. Faixas em preto e amarelo, com o logotipo “GSR” sobre as soleiras laterais, criam uma silhueta única. Para-choques amarelos com o novo design R-Line e um defletor de ar traseiro, nas mesmas cores, completam o visual do GSR. Diferentemente do antigo Fusca, o Fusca GSR também pode ser encomendado, alternativamente, na combinação Cinza Platinum e Preto.
Volante esportivo forrado de couro traz, além do logotipo R-Line e o logotipo especial da edição limitada, a numeração de 0000 a 3500 correspondente a unidade adquirida |
O interior preto/amarelo do GSR do passado exibia um volante esportivo de couro e bancos esportivos adequados à performance dinâmica do carro. Quatro décadas depois, o caráter especial do GSR é marcado pelos bancos esportivos R-Line para competição (com forração de tecido e costuras amarelas contrastantes), o volante esportivo forrado de couro (também com costuras amarelas) com o logotipo R-Line e o logotipo especial da edição limitada (numerado de 1 a 3.500). O carro também ostenta um painel especial R-Line, alavanca de câmbio GSR, alavanca do freio de mão de couro e tapetes pretos, com bordados em amarelo.
Há cerca de 40 anos, o Fusca amarelo e preto precisou de apenas 50 cv para virar o mundo dos carros compactos de ponta-cabeça. Desde então, porém, o mundo ficou muito mais rápido. O novo Fusca GSR, com seu motor de 211 cv a 5.500 rpm, precisa de apenas 6,9 segundos para acelerar até 100 km/h. Ele chega à velocidade máxima de 224 km/h. As características de torque do Fusca GSR são ainda mais impressionantes que o simples desempenho na estrada. A partir de apenas 2.000 rpm, o motor turbo já alcança seu torque máximo, de 28,6 kgfm (280 Nm) .
A combinação de performance, design, equipamento e o número limitado de carros garantirão que o Fusca GSR se transforme rapidamente em um item de coleção. O mesmo ocorreu com o Beetle 1303 S, que hoje é uma das mais caras e procuradas versões dos anos 1970 do carro que, na época, era o mais bem sucedido no mundo. Será interessante saber o quanto valerá o Fusca GSR no ano 2053. Nós informaremos oportunamente...
Fonte: Imprensa Volkswagen do Brasil
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