segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Conceito da Volks traz motor V2 da Ducati

Design – XL Sport tem alto coeficiente de penetração aerodinâmica graças às linhas fluidas

 Helder Lima

A Volkswagen apresenta o XL Sport no Salão Internacional de Paris, que é realizado até 19 deste mês.

O conceito do carro esportivo altamente eficiente, inspirado no projeto XL1, é movimentado pelo propulsor de dois cilindros mais potente do mundo.

O motor originalmente pertence à moto Ducati 1199 Superleggera, modelo italiano que é referência em esportividade.

Para construir o XL Sport, a Volkswagen adaptou o motor ao conceito do veículo. A potência de 200 cv do propulsor V2 da Ducati leva a máquina de alta tecnologia a uma velocidade máxima de 270 km/h. O motor é localizado na parte traseira.

Juntamente com uma transmissão DSG (com dupla embreagem) de sete marchas, esse motor lança o esportivo de zero a 100 km/h em 5,7 segundos, com rotação de até 11.000 rpm.

Carbono e magnésio são os materiais usados na fabricação do veículo e da moto. Eles permitem que a engenharia possa avançar em conhecimentos para produzir veículos cada vez mais leves e resistentes.
Serão produzidas 250 unidades do XL Sport e o motor também terá uma série limitada a 500 unidades, com excedente para ser aplicado em série de motos.

Uma característica comum tanto do carro esportivo quanto da moto é a boa relação peso-potência, que no XL Sport é de 4,45 kg/cv, já que ele tem peso de apenas 890 kg.

Para a Volkswagen, o lançamento do carro esportivo faz parte da comemoração de 200 milhões de veículos produzidos no mundo, em sua história.

Modelo tem portas tipo asas

A aerodinâmica do carro conceito é especialmente notável. O fato de o XL Sport ser um carro esportivo especial fica claro por itens individuais, como detalhes aerodinâmicos, saídas de ar nos arcos das rodas, parte inferior da carroceria otimizada, um difusor que reduz o levantamento aerodinâmico e saídas do ar aquecido integradas à tampa traseira.

O XL Sport segue o design dinâmico do XL1. O carro conceito é ligeiramente mais longo e largo do que o XL1, com comprimento de 4.291 mm, 1.847 mm de largura e altura de 1.152 milímetros.
Suas proporções modificadas, incluindo a maior distância entre-eixos, os defletores aerodinâmicos mais largos e as rodas maiores dão ao veículo uma aparência imponente na estrada.

As portas tipo asas, as seções dianteira e traseira com a mesma largura e o defletor traseiro proeminente que se abre quase por toda a largura do carro transformam o XL Sport num carro de corridas clássico. O interior também foi altamente influenciado pelo automobilismo esportivo.









Nenhum comentário:

Postar um comentário