quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Fiat destaca Freemont e Panda em Frankfurt

Panda – Solução de veículo compacto com tração 4x4: segmento inexistente ainda no mercado brasileiro


Helder Lima

A Fiat mostra no salão do automóvel de Frankfurt, aberto ao público até domingo, duas novas edições limitadas de veículos que mantém na Europa: Panda 4x4 Antartica e Freemont Black Code. Com uma participação morna na feira, sem um grande lançamento, a montadora apresenta também novidades para a família 500.

Freemont – Utilitário esportivo é o primeiro modelo
que resultou de parceria entre a Fiat e a Chrysler
O Panda é um modelo exclusivo dos europeus, que representa a montadora entre os veículos compactos, como o Uno em terras brasileiras. O Panda é o único veículo 4x4 no segmento de carros urbanos.

500L Treeking – Novo motor estará disponível a partir do fim do ano
A série especial Antartica chegará ao mercado com duas opções de motor: 0.9 litro TwinAir Turbo de 85 cv a gasolina e 1.3 litro MultiJet II de 75 cv a diesel, ambos com sistema start-stop, que desliga o motor automaticamente quando o veículo está parado em congestionamentos. 

Já a versão limitada do utilitário Freemont foi criada para apresentar design externo exclusivo com grade dianteira preta brilhante, rodas de liga leve 19 polegadas, retrovisores espelhados e faróis com moldura preta.

A nova série limitada é equipada com motor diesel 2.0 MultiJet II de 170 cv com transmissão manual ou tração integral AWD e câmbio automático. Já quando equipada com o propulsor a gasolina de 3.6 litros e 280 cv, a Black Code conta com tração integral e transmissão automática. A nova série estará à venda na Europa no início de 2014.

No interior, a Freemont Black Code conta com três zonas de climatização, bancos em couro e com aquecimento, sensor de estacionamento traseiro, conexão Bluetooth, sistema de navegação por satélite com mapas em tela sensível ao toque de 8,4 polegadas, aparelho de DVD com entrada também para cartão SD e um sistema de som com seis alto-falantes, amplificadores de 368 W e subwoofer.

Família do 500 ganha novos motores

A família 500 ganha novidades também no salão de Frankfurt. São novas motorizações para o 500, 500L Treeking e 500L Living. Além disso, pela primeira vez, é apresentado o exclusivo 500 GQ Cabriolet (conversível).

O motor TwinAir de 105 cv, que se distingue por seu reduzido consumo e personalidade marcante, estará disponível até o final do ano na Europa também para toda a gama do Fiat 500. Combinado com a transmissão manual de seis marchas,  o propulsor oferece torque máximo de 14 kgfm a 2.000 rpm, sendo que mais que 80% já estão disponíveis a partir dos 1750 rpm.

Com o novo propulsor, o Fiat 500 atinge 188 km/h de velocidade máxima e faz zero a 100 km/h em apenas dez segundos. O consumo é de 23,8km/l, em média, e as emissões de CO2 são de 99 g/km.

Outro modelos

Também serão mostrados no evento modelos já conhecidos que se destacam no portfólio de produtos da marca, como as versões do Panda Lounge TwinAir de 85 cv e Trekking Natural Power, com o inovador motor de 80 cv TwinAir Turbo bicombustível – eleito Melhor Motor Verde do Ano em 2013. Estarão expostos ainda o Fiat 500e, uma versão elétrica com emissão zero para comercialização exclusiva na Califórnia (EUA), o 500L Pop Star TwinAir de 105 cv vermelho com teto branco, o Fiat 500C GQ TwinAir de 85 cv e o Fiat 500S TwinAir de 105 cv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário