terça-feira, 17 de setembro de 2013

Audi renova conceito de crossover com o Nanuk


Helder Lima

A Audi apresentou no salão de Frankfurt (Alemanha) um projeto conceitual para reforçar sua presença no segmento “crossover”, voltado a veículos que combinam características esportivas e de off-road.

Batizado de “Nanuk”, o protótipo traz tecnologia de tração nas quatro rodas, chamada de “Quattro”, e motor V10 TDI, a diesel, com transmissão automática.


 A montadora desenvolveu o Nanuk em colaboração com os designers da Italdesign Giugiaro.
O motor é instalado longitudinalmente na frente do eixo traseiro. O potente propulsor a diesel de 5.0 litros produz 544 cv de potência e oferece 100 kgfm de torque a partir de apenas 1.500 rpm.

A unidade biturbo é controlada por meio do Sistema Audi Valvelift (AVS). O sistema common rail, de injeção direta do combustível, opera com pressão de 2.500 bar.

A transmissão reforçada de sete velocidades S-tronic, localizada atrás do motor, transfere o torque para um sistema de transmissão especialmente projetado para esse veículo.
 O Audi Nanuk pesa cerca de 1.900 kg e acelera de zero a 100 km/h em 3,8 segundos, com velocidade máxima de 305 km/h.

O gerenciamento térmico inovador, com seus ciclos de refrigeração separados, e a bomba de óleo com regulagem contínua contribuem para a eficiência, com consumo de combustível de 12,8 km/litro em média.

Triângulos duplos guiam as rodas de 22 polegadas, calçadas com pneus 235/50, na dianteira, e 295/45 na traseira. Os discos de freio de cerâmica, reforçados com fibra de carbono, podem resistir a altas temperaturas e são extremamente resistentes à abrasividade nas diferentes situações de frenagem.

Suspensão tem amortecedores com controle eletrônico

O Nanuk conta com suspensão a ar adaptativa, com amortecedores controlados eletronicamente. O motorista pode ajustar manualmente a distância do solo do carro-conceito em três etapas: normal, 30 milímetros mais baixa ou 40 milímetros mais elevada.

O sistema também controla o nível da carroceria baseado na velocidade de condução e nos dados da rota fornecidos pelo sistema de navegação. Na estrada, por exemplo, a carroceria continua rebaixada, mesmo quando o veículo está se movendo lentamente. Ela é elevada automaticamente quando entra em uma estrada de cascalho.

Outro destaque é a direção integral, que combina a direção dinâmica no eixo dianteiro e, entre outras funções, pode intervir nas curvas rápidas para maior estabilidade.


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