segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Holandeses inventam caixa de marchas sem rodas dentadas


Quatro holandeses inventaram, desenvolveram e patentearam uma caixa de marchas sem nenhuma roda dentada. Comparado com as transmissões tradicionais, seu revolucionário Controlled Rotation System - CRS (Sistema de Rotação Controlada) possui um projeto simples, não requer manutenção nem lubrificantes e poupa combustível porque não existe fricção entre rodas dentadas. Portanto é uma tecnologia sustentável.

Os inventores da região de Eindhoven esperam que a nova transmissão mude a indústria automotiva em escala mundial. O sistema não possui rodas dentadas, mas utiliza dois discos que são impulsionados por uma forte correia. Com a ajuda de uma bomba de óleo hidráulico com operação digital e das chamadas unidades deslizantes, o diâmetro dos discos pode ser aumentado e diminuído, causando aceleração e desaceleração e, desta forma, proporcionando uma marcha diferente.

A nova transmissão pode ser aplicada em carros, mas também em moinhos de vento, navios, motocicletas e todos os tipos de máquinas. "Esta inovação se encaixa perfeitamente em uma economia verde. É mais fácil, mais compacta e mais barata de ser montada do que as transmissões tradicionais. Ela poupa energia, oferece mais possibilidades de marchas e pode ser usada em todos os tipos de aplicações. A técnica é completamente diferente quando comparada com a caixa de marchas comum que data do século XIX. Por isso ela pode ser chamada de revolucionária", disseram os projetistas. Eles declararam que seu sistema não pode ser comparado com os sistemas TCV (transmissão continuamente variável) existentes. Para desenvolver ainda mais suas ideias e técnicas eles fundaram a Parts Services Holland Ltd.

O sistema foi originalmente desenvolvido para bicicletas. Os quatro tiveram a ideia quando viram como o ciclistaAndy Schleck perdeu a corrente de sua bicicleta durante o momento crucial do Tour de France quando estava trocando de marchas. "Então pensamos: devíamos acabar com as rodas dentadas". Para bicicletas o sistema é chamado de Dual Slide Gear (Marcha de Deslizamento Duplo). Os dois discos substituem todas as rodas dentadas normalmente usadas para as marchas.

Depois de desenvolverem um protótipo para bicicletas, eles modificaram o sistema para carros. O primeiro protótipo para a indústria automotiva mede 30 x 22 x 18 centímetros. O sistema é mais efetivo quando usado em carros elétricos porque o motor elétrico pode funcionar com rpm constante. Através da ligação de cada roda a uma transmissão separada, muita energia pode ser poupada.


Fonte: Parts Services Holland Ltd / PRNewswire

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