quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Alfa Romeo retoma nicho de cupês compactos

Modelo 4C – Cupê esportivo compacto tem relação peso-potência de 4 kg/cv: emoção ao dirigir

Helder Lima

A lendária montadora italiana Alfa Romeo começa a vender em outubro seu novo esporte cupê de dois lugares, o modelo “4C”, que marca o retorno da marca ao tradicional segmento de veículos esportivos compactos no mercado europeu.

A montadora vai fabricar 3,5 mil unidades do modelo por ano na planta industrial da Maserati em Modena, das quais mil unidades serão destinadas ao consumidor da Europa.

Com dois lugares, o Alfa Romeo 4C nasceu de um projeto destinado a adotar tecnologias de materiais leves e resistentes, como o alumínio e a fibra de carbono, para obter uma relação peso-potência de apenas 4 kg/cv, característica que oferece máximo prazer ao dirigir.
Interior – Materiais de acabamento e instrumentos
em sintonia com o design exterior
  
O cupê tem comprimento de 4 metros e distância entre-eixos de 2,4 metros com maior balanço da carroceria na frente. O peso fica distribuído em 40% no eixo dianteiro e 60% no traseiro. 

Como indica o nome, o Alfa Romeo 4C é equipado com propulsor traseiro de quatro cilindros em linha, de 1,75 litro e bloco de alumínio, com turbo e injeção direta de 200 bar (203,94 kgf/cm2) de pressão. 

A potência máxima é de 240 cv a 6 mil rpm, e o torque máximo é de 35 kgfm na faixa de rotação entre 2.100 e 4.000 rpm, sendo que 80% do torque está disponível a 1.800 rpm.

Por conta de todas essas características, o 4C tem um propulsor com elasticidade e desempenho para acelerar de zero a 100 km/h em 4,5 segundos e com velocidade máxima de 258 km/h. As rodas são de 17 polegadas na frente e 18 atrás, mas podem ser maiores (18/19) se o comprador quiser o pacote de opcionais.
Motor e tração traseira – Solução de carro esportivo;
câmbio trabalha com dupla embreagem seca
e troca automática ou sequencial

Desenho resgata tradição do 33 Stradale

O design do Alfa Romeo 4C resulta do compromisso dos engenheiros da marca de criar um veículo com linhas de beleza natural e fluida que procuram o balanço entre forma e função. As linhas do novo carro remetem ao histórico 33 Stradale, cupê de competição da marca fabricado nos anos 1960.

Para desenhar o interior do veículo, foi feito um estudo com parâmetros antropométricos e ergonômicos que buscou os elementos tradicionais dos esportivos, como o volante de base plana, e a continuidade das linhas da carroceria.

O carro é dotado de célula de sobrevivência com estrutura em fibra de carbono, um item de segurança principalmente importante porque o veículo tem motor traseiro. Esse conceito de segurança também delineou o desenvolvimento da instrumentação e do acabamento no interior.

33 Stradale – Lendário cupê fabricado nos
anos 1960 serviu de inspiração ao novo projeto
O câmbio é uma avançada caixa de seis velocidades com dupla embreagem seca, tecnologia que combina controle e máxima potência em mudanças sequenciais, com a conveniência da troca automática se o motorista preferir.

TECNOLOGIA

O peso total do Alfa Romeo 4C é de 895 kg, um nível relativamente baixo diante da tecnologia e desempenho que o carro oferece. Para se ter uma ideia, esse peso é pouco mais que um Celta 1.0, que tem 860 kg. Para conseguir esse resultado, o esportivo italiano traz materiais inovadores, que oferecem resistência e leveza, como fibra de carbono, alumínio e um material compósito chamado SMC, uma fibra de vidro reforçada com poliéster moldada em processo de compressão. Além da alta resistência para aplicação nas peças da carroceria, esse material oferece 20% de redução de peso em relação ao aço tradicional.




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