segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Cruze hatch e sedã com reconhecimento de voz

Cruze sedã – Veículo é equipado com motor Ecotec6, de 1.8 litro, e pode trazer câmbio manual ou automático


Helder Lima

A Chevrolet lançou as versões 2014 do Cruze sedã e hatchback e a principal novidade desses lançamentos é a presença do sistema de conectividade e multimídia MyLink, com reconhecimento de voz para uso do áudio e navegação, nas versões LTZ, as mais sofisticadas da linha.

Hatchback – Esse modelo conta neste ano com 22% das vendas
em seu segmento, totalizando 
cerca de 14 mil unidades
Tanto o sedã como o hatch são equipados com o motor Ecotec6, de 1,8 litro, e duas opções de transmissão: manual e automática, ambas com seis marchas. Na parte de design, as versões 2014 não trazem novidades.

A configuração hatchback possui a versão LT (dois grupos) e a LTZ (um grupo). A versão LTZ do Cruze Sport6, a exemplo do Cruze sedã, também possui agora câmera de ré.

Painel – Tela de interação com o sistema multimídia,
de sete polegadas, apresenta imagem captada pela câmara de ré
A família Ecotec, que equipa o Cruze, reúne o que há de mais sofisticado em termos de engenharia e tecnologia. Seu cabeçote conta com duplo comando de válvulas continuamente variável (Dual CVVT), com variação do tempo de abertura das válvulas de admissão e de escape.
 
Além disso, o Ecotec6 tem coletor de admissão variável, o que torna as respostas do motor mais rápidas. O coletor “curto” é mais utilizado em altas velocidades, quando o carro necessita de potência. Em baixas rotações, o coletor se torna “longo” privilegiando torque e força.

Além disso, o sistema colabora para uma queima de combustível mais eficiente, proporcionando alto desempenho, economia e uma menor emissão de gases poluentes.
 
O Ecotec  também tem bielas forjadas, em vez de fundidas, que garantem mais durabilidade. O cabeçote (feito de alumínio, assim como o cárter) e bloco contam com galerias internas para refrigeração, desenhadas de modo que a temperatura no cabeçote seja menor, permitindo maior avanço de ignição, o que resulta em menor consumo.

DESEMPENHO

Graças às novas tecnologias, o 1.8 Ecotec 6 do Cruze rende 144 cavalos quando abastecido com etanol e 140 cv com gasolina, a 6.300 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 18,9 kgfm e aparece já nas 3.800 rpm. Com gasolina, o torque é de 17,8 kgfm, na mesma rotação. E, além desses números, vale ressaltar que 90% do torque estão disponíveis a partir da faixa de 2.200 rpm.

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