Cruze sedã – Veículo é equipado com motor Ecotec6, de 1.8 litro, e pode trazer câmbio manual ou automático |
Helder Lima
A Chevrolet lançou as versões 2014 do Cruze sedã e hatchback
e a principal novidade desses lançamentos é a presença do sistema de
conectividade e multimídia MyLink, com reconhecimento de voz para uso do áudio
e navegação, nas versões LTZ, as mais sofisticadas da linha.
Hatchback – Esse modelo conta neste ano com 22% das vendas em seu segmento, totalizando cerca de 14 mil unidades |
Tanto o sedã como o hatch são equipados com o motor Ecotec6, de
1,8 litro, e duas opções de transmissão: manual e automática, ambas com seis
marchas. Na parte de design, as versões 2014 não trazem novidades.
A configuração hatchback possui a versão LT (dois grupos) e a
LTZ (um grupo). A versão LTZ do Cruze Sport6, a exemplo do Cruze sedã, também
possui agora câmera de ré.
Painel – Tela de interação com o sistema multimídia, de sete polegadas, apresenta imagem captada pela câmara de ré |
A família Ecotec, que equipa o Cruze, reúne o que há de mais
sofisticado em termos de engenharia e tecnologia. Seu cabeçote conta com duplo
comando de válvulas continuamente variável (Dual CVVT), com variação do tempo
de abertura das válvulas de admissão e de escape.
Além disso, o Ecotec6 tem coletor de admissão variável, o que torna as respostas do motor mais rápidas. O coletor “curto” é mais utilizado em altas velocidades, quando o carro necessita de potência. Em baixas rotações, o coletor se torna “longo” privilegiando torque e força.
Além disso, o Ecotec6 tem coletor de admissão variável, o que torna as respostas do motor mais rápidas. O coletor “curto” é mais utilizado em altas velocidades, quando o carro necessita de potência. Em baixas rotações, o coletor se torna “longo” privilegiando torque e força.
Além disso, o sistema colabora para uma queima de combustível
mais eficiente, proporcionando alto desempenho, economia e uma menor emissão de
gases poluentes.
O Ecotec também tem bielas forjadas, em vez de fundidas, que garantem mais durabilidade. O cabeçote (feito de alumínio, assim como o cárter) e bloco contam com galerias internas para refrigeração, desenhadas de modo que a temperatura no cabeçote seja menor, permitindo maior avanço de ignição, o que resulta em menor consumo.
O Ecotec também tem bielas forjadas, em vez de fundidas, que garantem mais durabilidade. O cabeçote (feito de alumínio, assim como o cárter) e bloco contam com galerias internas para refrigeração, desenhadas de modo que a temperatura no cabeçote seja menor, permitindo maior avanço de ignição, o que resulta em menor consumo.
DESEMPENHO
Graças às novas tecnologias, o 1.8 Ecotec 6 do
Cruze rende 144 cavalos quando abastecido com etanol e 140 cv com gasolina, a
6.300 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 18,9 kgfm e aparece já nas 3.800
rpm. Com gasolina, o torque é de 17,8 kgfm, na mesma rotação. E, além desses números,
vale ressaltar que 90% do torque estão disponíveis a partir da faixa de 2.200 rpm.
Nenhum comentário:
Postar um comentário