segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Volks dobra produção da Kombi Last Edition

Last Edition - Pintura da carroceria com estilo “saia e blusa” faz referência às versões de luxo dos modelos antigos do veículo alemão
Helder Lima

A Volkswagen anunciou na semana passada que vai dobrar a produção, de 600 para 1,2 mil unidades, da série especial da Kombi com carroceria em duas cores, tipo “saia e blusa”. A pintura é azul, com teto, colunas e parachoques brancos.

A série, chamada de “Last Edition”, marca o fim da produção do modelo no País. A legislação exigirá que a partir de janeiro de 2014 todos os veículos tenham freios ABS e airbags e a Kombi não tem estrutura para incorporar esses equipamentos de segurança.

A série especial traz itens diferenciados de acabamento, como as cortinas nas janelas laterais e no vigia traseiro e os vidros verdes, resgatando o design dos velhos tempos da Kombi, nos anos 1960 e 1970, quando o veículo na versão luxo era destinado às famílias grandes. 

O preço da Kombi Last Edition é R$ 85 mil, valor que não assustou os colecionadores e o mercado, que demandaram esse aumento de produção para a montadora. As unidades da série são numeradas e trazem uma placa com essa informação no painel, acima do rádio. As rodas trazem pneus com faixas brancas.

Utilitário foi projetado por engenheiro holandês

A Kombi foi idealizada pelo holandês Ben Pon na década de 1940, que projetou a combinação do confiável conjunto mecânico do Volkswagen Sedã em um veículo de carga leve. O nome Kombi é uma abreviação, adotada no Brasil, para o termo em alemão Kombinationsfahrzeug, que em português significa “veículo combinado” ou “combinação do espaço para carga e passeio”. 

Identificação – Placa no painel acima do rádio
traz o número da unidade da série especial
Com estrutura leve, do tipo monobloco, e carroceria em forma de “caixa”, a Kombi oferecia amplo espaço interno abrigado e capacidade para transportar uma tonelada de carga. Ao mesmo tempo, era um veículo fácil de manobrar. Resistente, econômica e de mecânica simples, foi amplamente aceita no mercado nacional e hoje está na memória de muitas famílias.

Hotsite

A montadora também lançou uma campanha publicitária que homenageia a Kombi. Criada pela AlmapBBDO, ela conta também com um hotsite, no qual usuários e fãs podem contar histórias vividas com o veículo, enviando textos, fotos ou vídeos que, uma vez publicados, farão parte do site www.vw.com.br/kombi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário