terça-feira, 17 de setembro de 2013

DAF Brasil lança o XF 105 para transporte pesado de longa distância


A DAF, uma das marcas líderes no mercado europeu de caminhões e subsidiária da PACCAR Inc., lança no Brasil o XF 105, caminhão desenvolvido para transporte pesado de longa distância, que alia conforto, potência e desempenho. O modelo será produzido na fábrica da companhia, em Ponta Grossa, no Paraná, a partir de outubro, e chega para estabelecer um novo padrão no seu segmento.

O XF 105 será comercializado como cavalo mecânico 6x4 e 6x2, equipado com motor PACCAR MX, de 12,9 l e 410 cv ou 460 cv. O conjunto mecânico agrega alta tecnologia, assegurando potência, com menor consumo de combustível e índice de emissões.

“O XF 105 é um projeto que alia fatores de tecnologia e desempenho, fundamentais para o seu sucesso comercial em diversas regiões do mundo. No Brasil, nossa expectativa não é diferente, já que estamos oferecendo um produto de ponta, totalmente adequado ao sistema rodoviário local. Com essa visão, pretendemos conquistar 10% do mercado de caminhões pesados em cinco anos”, afirma Michael Kuester, diretor Comercial da DAF Brasil.

Segundo o diretor, um dos segmentos de maior interesse da companhia é o de agronegócios. “O XF 105 é extremamente versátil para o transporte de cargas pesadas. Suas diferentes configurações oferecem soluções adequadas ao agronegócio brasileiro, um potencial cliente para a DAF Brasil.”

Trem de força

O motor é um dos grandes diferenciais do XF 105. A alta tecnologia empregada no propulsor de seis cilindros em linha permite potência de 410 cv até 460 cv, e altos torques, que vão de 2.000 Nm a 2.300 Nm, sendo o torque máximo disponível entre 1.050 rpm e 1.510 rpm.

A transmissão do XF 105 é balanceada para otimizar o desempenho em todas as condições de operação, e para garantir o baixo consumo de combustível. É possível optar por câmbio manual de 16 marchas, ou ainda pela transmissão automatizada AS-Tronic da ZF com 12 ou 16 marchas.

Pensando nas diversas aplicações no mercado brasileiro, o XF 105 é oferecido em duas opções de cavalo mecânico, com três eixos, de acionamento simples e duplo. A distância entre-eixos é de 3.200 mm na versão 6x2, e 3.500 mm, na versão 6x4.

Freios a tambor nos eixos frontal e traseiro garantem excelente desempenho do sistema de freios pneumáticos.


Tradição DAF no controle de emissões

A DAF possui vasta experiência no controle de emissões de gases veiculares. A legislação vigente no Brasil, atualmente Proconve 7, equivalente à Euro 5, vigora na Europa desde 2009. No entanto, a companhia já atende à norma desde 2006, graças ao sistema de injeção direta SMART, aliado à tecnologia de Redução Catalítica Seletiva (SCR).


Conforto e sofisticação

A cabine do XF 105 é um dos grandes diferenciais do modelo, com projeto baseado em três pilares: conforto, produtividade e segurança. A companhia estabeleceu novos padrões de design, acabamento e ergonomia, baseados em constantes pesquisas com motoristas, em várias regiões do mundo.

O caminhão vem com duas opções de cabine, Confort e Space, ambas projetadas priorizando o espaço interno. Os materiais escolhidos pela DAF são de qualidade diferenciada, criando um ambiente agradável e sofisticado. Isso se aplica desde o acabamento da porta, até o moderno painel de instrumentos, passando pelas maçanetas, volante e interruptores, posicionados de modo lógico e funcional. A área de dormitório do XF105 é espaçosa e confortável.

O painel de instrumentos também foi desenvolvido considerando a funcionalidade e conforto. O computador de bordo oferece informações sobre o consumo real de combustível no visor integrado ao cluster. Após o desligamento do motor, o motorista pode verificar a média de gasto da viagem, o que o permite avaliar o estilo de condução.

“A DAF enxerga o conforto da cabine como ponto fundamental para a produtividade e segurança. Um ambiente confortável e funcional tem como consequência um motorista mais descansado e atento, principalmente em longos trechos de viagem”, completa Kuester.

Ainda visando a segurança, a DAF foi a primeira empresa a oferecer a Night Lock (trava noturna). Trata-se de uma trava mecânica montada na parede lateral da cabine, com um pino de aço temperado, que corre para dentro do descanso de braço da porta. O dispositivo garante mais segurança quando o motorista estiver dormindo na cabine.

Fonte: BRCOM PUBLIC RELATIONS

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