quarta-feira, 11 de setembro de 2013

i8: o futuro dos carros esportivos da BMW


Finalmente a BMW revelou a versão de produção do seu supercarro híbrido plug-in i8. 

Combinando tecnologia de ponta, com uma corroceria produzida em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP), possui motor elétrico e baderia com design próprio da BMW. A montadora fez de tudo para reduzir o peso do veículo, o i8 pesa apenas 1490 kg.

Acreditando que o i8 é o futuro dos carros esportivos, a BMW cria a versão de produção com design próximo dos protótipos anterioes, mas esta versão que vai para as ruas tem seus atrativos. A dianteira é larga e baixa, a grade em forma de rim da DMW recebeu um design mais alongado. A grade e rodeada pelos faróis com luzes de LED que também tem a forma geral da grade. O capô é baixo com inclinação maior com uma entrada de ar na parte frontal para refrigerar as baterias.

O perfil do teto flui delicadamente do para-brisas até o compartimento do motor. As portas abrem para cima e para fora em forma de borboleta. O carro tem uma linha destada na cor azul que começa por baixo da parte frontal da porta e termina por se tornar numa entrada de ar para o motor central. Além de uma outra entrada que cruza a porta e se prolonga até a traseira.

Os escapamentos estão completamente escondidos, proporcionando à traseira um design mais futurista e minimilista. Os faróis traseiros criam uma linha completa em toda a parte traseira e são contrastados pelo acabamento azul do difusor traseiro.

O i8 utiliza CFRP por todo o carro, tanto o habitáculo quanto as portas, que são sobrepostas em alumínio e o painel de instrumentos e composto de CFRP e magnésio. Seu chassi é feito de alumínio e a separação entre o compartimento de passageiros e o porta-mala é feito em vidro.


O esportivo i8 terá capacidade para quatro passageiros num pequeno espaço com dois assentos na parte traseira que são separados por um túnel onde as baterias são armazenadas.

O sistema híbrido do i8 é composto por um motor turbo de três cilindros 1.5 com 228cv e 320 Nm de binário com uma transmissão automática de seis velocidades. O motor híbrido oferece 129cv e 250Nm através de uma bateria de iões de lítio de 5kWh com refrigeração líquida. No total o i8 tem uma potência combinada de 357cv e 570Nm. O motor elétrico envia a potência para as rodas dianteiras através de uma transmissão de duas velocidades, enquanto que o motor de combustão fornece energia às rodas traseiras. O i8 consegue atingir os 100km/h em 4,4 segundos, consome 2.5l/100km e emite 59g/km de CO2.

O i8 tem uma autonomia elétrica de 35 quilômetros, com uma velocidade máxima de 120 km/h. Sua autonomia híbrida é superior a 500km.

Equipado com sistema de navegação Profissional da BMW, que avisa os condutores onde se localizam as estações de carregamento. O carro tem um painel de instrumentos totalmente digital. Outras características padrão incluem tecnologia de controle de estacionamento à distância, cruise control adaptativo com travamento, sensor de chuva, chamada de emergência inteligente, câmara de visão traseira, câmara dianteira com monitorização de limite de velocidade e advertência de colisão com reconhecimento de pedestres. Um ecrã HUD pode ser adicionado como opcional.

A BMW vai oferecer uma Wallbox com o i8 que pode ser instalada na casa dos proprietários para carregamento mais rápido e um cartão ChargeNow que permite o carregamento pré-pago nos carregadores públicos.









Nenhum comentário:

Postar um comentário