terça-feira, 4 de setembro de 2012

Versão GT Line passa a integrar a gama do Sandero: acabamento esportivo com propulsor econômico


Modernização de propulsor da Renault muda 51 peças
Helder Lima

A linha 2013 do Sandero, Sandero Stepway e Logan passa a contar com novo motor 1.6 8V Hi-Power, que traz mais economia com melhor desempenho.

Outra novidade é chegada da versão GT Line, que passará a integrar a gama Sandero, como a versão que realça a esportividade da gama. Além do acabamento exclusivo, ela contará com a força do novo motor.

O motor 1.6 8V Hi-Power é mais eficiente, com curva de torque mais linear e mais econômico. O propulsor foi desenvolvido pela equipe de engenharia do Renault Tecnologia Américas (RTA), instalado no Brasil, para satisfazer o gosto dos motoristas brasileiros. 

Foram 36 meses de trabalho, 7 mil horas de ensaios em laboratório para validação e 40 protótipos testados. No total, o motor ganhou 51 novas peças. Entre as principais mudanças, estão aumento da taxa de compressão, passando de 9,5:1 para 12:1; nova central eletrônica, com mais capacidade de armazenamento e com mais velocidade de processamento de informações; e adoção de bielas forjadas, com novo aço mais resistente e leve. 

Comparando-se com o antigo Hi-Torque, o novo propulsor Hi-Power registrou ganho de 10% na potência, usando etanol (E100), e 2,5% com gasolina (E22). São 106 cv e 98 cv, respectivamente. O torque também melhorou com etanol no tanque: 7% a mais, ou seja, 15,5 kgfm. O torque com gasolina foi mantido em 14,5 kgfm. 

Os ganhos de performance se refletem nos números. A velocidade máxima obtida pelo propulsor Hi-Power é de 174 km/h (com etanol) e 172 km/h (com gasolina). A aceleração de zero a 100 km/h é feita em 11,2 segundos (com etanol) e em 11,8 segundos (com gasolina). O Hi-torque precisava de 11,7 segundos e 12,1, segundos, respectivamente.

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