domingo, 9 de setembro de 2012

Interlagos terá primeiro híbrido em competição


R18 e-tron tem motor V6 turbodiesel (TDI), que desenvolve 510 cv, e mais o sistema elétrico de propulsão 
Helder Lima

A Audi será a primeira montadora a colocar na pista de Interlagos um veículo de competição com tecnologia de propulsão híbrida. O modelo R18 e-tron quattro, que já participou da tradicional prova de Le Mans, na França, disputará nos dias 14 e 15 de setembro a prova Seis Horas de São Paulo.

O protótipo marca o retorno da tração quattro às pistas de corrida
O carro combina um propulsor a turbodiesel (TDI) de alta eficiência com um sistema elétrico. O protótipo marca também o retorno da tração quattro às pistas de corrida e sua tecnologia está sendo testada para aplicação em veículos de linha de produção.

Por trás dessa tecnologia está a próxima geração de tração nas quatro rodas, com a qual a montadora combina as vantagens da unidade quattro com o potencial da eletromobilidade. Para este fim, um eixo do veículo é alimentado convencionalmente e o segundo, por motores elétricos.

No Audi R18 e-tron quattro a energia cinética é recuperada do eixo dianteiro durante a fase de frenagem. Ela é enviada como corrente elétrica a um volante acumulador antes de ser recuperada novamente acima de uma velocidade de 120 km/h. Durante esse procedimento, apenas o eixo dianteiro está integrado ao motor elétrico.

O motor V6 TDI de 510 cv continua a transmitir sua força para as rodas traseiras. Ambos os sistemas se complementam para criar o novo princípio de propulsão e-tron quattro.

“A Audi sempre escolhe campeonatos e categorias em corridas que tenham uma estreita relação com o produto e, portanto, tenham relevância técnica para seus clientes”, explica o chefe da Audi Motorsport, Wolfgang Ullrich. “Quattro, TFSI e TDI são exemplos de como o automobilismo estimulou o desenvolvimento da produção”, completa.

Projeto do carro esportivo foi desenvolvido em 18 meses
O projeto e-tron quattro para o automobilismo teve início em fevereiro de 2010 e em 18 meses partiu das ideias conceituais para o primeiro teste. “Este é um ciclo relativamente curto para uma tecnologia que nunca foi testada em competição e que ainda nem existe em produção”, salienta Martin Mühlmeier, diretor de tecnologia da Audi Sport.

Em Interlagos, estará também na pista o carro R18 ultra, sem a propulsão híbrida, criado paralelamente ao R18 e-tron quattro, uma vez que a Audi tem uma abordagem em duas frentes, optando também pelo desenvolvimento de tecnologias convencionais. O carro híbrido será dirigido pelo trio vencedor das 24 Horas de Le Mans, Marcel Fässler (Suíça), André Lotterer (Alemanha) e Benoît Tréluyer (França). O novo contratado, o piloto brasileiro Lucas di Grassi, competirá no R18 ultra juntamente com Tom Kristensen (Dinamarca) e Allan McNish (Grã-Bretanha).



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