R18 e-tron tem motor V6 turbodiesel (TDI), que desenvolve 510 cv, e mais o sistema elétrico de propulsão |
Helder Lima
A Audi será a primeira montadora a colocar na pista de
Interlagos um veículo de competição com tecnologia de propulsão híbrida. O
modelo R18 e-tron quattro, que já participou da tradicional prova de Le Mans,
na França, disputará nos dias 14 e 15 de setembro a prova Seis Horas de São
Paulo.
O protótipo marca o retorno da tração quattro às pistas de corrida |
O carro combina um
propulsor a turbodiesel (TDI) de alta eficiência com um sistema elétrico. O
protótipo marca também o retorno da tração quattro às pistas de corrida e sua
tecnologia está sendo testada para aplicação em veículos de linha de produção.
Por trás dessa tecnologia
está a próxima geração de tração nas quatro rodas, com a qual a montadora
combina as vantagens da unidade quattro com o potencial da eletromobilidade.
Para este fim, um eixo do veículo é alimentado convencionalmente e o segundo,
por motores elétricos.
No Audi R18 e-tron quattro a energia cinética é recuperada
do eixo dianteiro durante a fase de frenagem. Ela é enviada como corrente elétrica a um
volante acumulador antes de ser recuperada novamente acima de uma velocidade de
120 km/h. Durante esse procedimento, apenas o eixo dianteiro está integrado ao
motor elétrico.
O motor V6 TDI de 510 cv continua a transmitir sua força
para as rodas traseiras. Ambos os sistemas se complementam para criar o novo
princípio de propulsão e-tron quattro.
“A Audi sempre escolhe
campeonatos e categorias em corridas que tenham uma estreita relação com o
produto e, portanto, tenham relevância técnica para seus clientes”, explica o
chefe da Audi Motorsport, Wolfgang Ullrich. “Quattro, TFSI e TDI são exemplos
de como o automobilismo estimulou o desenvolvimento da produção”, completa.
Projeto
do carro esportivo foi desenvolvido em 18 meses
O projeto e-tron quattro
para o automobilismo teve início em fevereiro de 2010 e em 18 meses partiu das
ideias conceituais para o primeiro teste. “Este é um ciclo relativamente curto
para uma tecnologia que nunca foi testada em competição e que ainda nem existe
em produção”, salienta Martin Mühlmeier, diretor de tecnologia da Audi Sport.
Em Interlagos, estará também na pista o carro R18 ultra, sem
a propulsão híbrida, criado paralelamente ao R18 e-tron quattro, uma vez que a
Audi tem uma abordagem em duas frentes, optando também pelo desenvolvimento de
tecnologias convencionais. O carro híbrido será dirigido pelo trio vencedor das
24 Horas de Le Mans, Marcel Fässler (Suíça), André Lotterer (Alemanha) e Benoît
Tréluyer (França). O novo contratado, o piloto brasileiro Lucas di Grassi,
competirá no R18 ultra juntamente com Tom Kristensen (Dinamarca) e Allan McNish
(Grã-Bretanha).
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