sábado, 8 de setembro de 2012

Fox ganha motor 1.0 mais moderno, como o Gol

Fox equipado com propulsor 1.0 desenvolve 76 cv de potência máxima com etanol

Helder Lima

A Volkswagen passa a equipar o Fox com a nova geração de motores 1.0, da família EA111. O novo propulsor, que estreou nos novos Gol e Voyage, traz a nova denominação TEC (Tecnologia para Economia de Combustível), com melhorias de torque em baixas rotações, proporcionando maior conforto ao dirigir, economia de combustível e redução de emissões de CO2.

O motor TEC é total flex: pode ser abastecido com etanol,
gasolina ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção
O motor TEC foi desenvolvido com base no conceito BlueMotion Technology para o Gol e o Voyage. O bom resultado apoiou a decisão de estendê-lo para outras versões. No Fox, o benefício de economia de combustível chega a 3% em relação ao motor 1.0 VHT (conforme norma NBR 7024).

O motor TEC é total flex: pode ser abastecido com etanol, gasolina ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Quando está abastecido com etanol (E100), a potência do motor TEC é de 76 cv a 5.250 rpm e o torque é de 10,6 kgfm a 3.850 rpm. Quando está abastecido com gasolina (E22), a potência é de 72 cv a 5.250 rpm e o torque é de 9,7 kgfm a 3.850 rpm.

O motor TEC tem 999 cm³ de cilindrada, quatro cilindros em linha e duas válvulas por cilindro. Esse motor está posicionado na dianteira de forma transversal e proporciona bom desempenho para o Fox.

Ao nível do mar, o Fox com motor 1.0 TEC necessita de 14,1 segundos para acelerar de zero a 100 km/h e registra velocidade máxima de 160 km/h (obtida em quinta marcha) com etanol. Com gasolina, a aceleração até 100 km/h é realizada em 14,7 segundos e a velocidade máxima chega a 158 km/h.

Apesar da evolução, o motor ainda requer o “tanquinho” de gasolina para partida a frio. A unidade eletrônica de controle ganhou mais capacidade de processamento, com 32 bits e 2 Mbytes de memória.


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