Fox equipado com propulsor 1.0 desenvolve 76 cv de potência máxima com etanol |
Helder Lima
A Volkswagen passa a
equipar o Fox com a nova geração de motores 1.0, da família EA111. O novo
propulsor, que estreou nos novos Gol e Voyage, traz a nova denominação TEC
(Tecnologia para Economia de Combustível), com melhorias de torque em baixas
rotações, proporcionando maior conforto ao dirigir, economia de combustível e
redução de emissões de CO2.
O motor TEC é total flex: pode ser abastecido com etanol, gasolina ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção |
O motor TEC foi
desenvolvido com base no conceito BlueMotion Technology para o Gol e o Voyage.
O bom resultado apoiou a decisão de estendê-lo para outras versões. No Fox, o
benefício de economia de combustível chega a 3% em relação ao motor 1.0 VHT
(conforme norma NBR 7024).
O motor TEC é total flex:
pode ser abastecido com etanol, gasolina ou a mistura dos dois combustíveis em
qualquer proporção. Quando está abastecido com etanol (E100), a potência do
motor TEC é de 76 cv a 5.250 rpm e o torque é de 10,6 kgfm a 3.850 rpm. Quando
está abastecido com gasolina (E22), a potência é de 72 cv a 5.250 rpm e o
torque é de 9,7 kgfm a 3.850 rpm.
O motor TEC tem 999 cm³ de
cilindrada, quatro cilindros em linha e duas válvulas por cilindro. Esse motor
está posicionado na dianteira de forma transversal e proporciona bom desempenho
para o Fox.
Ao nível do mar, o Fox
com motor 1.0 TEC necessita de 14,1 segundos para acelerar de zero a 100 km/h e
registra velocidade máxima de 160 km/h (obtida em quinta marcha) com etanol.
Com gasolina, a aceleração até 100 km/h é realizada em 14,7 segundos e a
velocidade máxima chega a 158 km/h.
Apesar da evolução, o
motor ainda requer o “tanquinho” de gasolina para partida a frio. A unidade
eletrônica de controle ganhou mais capacidade de processamento, com 32 bits e 2
Mbytes de memória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário