quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Audi mostra versão apimentada do compacto A1

Modelo tem rodas de 17 polegadas e faróis e lanternas em LED, mas o maior atrativo está sob o capô
Helder Lima

A Audi lançou nesta semana no mercado brasileiro a versão esportiva do compacto A1, identificada como ‘A1 Sport’. O hatchback tem como principal destaque o propulsor 1.4 TFSI, que desenvolve 185 cv de potência. O preço do carro será R$ 109,9 mil.

Escapamento com ponteira dupla, teto-solar e
aerofólio traseiro conferem apelo mais esportivo
O motor apresenta um sistema de sobrealimentação duplo e em sequência, com um compressor por correia, seguido de uma turbina acionada pelos gases do escapamento. Esse sistema deixa o carro mais ágil nas acelerações e é inédito entre os modelos da marca vendidos no País.
Câmbio de 7 velocidades: troca pode ser feita na
alavanca convencional ou em borboletas no volante

O propulsor 1.4, de quatro cilindros em linha, gera potência máxima de 185 cv a 6.200 rpm; a aceleração de zero a 100km/h é feita em 6,9 segundos e a máxima é de 227 km/h. O torque alcança 25,5 kgfm, disponível entre 2.000 e 4.500 rpm, proporcionando respostas mais eficientes e rápidas nas retomadas de aceleração.

O Audi A1 Sport é equipado com tração dianteira e
câmbio automático (S tronic) de sete velocidades
O carro apresenta consumo médio de 16,9 km/l de combustível (13,3 km/l na cidade e 19,6 km/l na estrada). A taxa de emissão de CO2 combinada (cidade/estrada) é de 139 g/km. Além disso, o motor do Audi A1 usa tecnologia inteligente que recupera a energia durante a frenagem, que é armazenada temporariamente na bateria. Quando o carro acelera novamente, a energia retorna ao sistema elétrico, aliviando a carga do gerador.

O Audi A1 Sport é equipado com tração dianteira e câmbio automático (S tronic) de sete velocidades, com tecnologia esportiva e sistema de dupla embreagem, que combina o conforto de uma transmissão automática à eficiência de uma manual. 
Motor 1.4 TFSI desenvolve 185 cv de potência máxima

O controle pode ser feito pela alavanca de câmbio com acabamento em couro ou ainda por meio de borboletas (shift paddles) no volante, como nos carros de competição.

Suspensão e freios foram modificados
Graças à potência maior, na versão esportiva do A1 a suspensão e o sistema de freios passaram por uma adequação ao motor mais forte. Para garantir mais segurança e melhor dirigibilidade ao compacto esportivo, o modelo vem equipado com sistema eletrônico de estabilização ESP, que inclui um bloqueio eletrônico do diferencial (EDS). O sistema de vetorização de torque é outro complemento que melhora a dirigibilidade, principalmente nas curvas: se uma das rodas fica sem atrito quando o veículo está sendo dirigido no limite, o sistema desacelera um pouco aquela roda para evitar que ela derrape, redistribuindo o torque.

Acabamento tem detalhes diferenciados
O acabamento interno e externo do novo Audi A1 Sport ganhou detalhes esportivos. De série, as rodas são de 17 polegadas, os retrovisores externos têm ajustes elétricos e com capa na cor do veículo, e os faróis são bixenônio (com luzes diurnas em LED). As lanternas traseiras também trazem LEDs, além de luz de neblina traseira.

A Audi oferece ainda faróis com ajuste automático de altura e um par de faróis de neblina. Para maior conforto dos ocupantes, o parabrisa possui faixa cinza de bloqueio solar e os vidros laterais e traseiro vêm com isolante térmico.

Como opcional avulso, a Audi oferece teto solar elétrico panorâmico e arco do teto com pintura contrastante (com quatro opções: preto brilhante, cinza Daytona, prata gelo e branco Amalfi). Para a pintura externa, são seis opções de cores: prata gelo, branco Amalfi, azul Scuba, vermelho Misano, azul Esfera e preto Fantasma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário