segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Hyundai mira compactos e lança HB20 equipado

HB20, primeiro carro da montadora sul-coreana produzido no Brasil, que chega fazendo barulho e prometendo dores de cabeça aos concorrentes. (foto: Paulo Manso)
Paulo Manso*

A Hyundai do Brasil lançou oficialmente, na quarta-feira e ontem, em Comandatuba, na Bahia, o HB20, primeiro carro da montadora sul-coreana produzido no Brasil, que chega fazendo barulho e prometendo dores de cabeça aos concorrentes. O novo veículo será produzido em Piracicaba (SP) e a aposta fica por conta da arrojada filosofia de ‘escultura fluida’ no design (característica da marca), nos itens de série e na garantia ilimitada de 5 anos.
O novo veículo da Hyundai será produzido
em Piracicaba (SP). 
(foto: Paulo Manso)


Com preços que vão de R$ 31.995 (cobrado pela versão mais básica) a R$ 47.995 (pelo 1.6 Premium Automático), o principal alvo da montadora é o VW Gol, carro mais vendido no país há quase três décadas. Mas o compacto da Hyundai surge, também, como rival de Palio, Fox e New Fiesta, entre outros.

A fábrica inicia a produção em massa no dia 20 de setembro e o hatch deve chegar às lojas em 10 de outubro. Rodrigo Stopa, diretor executivo da marca, valorizou o produto, dizendo que “carro pelado não combina com a Hyundai”. “A quantidade de equipamentos de série do HB20 o colocam na frente dos concorrentes”, afirmou, ao mencionar a lista que abrange ar-condicionado com filtro, direção hidráulica, airbag duplo frontal, computador de bordo, ajuste de altura para o banco do motorista, faróis com máscara negra e spoiler.

“A maioria conhece a Hyundai por seus carros de luxo e SUVs. Com o HB20 vamos quebrar paradigmas no mercado de compactos”, apontou o diretor executivo Airton Cousseau, durante a apresentação do veículo, na noite de quarta-feira. “Nós não fazemos carros baratos. Fazemos, sim, carros competitivos em qualidade e preço”, confirmou Rodrigo Stopa. “Não vai demorar para o HB20 virar referência.”

Apesar de ter sido projetado na Coreia do Sul, o presidente da Hyundai Motor Brasil, Chang Kyun Ham, apresentou o novo modelo como sendo desenvolvido especialmente para os motoristas brasileiros. “O HB20 foi otimizado para rodar nas estradas brasileiras”, disse. Ham informou, ainda, que o novo compacto nasceu a partir do ‘futuro i20’, que deve ser voltado ao mercado europeu.


Tabela de preços das versões
HB20 1.0 Comfort: R$ 31.995
HB20 1.0 Comfort Plus: R$ 33.995
HB20 1.0 Comfort Style: R$ 37.995
HB20 1.6 Comfort: R$ 36.995
HB20 1.6 Comfort Plus: R$ 38.995 
HB20 1.6 Comfort Style: R$ 42.995
HB20 1.6 Comfort Style Automático: R$ 45.995
HB20 1.6 Premium Manual: R$ 44.995
HB20 1.6 Premium Automática: R$ 47.995





Folha Metropolitana/Metrô News testou o novo hatch
A convite da montadora, jornalista da Folha Metropolitana/Metrô News participou de um test drive. (foto: Paulo Manso)

A convite da montadora, o jornalista Paulo Manso da Folha Metropolitana/Metrô News participou de um test drive de 120 quilômetros pela rodovia BA-001, que corta os municípios de Una e Olivença, passando pelas paradisíacas praias de Lençois e Batuba.


Test Drive foi realizado em trecho de 120 quilômetros
com modelos 1.0 e 1.6. 
(foto: Paulo Manso)
Foram utilizados carros com motores 1.0 e 1.6, ambos flex. O primeiro com 12 válvulas, três cilindros, 80 cv e 10,2 kgfm de torque. O mais potente com 16 válvulas, 128 cv e 16,5 kgfm de torque. As duas versões trazem veículos muito estáveis, principalmente nas curvas. O HB20 1.6 tem ótima resposta à aceleração e os freios ABS garantem muita segurança.

São oito as opções de cores do novo compacto: as perolizadas preto, azul e marrom; as metálicas prata e cinza; e as sólidas preto, vermelho e branco. A família HB será aumentada em março de 2013, com as versões crossover e sedã, e a rede de concessionárias terá 150 unidades exclusivas para a venda do HB20.

*Paulo Manso, jornalista da Folha Metropolitana/Metrô News, viajou a convite da Hyundai Motor Brasil.






 




2 comentários:

  1. Carro bonitão... por dentro e por fora.. bem equipado. Até aí tudo beleza. Porém, me respondam uma coisa. Qual é o torque desse carro em baixos regimes de rotação? Isto é, entre 2.000 e 3.000 rpm? A única coisa que ainda me faz acreditar que esse Hyundai anda bem em baixas rotações é que ele vem com Comando Variável de Válvulas... A ficha técnica diz que ele possui torque máximo de 16,7Kgfm@5.000rpm. Não seria melhor possuir esse torque à 2.500, como o VW Gol 1.6 8válvulas faz, com 15,6Kgfm@2.500? Como o sujeito vai ter agilidade num trânsito infernal (São Paulo Capital) e ainda subindo ladeira o tempo todo com Torque Máximo de 16,7 à 5.000RPM!!!! CINCO MIL!!! O motor vai quase todo no talo???? Por favor.. me respondam isso...

    ResponderExcluir
  2. Caro leitor, estamos publicando as curvas de torque do HB 20 para que você possa avaliar a evolução do torque com a aceleração. Ademais, podemos dizer que em teste de primeiras impressões realizado pelo jornalista Paulo Manso não foi notada carência de torque em baixas rotações em relação a outros modelos existentes no mercado.

    ResponderExcluir