sábado, 22 de setembro de 2012

Fiat planeja fábrica em Pernambuco para 2014

Unidade terá capacidade para 250 mil veículos por ano

Helder Lima

A Fiat está iniciando a construção de uma nova fábrica em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. A fábrica será o centro de um polo automotivo no estado. Será instalada em terreno com área total de 14 milhões de metros quadrados e estará concluída em 2014. A fábrica terá capacidade de produção de 250 mil carros por ano e sua operação vai gerar cerca de 4,5 mil vagas de emprego. 

Atividade levará desenvolvimento para Pernambuco
A planta industrial será integrada a um parque de fornecedores composto por quinze empresas sistemistas (fornecedores de primeiro nível), que irão compor o polo automotivo, dotado ainda de centro de capacitação e treinamento, centro de pesquisa e desenvolvimento, pista de testes e campo de provas. 

Este último item é constituído por um conjunto de pistas com características técnicas específicas para servir de laboratório no desenvolvimento e validação de tecnologias veiculares. Trata-se do único campo de provas da Fiat fora da Itália. 

O projeto da Fiat tem concepção sustentável e engloba sistemas de tratamento de efluentes e resíduos biológicos e do processo produtivo, para reaproveitamento da água consumida nos processos produtivos e recolhimento e segregação de resíduos sólidos para destinação ambientalmente correta.

 Além disso, utilizará sistemas de ventilação e de iluminação interna naturais. Esses e outros processos serão desenvolvidos para tornar a fábrica uma operação de baixo impacto ambiental, reproduzindo as melhores práticas consagradas no Sistema de Gestão Ambiental Fiat.

A fábrica será um polo irradiador de capacitação de mão de obra não apenas para produzir automóveis, mas também para projetá-los e desenvolvê-los. Foi estabelecido um acordo de qualificação de engenheiros, envolvendo universidades de Pernambuco e o Instituto Politécnico de Turim, na Itália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário