Com 155 cavalos de motor Ducati, esta guerreira está pronta para a ação |
A Streetfighter é equipada com tudo que faz de uma Superbike
uma lenda: um impressionante motor L-Twin com torque brutal, tecnologia de
chassis exaustivamente desenvolvida, um belo swingarm single-side, freios
Monobloc de parar o mundo e pura classe e sofisticação.
Enquanto as formas do tanque e do assento não deixam dúvida quanto às origens da Streetfighter, é sua posição de pilotagem ereta que realmente começa a desenhar o perfil da naked definitiva. Novos controles minimalistas, design dos conjuntos óticos e instrumentação que deixam a dianteira com um visual limpo e ameaçador, enquanto silenciadores duplos no lado direito deixam a traseira alta. Nenhuma outra Ducati jamais atingiu tal grau de agressividade oferecendo ainda uma pilotagem confortável, firme, controlada e apreciável.
Enquanto as formas do tanque e do assento não deixam dúvida quanto às origens da Streetfighter, é sua posição de pilotagem ereta que realmente começa a desenhar o perfil da naked definitiva. Novos controles minimalistas, design dos conjuntos óticos e instrumentação que deixam a dianteira com um visual limpo e ameaçador, enquanto silenciadores duplos no lado direito deixam a traseira alta. Nenhuma outra Ducati jamais atingiu tal grau de agressividade oferecendo ainda uma pilotagem confortável, firme, controlada e apreciável.
Motor:
O mundialmente famoso motor Testastretta Evoluzione 1098 não
necessita de apresentação. Lançado em 2007, ele surgiu para formar a base do
motor que levou a Ducati aos títulos mundiais das categorias Superstock e da
Superbike, que deixaram a competição embasbacada. Agora seu volume massivo,
curso curto e incrível de torque fornecem potência à mais extrema naked da
Ducati e os resultados são igualmente impressionantes.
Borboletas do acelerador
O motor da Streetfighter é alimentado por borboletas do
acelerador elípticas, que são equivalentes ao diâmetro de 63,9mm. Representando
um aumento de 30% no fluxo de ar em relação a borboletas tradicionais, a forma
elíptica contribui para um considerável aumento de potência. O motor 1098 da
Ducati foi o primeiro no segmento a introduzir esta tecnologia da MotoGP no uso
urbano.
O massivo sistema de exaustão 2-1-2 é feito com aço de 1mm
de espessura para diminuição do peso e flui por canos de 58 a 63mm de diâmetro.
O sistema utiliza duas sondas lambda para garantir um mapeameto de combustível
preciso, para a melhor performance e uma válvula eletrônica na seção
intermediária para atingir largas faixas de potência.
O visual estilo canhão, verticalmente empilhado dos silenciadores em aço
escovado entregam ao famoso L-Twin da Ducati um som muito próximo do poder cru
dos motores com tecnologia Desmo.
O cuidado com a redução de peso é ainda mais ressaltado por
ambos os CAM COVERS e as capas externas da embreagem em liga de magnésio.
Curvas de potência e torque
Produzindo incríveis 11.7kgm de torque e 155 cavalos, o
impressionante propulsor 1098 da Streetfighter não teme nada na competição das
motos naked esportivas. O motor Testastretta Evoluzione L-Twin oferece tanto a
melhor relação potência x peso quanto torque x peso da sua classe.
Refrigeração de alta eficiência
A unidade de força da Streetfighter é protegida por dois
radiadores, cuidadosamente curvados no puro estilo naked para uma performance
ótima e também para oferecer um visual impressionante. O radiador superior é
auxiliado pela montagem de ventiladores leves e de alto fluxo, enquanto o
inferior é posicionado na frente da bandeja, que também hospeda um trocador de
calor a óleo altamente eficiente.
Chassi:
O quadro Trellis utiliza 25.6° de ângulo comparado aos 24.5°
da Superbike para garantir que a dianteira da moto ofereça mais equilíbrio.
Aro de liga leve com 10 raios
Com acabamento em cinza grafite, os aros de 10 raios em liga
leve diminuem o peso geral da moto e mantém o importantíssimo controle no peso
inercial. Este peso é composto por todos os componentes enter a suspensão e o
piso e consiste das rodas, pneus, discos de freio, pinças, etc. Quando em
rotação a altas velocidades, são as rodas que armazenam a maior parte da
energia cinética e oferecem a maior resistência ao se virar, acelerar ou
freiar. A diminuição de seu peso é assim uma séria contribuição tanto para a dirigibilidade
quanto à performance da moto, e o resultado são as excelentes frenagens que
fazem da Streetfighter a melhor.
Uma suspensão traseira Showa monoshock totalmente ajustável
opera através de um link progressivo e é totalmente justável nas configurações
de pré-carga da mola e amortecimento, tanto na compressão quanto no retorno.
Garfos Showa
Os garfos Showa de 43mm totalmente ajustáveis apresentam um
acabamento dos sliders em cromo natural e suportes radiais para as pinças de
freio, e permitem ajustes totais na pré-carga da mola, bem como da compressão e
rebote do amortecedor.
Freios Brembo Monobloc
A Streetfighter utiliza a poderosa tecnologia de pinças de
competição Monobloc da Brembo. Usinada de uma peça única de alumínio, as pinças
alcançam maior rigidez e resistência a distorções durante frenagens extremas. O
resultado não somente entrega um descomunal poder de frenagem, mas também uma
sensibilidade maior e mais precisa no manete de freio. As pinças duplas
Monobloc possuem cada uma 4 pistões de 34mm que pinçam enormes discos de 330mm
para atingir sua espetacular performance. O peso dos discos foi mantido ao
mínimo, utilizando-se estreitas superfícies de frenagem estilo competição.
O visual agressivo do farol dianteiro é a 'face' da
Streetfighter e deixa pouca dúvida quanto ao seu caráter. Enquanto a unidade
principal de iluminação com design para multi-reflexão oferece poderosa
iluminação para cortar a noite, suas duas agressivas tiras de LED nas setas
conferem implacável e inconfundível identidade à moto.
Preocupando-se com a limpeza e o estilo de questões de design, os indicadores
direcionais permanecem discretos com lentes transparentes e lâmpadas coloridas,
enquanto as luzes traseiras se fundem ao paralama traseiro, fornecendo ótima
iluminação enquanto mantém a aparência elegante e limpa à traseira alta e
agressiva.
A instrumentação da Streetfighter se funde às linhas
agressivas de seu farol. Informações adicionais às leituras padrão são
gerenciadas pelos controles do lado esquerdo dos manetes, permitindo que o
piloto navegue e selecione dados de vários menus.
O display apresenta rotações e velocidade, sendo esta representada na tela
através de um gráfico de barras progressivo. Adicionalmente, os instrumentos
exibem tempos de volta, o estado do DTC e o tempo do nível selecionado (se
ativado na Streetfighter S), temperatura do ar, temperatura do elemento
refrigerante, voltagem da bateria, dois odômetros parciais e um odômetro que é
ativado automaticamente quando o sistema de combustível entra na reserva.
Luzes de aviso se acendem para informar o estado do neutro, indicadores de
setas, farol alto, limite de revoluções, baixa pressão de óleo, reserva de
combustível, intervenção do DTC (se ativado na Streetfighter S), e manutenção
programada.
O display de instrumentos é ainda utilizado como painel de controle para os
sistemas DDA e DTC, bem como para listar os tempos de volta gravados
utilizando-se o botão de lampejamento de farol como cronômetro.
Cronômetro
O display digital é programado com uma função de cronômetro
que, quando habilitada, pode ser acionada ao se utilizar o botão de
lampejamento de farol, e cada tempo de volta armazenado na memória. Após a
jornada ou a sessão na pista, o tempo de viagem ou das voltas na pista podem
ser recuperados da memória e visualizados através dos botões de instrumentação
no manete esquerdo.
Assento single-seat
A tampa do assento do garupa perfeitamente incorporada ao
projeto é mais um dos pequenos detalhes que contribuem com o excelente
acabamento da Streetfighter.
Fonte: Ducati Brasil
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