sábado, 22 de setembro de 2012

Toyota invade a disputada ‘praia’ dos compactos

Novo Toyota tem configuração da carroceria que chega a lembrar o concorrente Nissan March  
 Helder Lima

A competição entre as montadoras no segmento de veículos compactos ficou ainda mais acirrada nesta semana com o anúncio do lançamento do Etios, da Toyota. Na semana passada, a Hyundai também entrou na disputa de mercado com o modelo HB 20 e a Chevrolet confirmou o lançamento do Onix, também nesse segmento, que tem consumidores fazendo lista de espera, como é o caso do March, da Nissan.

Versão sedã do veículo tem preço mais elevado e
mais equipamentos para atrair o motorista
Os carros compactos representam 65% das vendas totais de veículos no País e a Toyota aposta no Etios como seu primeiro modelo desenvolvido para o mercado brasileiro. O carro chega em dois tipos de carroceria, hatchback e sedã, e dois tipos de motorização, 1.3 e 1.5, ambas com comando de 16 válvulas.

Painel concentra instrumentos na área central
para chamar a atenção do consumidor
O Etios será produzido na recém-inaugurada fábrica de Sorocaba e representa a aposta da marca para expandir sua presença no Brasil. A Toyota planeja vender 70 mil unidades do compacto por ano.

O modelo hatchback será comercializado em quatro versões, denominadas Etios, Etios X (com ar-condicionado opcional), Etios XS e Etios XLS. Na versão de entrada, o modelo tem motorização 1.3 e vem equipado com airbags frontais, parachoques na cor do veículo, portaluvas ventilado, alertas visuais e sonoros do não afivelamento do cinto de segurança e abertura de portas.

Já o sedã será comercializado em três versões, todas elas com motorização 1.5, denominadas Etios X (com ar-condicionado como opcional), Etios XS  e Etios XLS. Desde a versão de entrada, o modelo já conta com itens coluna de direção com regulagem de altura, direção com assistência elétrica, freios ABS com EBD, airbag duplo, alerta visual de não afivelamento do cinto, barra de proteção nas quatro portas e desembaçador do vidro traseiro.

Compare o desempenho dos motores
Etios 1.3
Com gasolina: 84 cv de potência a 5.600 rpm e 11,9 kgfm de torque a 3.100 rpm.
Com etanol: 90 cv de potência a 5.600 rpm e 12,8 kgfm de torque a 3.100 rpm.
Etios 1.5
Com gasolina: 92 cv de potência a 3.600 rpm e 13,9 kgfm de torque a 3.100 rpm.
Com etanol: 96,5 cv de potência a 3.600 rpm e 13,9 kgfm de torque a 3.100 rpm.


Versão mais barata tem preço de R$ 29,9 mil
O Etios mais barato vai custar R$ 29.990, com a carroceria hatch. Já as versões mais equipadas de hatch e sedã, com equipamentos como ar-condicionado, rádio com CD player, coluna de direção com ajuste de altura, freios ABS e EBD, entre outros, chegam, respectivamente, com os preços de R$ 42.790 e R$ 44.690.

O modelo adota transmissão manual de cinco marchas, pensada para extrair o melhor desempenho do motor. Adicionalmente, para assegurar uma boa sensação na troca de marchas, foi instalado um contrapeso (absorvedor de massa) no conjunto da transmissão.O Etios será comercializado em sete cores: branco, preto, cinza, azul e prata (sedã e hatchback), verde e vermelho (disponível no hatchback).


Nenhum comentário:

Postar um comentário