Dos 20 veículos avaliados pela PROTESTE apenas um oferece o cinto de
três pontos a todos os passageiros no banco traseiro
A Proteste Associação de
consumidores avaliou os cintos de segurança dianteiros e traseiros originais de
20 veículos da categoria hatch compacto, provenientes das principais montadoras
nacionais. Foi feita a comparação a partir das diferenças entre os sistemas de
retenção dos veículos e os cintos traseiros foram piores.
A avaliação dos cintos dianteiros
apresentou resultados bem melhores que a dos cintos traseiros. A PROTESTE
constatou que eram exclusividade dos bancos dianteiros os cintos com
limitadores de carga (que previnem os ocupantes de lesões decorrentes do uso do
cinto em colisões severas) e pré-tensionadores (que reduzem a folga do cinto
durante o impacto) quando disponíveis.
O Ford Ka 1.0 Rocam foi o carro
com o pior sistema de retenção automotivo. Os veículos Citroën C3 1.6 Exclusive
Automatique, Volkswagen Fox 1.6 Prime i--motion e Peugeot 207 1.6 16V XS
Automatic foram os que apresentaram, simultaneamente, melhores configurações do
sistema de retenção veicular e menor variação entre as versões completa e
básica, atingindo as melhores classificações.
Esses três veículos também foram
os melhores do teste se consideramos apenas a parte dianteira. E se levarmos em
conta somente o banco de trás, o Chevrolet
Corsa 1.4 Maxx é o melhor modelo,
já que é o único que oferece cinto de segurança traseiro central retrátil e com
três pontos de fixação, que é o mais seguro.
De todos os veículos testados,
somente o Corsa 1.4 Flexpower Maxx vem com cinto de segurança de três pontos no
assento intermediário. Os outros veículos oferecem apenas o cinto de dois pontos
(ou abdominal).
Foi testado se em alguma condição
de ajuste do cinto haveria interferência entre os componentes do sistema de
retenção e os componentes periféricos,
como, por exemplo, as alavancas
de freio de mão. Nesse quesito, somente os modelos Renault obtiveram avaliação
ruim, porque o motorista, na hora de travar o cinto, se atrapalha com o freio
de mão.
Também foi verificado em que
região a haste do fecho do cinto dianteiro está fixada: se diretamente na
carroceria ou na estrutura do assento. Nesse quesito, todos os carros foram bem
avaliados porque a haste foi fixada na estrutura do banco, que é rígida e por
isso oferece mais segurança em caso de impacto.
Na análise se os cintos de
segurança traseiros eram compatíveis com cadeiras apropriadas para transportar
crianças foi constatado que as versões do Ford Ka não permitem a instalação do
bebê-conforto. Isso se dá em função do comprimento reduzido do cinto de
segurança traseiro (independentemente de serem fixos ou retráteis). E por falar
no tamanho do cadarço, os modelos Renault Clio, Chevrolet Celta e a versão
Sport do Ford Ka 1.6 não apresentaram comprimento suficiente para motoristas
obesos, colocando em risco a vida desses passageiros.
Em relação ao sistema de
travamento, que garante a segurança do usuário em uma situação adversa, todos
possuem cintos de segurança com retrator, um dispositivo que regula
automaticamente o cadarço (a tira) do cinto ao corpo do usuário e bloqueia o
cinto caso ocorra um desenrolar abrupto. Com exceção do Ford Ka 1.0 Rocam, do
Ford Fiesta 1.0 Rocam e do Fiat Uno Vivace 1.0 Evo Flex, que apresentaram os
cintos de segurança traseiros apenas com três pontos fixos, o que obriga o
consumidor a regular manualmente o cinto e deixa os movimentos limitados, nos
outros 17 veículos o retrator se regula automaticamente.
Os modelos que tiveram maior
variação de configuração dos cintos entre a versão mais simples e a mais
completa foram o Fiat Uno e o Ford Fiesta. A avaliação completa está na revista
ProTeste de abril e no site www.proteste.org.br.
Foram avaliados os cintos dos
seguintes modelos de carros: Citroën C3 1.6 GLX 16V Exclusive Automatique;
Volkswagen Gol 1.0 Total Flex Rock in Rio ( 4 portas); Volkswagen Fox 1.6 Flex
Prime i-motion (4 portas); Peugeot 207 1.6 16V XS Automatic (4 portas);
Fiat Uno 1.4 Evo Sporting (4 portas); Volkswagen Fox 1.0 Total Flex (2
portas); Peugeot 207 X-Line (4 portas); Ford Fiesta 1.6 Rocam; Citroën C3 1.4
GLX; Chevrolet Corsa 1.4 Maxx (4 portas); Volkswagen Gol 1.0 Total Flex (4
portas); Volkswagen Gol 1.6 Total Flex Rallye (4 portas);Renault Clio 1.0 16v
Hi Flex (2 portas); Renault Clio 1.0 16V Hi Flex (4 portas); GM Celta 1.0
Flexpower LS (2 portas); GM Celta 1.0 Flexpower LS (4 portas); Fiat Uno Vivace
1.0 Evo Flex (2 portas); Ford KA 1.6 Sport; Ford Fiesta 1.0 Rocam; Ford
KA 1.0 Rocam.
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