sábado, 31 de março de 2012

Cinto de segurança traseiro não passa em teste


Dos 20 veículos avaliados pela PROTESTE apenas um oferece o cinto de três pontos a todos os passageiros no banco traseiro

A Proteste Associação de consumidores avaliou os cintos de segurança dianteiros e traseiros originais de 20 veículos da categoria hatch compacto, provenientes das principais montadoras nacionais. Foi feita a comparação a partir das diferenças entre os sistemas de retenção dos veículos e os cintos traseiros foram piores.

A avaliação dos cintos dianteiros apresentou resultados bem melhores que a dos cintos traseiros. A PROTESTE constatou que eram exclusividade dos bancos dianteiros os cintos com limitadores de carga (que previnem os ocupantes de lesões decorrentes do uso do cinto em colisões severas) e pré-tensionadores (que reduzem a folga do cinto durante o impacto) quando disponíveis.

O Ford Ka 1.0 Rocam foi o carro com o pior sistema de retenção automotivo. Os veículos Citroën C3 1.6 Exclusive Automatique, Volkswagen Fox 1.6 Prime i--motion e Peugeot 207 1.6 16V XS Automatic foram os que apresentaram, simultaneamente, melhores configurações do sistema de retenção veicular e menor variação entre as versões completa e básica, atingindo as melhores classificações.

Esses três veículos também foram os melhores do teste se consideramos apenas a parte dianteira. E se levarmos em conta somente o banco de trás, o Chevrolet
Corsa 1.4 Maxx é o melhor modelo, já que é o único que oferece cinto de segurança traseiro central retrátil e com três pontos de fixação, que é o mais seguro.

De todos os veículos testados, somente o Corsa 1.4 Flexpower Maxx vem com cinto de segurança de três pontos no assento intermediário. Os outros veículos oferecem apenas o cinto de dois pontos (ou abdominal).

Foi testado se em alguma condição de ajuste do cinto haveria interferência entre os componentes do sistema de retenção e os componentes periféricos,
como, por exemplo, as alavancas de freio de mão. Nesse quesito, somente os modelos Renault obtiveram avaliação ruim, porque o motorista, na hora de travar o cinto, se atrapalha com o freio de mão.

Também foi verificado em que região a haste do fecho do cinto dianteiro está fixada: se diretamente na carroceria ou na estrutura do assento. Nesse quesito, todos os carros foram bem avaliados porque a haste foi fixada na estrutura do banco, que é rígida e por isso oferece mais segurança em caso de impacto.

Na análise se os cintos de segurança traseiros eram compatíveis com cadeiras apropriadas para transportar crianças foi constatado que as versões do Ford Ka não permitem a instalação do bebê-conforto. Isso se dá em função do comprimento reduzido do cinto de segurança traseiro (independentemente de serem fixos ou retráteis). E por falar no tamanho do cadarço, os modelos Renault Clio, Chevrolet Celta e a versão Sport do Ford Ka 1.6 não apresentaram comprimento suficiente para motoristas obesos, colocando em risco a vida desses passageiros.

Em relação ao sistema de travamento, que garante a segurança do usuário em uma situação adversa, todos possuem cintos de segurança com retrator, um dispositivo que regula automaticamente o cadarço (a tira) do cinto ao corpo do usuário e bloqueia o cinto caso ocorra um desenrolar abrupto. Com exceção do Ford Ka 1.0 Rocam, do Ford Fiesta 1.0 Rocam e do Fiat Uno Vivace 1.0 Evo Flex, que apresentaram os cintos de segurança traseiros apenas com três pontos fixos, o que obriga o consumidor a regular manualmente o cinto e deixa os movimentos limitados, nos outros 17 veículos o retrator se regula automaticamente.

Os modelos que tiveram maior variação de configuração dos cintos entre a versão mais simples e a mais completa foram o Fiat Uno e o Ford Fiesta. A avaliação completa está na revista ProTeste de abril e no site www.proteste.org.br.

Foram avaliados os cintos dos seguintes modelos de carros: Citroën C3 1.6 GLX 16V Exclusive Automatique; Volkswagen Gol 1.0 Total Flex Rock in Rio ( 4 portas); Volkswagen Fox 1.6 Flex Prime i-motion (4 portas);  Peugeot 207 1.6 16V XS Automatic (4 portas); Fiat Uno 1.4 Evo Sporting (4 portas);  Volkswagen Fox 1.0 Total Flex (2 portas); Peugeot 207 X-Line (4 portas); Ford Fiesta 1.6 Rocam; Citroën C3 1.4 GLX; Chevrolet Corsa 1.4 Maxx (4 portas); Volkswagen Gol 1.0 Total Flex (4 portas); Volkswagen Gol 1.6 Total Flex Rallye (4 portas);Renault Clio 1.0 16v Hi Flex (2 portas); Renault Clio 1.0 16V Hi Flex (4 portas); GM Celta 1.0 Flexpower LS (2 portas); GM Celta 1.0 Flexpower LS (4 portas); Fiat Uno Vivace 1.0 Evo Flex (2 portas);  Ford KA 1.6 Sport; Ford Fiesta 1.0 Rocam; Ford KA 1.0 Rocam.

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