sexta-feira, 16 de março de 2012

Ford investe em Fiesta com apelo esportivo


Frente do carro foi modificada, com grade de contorno trapezoidal
de dimensões maiores; carroceria também está mais baixa
 
Helder Lima

A Ford apresentou no Salão de Genebra, que termina no próximo domingo,uma nova versão do New Fiesta Hatch: o esportivo ST de alta performance, com 180 cv de potência e 24 kgfm de torque, que acelera de zero a 100 km/h em sete segundos e atinge velocidade máxima de mais de 220 km/h. Mostrado na versão final de produção, que será lançada na Europa em 2013, o modelo é equipado com motor 1.6 EcoBoost, tecnologia que traz também uma redução de 20% nas emissões de CO2 em comparação com o modelo anterior.
O Fiesta ST possui rodas de liga-leve e difusor traseiro 

O novo Fiesta ST é um modelo aguardado pelos consumidores europeus desde que a sua última versão saiu do mercado, em 2008. Ao lado do novo Focus ST, ele forma a linha de carros de alto desempenho com preços acessíveis oferecida pela Ford na Europa, trazendo uma combinação única de design, desempenho e praticidade para o uso diário.

O Fiesta ST de nova geração leva o desempenho do New Fiesta a um novo patamar de esportividade e oferece soluções vindas das pistas de corrida para as ruas, num desenvolvimento do time de rali da Ford com a equipe de engenheiros da marca. Ele tem uma "pegada" de superesportivo com a introdução de um chassi especialmente tunado, 15 mm mais baixo que o New Fiesta de produção, além de sistema de controle de torque vetorial e controle eletrônico de estabilidade com três modos de ajuste.

Essas tecnologias foram testadas em mais de 5 mil quilômetros nas pistas do autódromo de Nurburgring, na Alemanha. A proposta do veículo é oferecer um desempenho emocionante aliado ao estilo e tecnologia. "Ele é, sem dúvida, o melhor Fiesta ST que já fizemos", diz Jost Capito, diretor da Ford.


Interior traz bancos Recaro
O modelo ganhou bancos esportivos da marca Recaro 

O interior traz bancos Recaro de série, usados pela primeira vez em um Fiesta ST. Ele também será equipado com chave MyKey, que permite ao proprietário limitar a velocidade e garantir o uso dos equipamentos de segurança quando um motorista menos experiente usa o veículo, e sistema Ford SYNC de conectividade, comandado por voz.

A carroceria robusta e dinâmica revela o alto desempenho do carro, com as novas assinaturas de design da Ford, como a grade dianteira trapezoidal. Desenvolvido pelo Time Ford RS, braço europeu do grupo de Veículos de Performance Globais, ele traz o DNA global de carros de performance da Ford. O time de engenharia aproveitou nesse projeto a experiência adquirida no desenvolvimento das versões de competição: o modelo RS do Campeonato Mundial de Rali, o Fiesta Rallycross e o Racing Fiesta.


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