Frente do carro foi modificada, com grade de contorno trapezoidal de dimensões maiores; carroceria também está mais baixa |
Helder Lima
A
Ford apresentou no Salão de Genebra, que termina no próximo domingo,uma nova
versão do New Fiesta Hatch: o esportivo ST de alta performance, com 180 cv de
potência e 24 kgfm de torque, que acelera de zero a 100 km/h em sete segundos e
atinge velocidade máxima de mais de 220 km/h. Mostrado na versão final de
produção, que será lançada na Europa em 2013, o modelo é equipado com motor 1.6
EcoBoost, tecnologia que traz também uma redução de 20% nas emissões de CO2
em comparação com o modelo anterior.
O Fiesta ST possui rodas de liga-leve e difusor traseiro |
O
novo Fiesta ST é um modelo aguardado pelos consumidores europeus desde que a
sua última versão saiu do mercado, em 2008. Ao lado do novo Focus ST, ele forma
a linha de carros de alto desempenho com preços acessíveis oferecida pela Ford
na Europa, trazendo uma combinação única de design, desempenho e praticidade
para o uso diário.
O
Fiesta ST de nova geração leva o desempenho do New Fiesta a um novo patamar de
esportividade e oferece soluções vindas das pistas de corrida para as ruas, num
desenvolvimento do time de rali da Ford com a equipe de engenheiros da marca.
Ele tem uma "pegada" de superesportivo com a introdução de um chassi
especialmente tunado, 15 mm mais baixo que o New Fiesta de produção, além de
sistema de controle de torque vetorial e controle eletrônico de estabilidade
com três modos de ajuste.
Essas
tecnologias foram testadas em mais de 5 mil quilômetros nas pistas do autódromo
de Nurburgring, na Alemanha. A proposta do veículo é oferecer um desempenho
emocionante aliado ao estilo e tecnologia. "Ele é, sem dúvida, o melhor
Fiesta ST que já fizemos", diz Jost Capito, diretor da Ford.
Interior
traz bancos Recaro
O modelo ganhou bancos esportivos da marca Recaro |
O
interior traz bancos Recaro de série, usados pela primeira vez em um Fiesta ST.
Ele também será equipado com chave MyKey, que permite ao proprietário limitar a
velocidade e garantir o uso dos equipamentos de segurança quando um motorista
menos experiente usa o veículo, e sistema Ford SYNC de conectividade, comandado
por voz.
A
carroceria robusta e dinâmica revela o alto desempenho do carro, com as novas
assinaturas de design da Ford, como a grade dianteira trapezoidal. Desenvolvido pelo Time Ford RS, braço europeu do grupo de
Veículos de Performance Globais, ele traz o DNA global de carros de performance
da Ford. O time de engenharia aproveitou nesse projeto a experiência adquirida
no desenvolvimento das versões de competição: o modelo RS do Campeonato Mundial
de Rali, o Fiesta Rallycross e o Racing Fiesta.
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