terça-feira, 13 de março de 2012

Automóveis: viver com eles, sem problemas, é possível?

Luiz Roberto de Jesus Diniz

Os primeiros
Não houve um momento na historia do automóvel que se pudesse convencionar como o início desta grande invenção. Os primeiros automóveis que surgiram foram fruto de sucessivas aproximações e adaptações tecnológicas que, gradualmente, foram desenvolvidas em torno de um objetivo comum: se locomover com comodidade e, sobretudo, com um mínimo de esforço para os ocupantes.


A função
Os primeiros objetivos foram transformados e a auto-locomoção se tornou uma necessidade, além de ser símbolo de status e ascensão social. Hoje, o carro representa para a sociedade um grande diferencial e demarca o poder aquisitivo das classes sociais. Com tanta tecnologia disponível e a velocidade em que, cada vez mais, novas tecnologias são implantadas, temos que saber o que estamos comprando. Existem muitos modelos de automóveis e de montadoras vindas do mundo inteiro. O Brasil se tornou o país com maior número de montadoras instaladas do mundo.


Os cuidados
Quando compramos um automóvel consideramos uma séria de quesitos: beleza, tecnologia, acabamento interno, conforto, e outros que nem sabemos explicar. Cuidar desta paixão tornou-se cada vez mais importante e difícil, pois, algumas oficinas não estão completamente preparadas para atender todas as necessidades, uma vez que não acompanham o rápido avanço tecnológico.


A escolha
Para escolher melhor o lugar para deixar o carro, no caso de reparação, podemos seguir algumas dicas:
O primeiro contato é essencial. Preste atenção no atendimento. Um simples telefonema pode ser revelador. Se for pessoalmente, veja se a oficina dispõe de um espaço para recepção dos clientes e seus veículos, se funcionários são atenciosos e educados, de preferência uniformizados. Uma vez que você decida deixar o carro para orçamento, é importante que trate vem dele desde o início.
 A oficina deve fornecer uma ficha detalhando o estado no qual seu veículo foi deixado, informações como: quantidade de combustível, quilometragem e presença de acessórios devem constar nesta ficha. Além disso, o estabelecimento deve providenciar capas para os bancos, a fim de proteger o revestimento, aliás, o carro inteiro deve ser todo protegido, verifique como estão os carros em conserto.
 Enquanto o orçamento é realizado, observe as instalações do local. O ambiente deve ser limpo, organizado e bem iluminado. Equipamentos e ferramentas, peças e materiais devem estar em lugar específico.
 Repare na roupa dos mecânicos se os seus uniformes estão sujos demais, isto não é um bom sinal.
 Dependendo dos serviços prestados pela oficina, existem alguns equipamentos que são fundamentais para a qualidade do trabalho.
 Numa funilaria o processo de lixamento da carroceria deve ser a seco, utilizando ferramentas especiais: lixar com água, propicia o surgimento de pontos de ferrugem. Solda com maçarico, também, não é recomendada, embora ainda é muito comum nas oficinas menores. O problema é que esse processo de soldagem superaquece o metal, favorecendo o aparecimento de corrosão. Verifique se a oficina utiliza soldas elétricas (MIG/MAG), que produzem temperaturas menores e não danificam a chapa.
 As oficinas que trabalham com pintura devem contar também com uma cabine específica, pois, a secagem da tinta pode ser feira em cerca de 30 minutos. Ao ar livre, o processo pode demorar até dois dias. Além disso, a cabine impede contaminação com sujeira ou resíduos que estejam no ar da oficina, evitando defeitos.
 No tocante à parte mecânica, com a presença da eletrônica nos veículos atuais, tornou imprescindível a utilização de equipamentos modernos para verificar o funcionamento, por exemplo: a injeção eletrônica.
 Também, temos que verificar se os funcionários estão aptos a lidar com os equipamentos. Observe se existem certificados ou diplomas que as empresas e os seus profissionais possuem, expostos em locais visíveis.


Todas as dúvidas devem ser esclarecidas na hora
O orçamento
Quando o orçamento estiver pronto, um funcionário deverá explicar tudo o que precisa ser feito em seu carro, esclarecendo todas as dúvidas que você possa ter. Ao término do serviço, a oficina deverá apresentar as peças substituídas, além de fornecer a nota fiscal dos serviços realizados no veículo.


Observando estas dicas, escolher uma boa oficina será muito mais fácil.








Luiz Roberto de Jesus Diniz
Consultor para Desenvolvimento de Negócios
Concetto Consulting - Concetto Group

Nenhum comentário:

Postar um comentário