sábado, 10 de março de 2012

S10 agora tem apelo de produto globalizado


Helder Lima

Nova picape média chega à era do produto global
Para não perder a liderança no segmento de picapes médias, a Chevrolet apresentou nesta semana a nova S10, produto global que foi projetado com auxílio do Centro de Desenvolvimento da GM do Brasil, em São Caetano do Sul.

Além da fábrica de São José dos Campos (SP), a nova picape é produzida na Tailândia e em breve estará nas linhas de outras unidades no mundo. Baseada na arquitetura global de picapes de carroceria sobre chassi, a nova S10 foi desenhada, desenvolvida e executada para oferecer aparência, desempenho, versatilidade e refinamento.

“Criamos um veículo global, para rodar em qualquer canto do mundo”, afirma Grace Lieblein, presidente da General Motors. A nova picape traz a frente alta e a grade seccionada pela barra que ostenta o logo da Chevrolet. As linhas agressivas da dianteira acabam se tornando mais suaves na lateral, mas a ideia de força e robustez continua forte na picape pelas caixas de rodas altas.

Mudanças significativas no interior
A nova S10 conta com 12 configurações, que se dividem entre motores diesel e flex, cabines duplas e simples, tração 4x2 e 4x4 e ainda três níveis de acabamento e equipamentos: LS, LT e LTZ, respeitando a nova nomenclatura aplicada a todos os veículos da marca.
As versões equipadas com o motor 2.4 flexpower serão vendidas em cinco diferentes configurações, todas 4x2. São duas opções de cabine simples, a LS e a LT, e três na cabine dupla, LS, LT e LTZ.

Inicialmente, as versões equipadas com motor 2.8 turbodiesel serão vendidas em sete versões.

Consumidor escolhe motor flex ou turbodiesel
A nova picape tem opções de motores 2.4 flexpower ou 2.8 turbodiesel. O motor flex recebeu um novo corpo de borboleta e um novo sistema de admissão, com filtro, ressonador de ar e um sensor de massa de ar.

Dos anteriores 21,9 kgfm, o novo 2.4 FlexPower passa a oferecer 24,1 kgfm - com 90% deste valor atingido já nas 2.800 rpm. A potência continua a mesma: 147 cv quando abastecido com etanol e 141 com gasolina, ambas a 5.200 rpm.

Já o propulsor 2.8 diesel CTDI tem turbo de geometria variável. Ele se difere dos atuais turbos de geometria fixa por ter pás que se movimentam continuamente, tornando a captação dos gases de escape mais eficiente em qualquer rotação. O torque é o maior da categoria: são 47,9 kgfm disponíveis já a 2.000 rpm. A potência é de 180 cv a 3.800 rpm.

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