Novo design revela o cuidado em construir uma imagem de dinamismo; detalhes em vermelho conferem esportividade |
Helder Lima
O centro das atenções da Mercedes-Benz no Salão Internacional de Genebra, de ontem a 18 de março, é a apresentação mundial do novo Classe A.
A montadora está iniciando um capítulo novo no segmento de compactos, oferecendo o que chama de “design emocionante” e motores que emitem 99 gramas de CO2 por quilômetro. Esse é o nível mais baixo com um propulsor a gasolina da marca. Na Europa, o modelo terá também motores a diesel.
Saída dupla do escapamento dão um toque de esportividade |
Em termos de segurança, as especificações de série incluem um sistema de assistência de prevenção de colisões, baseado em radar. O desempenho aerodinâmico com coeficiente recorde de 0,26 coloca o Classe A no alto de sua categoria. O comportamento é ajudado pelo defletor de teto, de série.
Com o novo projeto, a montadora buscou um efeito de design e dinamismo, aplicando em seu modelo de produção em série o mesmo conceito do projeto ‘Concept A-Class’.
Reinterpretando o formato de dois volumes, os designers da Mercedes criaram um exterior com ar esportivo. Gorden Wagener, chefe de design da Mercedes-Benz, afirma que “as linhas de definição, em especial nas laterais do carro, dão ao Classe A estrutura e tensão”.
Interior reforça a esportividade do novo Classe A |
Quanto ao design interior, o objetivo foi complementar o visual esportivo, combinando materiais de qualidade. As superfícies de acabamento têm revestimento em cromo prateado, feito por eletrodeposição, o que cria um aspecto de uma superfície metálica real, inclusive com o “toque frio” característico.
Além do modelo básico, o carro terá três linhas de design e equipamentos definidas pelos nomes ‘Urban’, ‘Style’ e ‘AMG Sport’. O carro chegará às concessionárias europeias em setembro deste ano e no Brasil em 2013.
Modelo tem tração integral
O dinamismo prometido pelo design e pelo sistema de propulsão é complementado pelo trabalho da suspensão. Um centro de gravidade perceptivelmente mais baixo e um novo eixo traseiro 4-link são a base do comportamento do carro, além de permitirem a instalação do sistema de tração integral. Os usuários podem escolher entre várias opções de suspensão, entre elas, a suspensão esportiva opcional.
A direção eletromecânica do Classe A foi completamente reprojetada e agora o motor elétrico fica posicionado diretamente sobre a caixa de direção, que utiliza um sistema de duplo pinhão, compacto e mais preciso.
Turbo é alimentado por gases do escapamento
A amplitude da nova geração de motores a gasolina, com deslocamento de 1,6 e 2 litros, vai de 90 kW (115 cv) no A 180 e 115 kW (156 cv) no A 200 a até 155 kW (211 cv) no A 250.
Em todos eles está presente a combinação de injeção direta e turbocompressão pelos gases de escapamento, processo de combustão mais eficiente, utilizando injetores de ação rápida para múltipla injeção do combustível, além da ignição de faíscas sob demanda.
Esse sistema, chamado de ‘Camtronic’, é uma inovação que também terá sua apresentação mundial no motor 1,6 litro: o ajuste da elevação da válvula no lado da admissão restringe a quantidade de mistura utilizada em regime de carga parcial, reduzindo o consumo.
Os motores a diesel também oferecem eficiência graças à tecnologia de injeção e turbocompressão. O A 180 CDI tem potência de 80 kW (109 cv), enquanto o A 200 CDI oferece um máximo de 100 kW (136 cv). O A 220 CDI tem 2,2 litros de cilindrada e 125 kW (170 cv).
Todos os motores do novo Classe A têm função ECO start/stop de série. Os motores podem ser combinados tanto com a nova transmissão manual de seis marchas como, opcionalmente, com transmissão automática de dupla embreagem.
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