Marca alemã lança cupê esportivo que adota motor de três cilindros e alta tecnologia |
BMW i8 – Portas com abertura para cima tornam o cupê ainda mais sofisticado |
A montadora BMW anunciou na Europa
o lançamento do modelo i8, um cupê esportivo de 2+2 lugares que é o primeiro da
marca a trabalhar com motor de três cilindros.
A tecnologia de propulsão do
veículo adota o sistema híbrido plug-in (pode ser carregado em tomada elétrica
comum), o que significa que o motor convencional faz parte de um conjunto que
conta também com um sistema elétrico de propulsão.
O modelo marca o início de uma nova
geração de carros esportes da marca, e busca combinar design, desempenho e
eficiência. O protótipo de design do veículo havia sido revelado no Salão de
Frankfurt de 2011 e agora a montadora mostra a versão de produção.
O i8 representa a segunda série de
veículos com tecnologia inovadora da marca. A primeira série pertence ao modelo
i3, que adota propulsão 100% elétrica.
No i8, o motor de 1,5 litro tem
desempenho aumentado por um sistema biturbo. O propulsor do modelo
produz 231 cavalos de potência, com tração nas rodas traseiras, uma
caraterística que é comum nos carros da marca.
No eixo frontal, por sua vez, trabalha o motor elétrico, que
produz 131 cv adicionais, para otimizar o desempenho. O motor opera com suporte
de um conjunto de baterias de íons de lítio.
Aceleração é de 4,4 segundos
O BMW i8
acelera de zero a 100 km/h em apenas 4,4 segundos, perto das melhores marcas de
carros esportivos. As emissões de CO2 são de 49 gramas por quilômetro, o que é
uma marca bem inferior a de carros pequenos que rodam pelas ruas atualmente.
O carro tem desempenho como os tradicionais esportivos de sua
categoria, mas oferece também eficiência no consumo de combustível, fazendo até
47 km com um litro. Uma preocupação da engenharia da marca foi dotar o modelo
de uma perfeita distribuição de pesos, ficando o mais próximo possível da
relação 50:50, que permite uma condução mais ágil e segura.
Interior – Luxo, esportividade e tecnologia são o padrão do novo modelo |
Nenhum comentário:
Postar um comentário