segunda-feira, 11 de julho de 2016

Duster e Duster Oroch ficam mais econômicos na linha 2017; picape ganha nova versão com câmbio automático


Sucesso de vendas no Brasil, o SUV Duster e a Picape Duster Oroch conquistaram o público graças à sua robustez, inovação, amplo espaço interno e versatilidade. Agora, os dois modelos chegam à linha 2017 com uma notável melhoria em eficiência energética de até 11,5% nos motores 2.0, em relação ao modelo anterior. Além disso, há importantes novidades: todas as versões 2.0 16V dos modelos passam a ser equipadas com direção eletro-hidráulica, que garante maior conforto e menor consumo; o motor 2.0 16v está mais eficiente; houve uma evolução na ergonomia; e, para finalizar, a Duster Oroch recebe a opção do câmbio automático.

A Renault buscou soluções da Fórmula 1 para melhorar a eficiência energética do SUV e da picape. O sistema ESM (Energy Smart Management) de regeneração de energia funciona de forma simples e eficiente. Durante a desaceleração do carro, quando o motorista retira o pé do acelerador, o motor continua girando sem consumir combustível. Nesse momento, o alternador automaticamente passa a recuperar energia e enviá-la para a bateria, que aumenta sua carga sem consumo de combustível. Durante a aceleração, o alternador não precisa “roubar” energia do motor para enviar à bateria, já que houve a carga na desaceleração.

Outra notável evolução em matéria de conforto e redução de consumo é a adoção da direção eletro-hidráulica. Para o motorista, isso representa uma direção ainda mais leve e um menor esforço na hora de realizar manobras. A direção com esforço variável ainda se ajusta de acordo com a velocidade, ficando mais pesada em altas velocidades e proporcionando maior segurança. Como nesse sistema a bomba da direção passa a ser acionada por um motor elétrico a parte, e não pelo motor do carro, evita-se a perda de potência e se reduz em até 2% o consumo de combustível.

Produzido na fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR), o motor 2.0 16v passa por uma evolução. A partir de uma mudança da força tangencial no anel do cilindro, houve uma redução de atrito interno, gerando uma melhoria no consumo de combustível. O motor 2.0, que manteve os números de potência e torque, é destaque no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), elaborado pelo Conpet, com nota “A” em consumo de combustível no Duster equipado com câmbio manual e na Duster Oroch, incluindo a nova versão com câmbio automático.

A adoção de “pneus verdes” para o Duster 2.0 (item já presente na Duster Oroch), com menor resistência ao rolamento, também contribui para melhorar a eficiência. Estes pneus são mais leves e aquecem menos, graças à adição de alguns compostos especiais à mistura original de borracha e sílica que dá origem aos pneus, sem comprometer em segurança, aderência e durabilidade.

O desenvolvimento da linha 2017 da Duster Oroch e do Duster envolveu 74 engenheiros da RTA (Renault Tecnologia Américas), que tem o objetivo de desenvolver produtos voltados às necessidades e ao perfil do consumidor latino-americano. Em um período de dois anos, foram testadas 121 unidades em países como Brasil, Argentina e França com o foco na redução de consumo de combustível.

Para o consumidor que busca uma maior redução no consumo de combustível, tanto o Duster quanto a Duster Oroch oferecem a função EcoMode, que pode ser acionada por meio do botão localizado no painel central. Este modo limita a potência e o torque do motor, além de reduzir a potência do ar-condicionado, o que permite uma redução de 10% no consumo de combustível. Outro recurso é o indicador de trocas de marchas Gear Shift Indicator (GSI), o qual auxilia o motorista a dirigir de forma econômica e eficiente ao sugerir quando reduzir ou aumentar a marcha para melhor aproveitar as características dos motores.

Tanto Duster quanto Duster Oroch também evoluíram em ergonomia para melhorar o dia a dia dos passageiros. O comando de controle dos retrovisores elétricos, por exemplo, agora está na porta do motorista. Outra mudança foi na adoção do vidro “one-touch”, que traz maior conforto e praticidade aos passageiros. Há ainda o fechamento global dos vidros pela chave na versão Dynamique, bastando ao motorista dar dois cliques no controle remoto do carro, para que os vidros subam automaticamente.

DUSTER OROCH AUTOMÁTICA

A inovadora picape Duster Oroch, que criou um segmento entre as picapes pequenas e grandes, aumenta sua gama de versões com a adoção da caixa automática de quatro marchas, a mesma que já equipa o SUV Duster. O confiável câmbio automático garante ao motorista o máximo de conforto sem abrir mão da robustez e versatilidade já características da picape.

Com a nova transmissão, a Duster Oroch oferece conforto de rodagem ainda maior, principalmente para os usuários que a utilizam na cidade. Hoje cerca de 48% dos consumidores dos grandes centros urbanos, como Rio e São Paulo, optam por carros automáticos.

O câmbio automático da Duster Oroch é comprovadamente um dos mais robustos do mercado, ideal para a aplicação em picapes, devido à necessidade de carregar carga. Mesmo sendo um câmbio automático, para o motorista que desejar trocar as marchas manualmente, leves toques na alavanca de câmbio permitem ao motorista fazê-lo.

A caixa automática foi desenvolvida levando em consideração a eficiência do carro, bem como conforto e velocidade de engate, além de oferecer toda a confiabilidade da Renault.

DUSTER 

Expression Manual 1.6 16V Hi-Flex.............................R$ 66.490
Dynamique Manual 1.6 16V Hi-Flex.............................R$ 72.580
Dynamique Automático 2.0 16V Hi-Flex……................R$ 83.540
Dynamique 4x4 Plus 2.0 16V Hi-Flex……....…….……..R$ 84.690


DUSTER OROCH 

Expression 1.6 16V Hi- Flex…………...………………..R$ 66.080
Dynamique 1.6 16V Hi- Flex…………....……………….R$ 70.580
Dynamique 2.0 16V Hi- Flex…………....……………….R$ 74.580
Dynamique Automática 2.0 16V Hi- Flex….................R$ 76.580

Fonte: Imprensa Renault

Nenhum comentário:

Postar um comentário