terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Volkswagen up! é o carro equipado mais econômico do Brasil


O up! vai chegar ao mercado brasileiro com um importante reconhecimento de qualidade e eficiência energética: a melhor classificação no PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem) do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) entre os modelos equipados com motor flexível, direção assistida e ar-condicionado.

O modelo obteve classificação “A” (verde) no PBE 2014 e atingiu o consumo energético (média E22/E100) de apenas 1,57 MJ/km, conforme norma NBR 7024. O PBE estabelece que, se a montadora planeja comercializar mais de 33% dos veículos com ar-condicionado e direção assistida, o consumo de energia desses equipamentos deve ser considerado para obtenção dos resultados.
   
De acordo com essas normas, o up! é capaz de rodar até 13,2 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina (E22) e até 9,1 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada, com etanol (E100), valores obtidos conforme norma NBR 7024 e corrigidos pela Portaria INMETRO nº 10/2012.

“O up! será uma nova referência em eficiência energética no mercado brasileiro. Para isso, equipamos o modelo com a nova geração de motores 1.0l de três cilindros, o mais moderno fabricado pela Volkswagen no Brasil”, afirma o Dr. Egon Feichter, vice-presidente de Desenvolvimento de Produto da Volkswagen do Brasil.

Motor do Ano 2014

Lançado ano passado no Fox BlueMotion, o motor 1.0l de três cilindros que equipa o up! oferece excelentes níveis de consumo e desempenho – qualidades que lhe garantiram o prêmio “Motor do Ano 2014”, concedido por um júri formado por jornalistas especializados e engenheiros. A premiação é uma das mais importantes da indústria automobilística brasileira.


Com 999 cm³ de cilindrada, o motor 1.0l do up! é Total Flex, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) à mesma rotação, com etanol.

O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3.000 rpm e se mantém por longa faixa de rotações. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível.

Essa ampla faixa de distribuição do torque merece destaque, pois melhora o desempenho em baixos regimes e dá fôlego para retomadas de velocidade, além de tornar o up! um veículo extremamente econômico.

Padrão de economia e sustentabilidade

Além do up!, os modelos Gol, Voyage, Fox, Polo e Saveiro também receberam nota “A” pelo PBE 2014, por apresentarem excelentes números de consumo de combustível. O Fox BlueMotion, também equipado com a nova geração de motores 1.0l de três cilindros do up!, apresenta consumo energético de apenas 1,60 MJ/km.


O Gol BlueMotion Technology e o Voyage BlueMotion Technology, equipados com motor 1.0l TEC, apresentam consumo energético de 1,68 MJ/km. O Polo BlueMotion 1.6 se destaca com o consumo energético de 1,76 MJ/km e a Saveiro 1.6, com 1,93 MJ/km.

Fonte: Imprensa Volkswagen

Nenhum comentário:

Postar um comentário