domingo, 5 de janeiro de 2014

Fiat anuncia compra total da Chrysler nos EUA

Freemont – Versão do original Dodge Journey foi lançada no mercado brasileiro graças à fusão entre as duas montadoras
Helder Lima

A Fiat, que já detinha ações da Chrysler, anunciou em 1º de janeiro que alcançou um acordo com a Veba Trust, a associação dos funcionários da marca norte-americana, para adquirir todas as ações da Chrysler, que abrangem os 41,4% do capital ainda não pertencentes à montadora italiana e que estão em poder da associação.

Dodge Journey 2014
A transação deverá ser concluída até 20 de janeiro. Pela venda de sua participação acionária no Grupo Chrysler, a Veba receberá o valor consolidado de 3,65 bilhões de dólares.

Paralelamente a essa transação, o Grupo Chrysler e o UAW, o sindicato que representa os trabalhadores da indústria automotiva norte-americana, concordaram em assinar um memorando de entendimento referente aos acordos coletivos de trabalho do grupo, para contribuições adicionais da empresa para o fundo no valor de US$ 700 milhões, pagos em quatro parcelas anuais.

O pagamento inicial será feito no fechamento da transação com a Fiat e os demais pagos em cada um dos próximos três aniversários do pagamento inicial. 

Como contrapartida, o UAW compromete-se a continuar apoiando as operações industriais no Grupo Chrysler e a implementação da aliança Fiat-Chrysler, incluindo envidar esforços para cooperar na implantação continuada dos programas Fiat-Chrysler de World Class Manufacturing (WCM, ou sistema de produção que combate o desperdício e aumento da eficiência produtiva), além de participar ativamente na difusão deste sistema de produção, para ajudar o grupo a alcançar seus objetivos de longo prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário