Allroad Shooting Brake – Design musculoso traduz vocação do veículo para encarar estradas difíceis |
Helder Lima
O Audi Allroad Shooting Brake é o modelo de exibição da
Audi que estreou no Salão do Automóvel de Detroit (EUA) nesta semana. O veículo
de duas portas é um crossover e, por isso, seu uso não se limita aos caminhos
pavimentados. Sua funcionalidade o torna ideal para praticantes de esportes
recreacionais e a propulsão híbrida torna possível uma nova forma de tração
integral: a e-tron quattro.
O carro combina apelo sensual, gera
402 cv (300 kW) de potência e consome apenas 52,63 km/l. Outro diferencial é
que ele traz aplicativos eletrônicos de vanguarda. "Estamos mostrando
nesse projeto algumas previsões concretas para o futuro próximo", conta o
Ulrich Hackenberg, membro do Conselho da Audi.
Interior – Instrumentos com ergonomia, design sofisticado e materiais nobres de acabamento |
O crossover compacto tem emissões de 45 g de CO2 por quilômetro. A
autonomia chega a 820 quilômetros.
Tela de navegação – Gráficos em 3D e sistema de comunicação pela internet: contato com redes sociais |
Em operação com solicitação parcial, um sistema de injeção
indireta complementa o de injeção direta para aumentar a economia de
combustível. O coletor de exaustão, que é integrado ao cabeçote, permite um
gerenciamento térmico de alto desempenho.
Dois motores elétricos auxiliam os deslocamentos
Um segundo motor elétrico, que
funciona separado desta unidade propulsora, está montado no eixo traseiro. Ele
fornece força propulsiva em velocidades baixas e moderadas, com potência máxima
de 85 kW (115 cv) e 27 quilos de torque.
Se o sistema de gerenciamento híbrido considerar que é
necessário usar tração integral, ele pode operar em linha com os motores a
combustão e elétrico da dianteira. Nessas situações, como numa estrada
escorregadia ou em condições fora de estrada moderadas, ele essencialmente
transforma o Audi Allroad Shooting brake num e-tron quattro.
Tela permite navegar com imagem em 3D
No interior, o terminal MMI e o volante multifuncional esportivo permitem ao
condutor controlar quase todas as funções de forma intuitiva. A estrutura do
menu é baseada na de um smartfone e inclui uma função de busca por texto. É
fácil acessar as principais funções e toques no touchpad do terminal MMI
permitem rolar e aproximar rapidamente listas e mapas.
O display TFT, com tela de 12,3 polegadas, apresenta todas
as informações em gráficos 3D de alta qualidade e oferece uma variedade de
modos de exibição. Na configuração clássica, o medidor de potência do sistema
de propulsão híbrido plug-in e o velocímetro ficam em primeiro plano, enquanto
na modo Infotainment elementos como o grande mapa de navegação sobressaem. No
modo Sport, o conta-giros é mostrado em destaque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário