terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Ford apresenta o C-MAX Solar Energi Concept, carro elétrico movido a energia solar

Monovolume conceitual traz painéis fotovoltaicos no teto, para alimentar o sistema de propulsão elétrica que faz parte da tecnologia híbrida
Helder Lima

A Ford anunciou nos Estados Unidos um novo modelo conceitual na linha do monovolume C-Max, que é dotado de um sistema de captação de energia solar, com células fotovoltaicas instaladas em três painéis no teto do veículo.

O modelo, chamado de ‘C-Max Solar Energi’, tem propulsão por sistema híbrido, formado por motores elétrico e convencional, e o recurso de captação de energia solar deixa o veículo mais independente do dispositivo plug-in para carregar as baterias por meio da rede elétrica.

Segundo a montadora, um dia de exposição ao sol permite que o carro tenha o mesmo desempenho do modelo híbrido plug-in C-Max Energi. Isso significa que o carro tem consumo médio de 45,9 km/litro na cidade e 39,11 km/litro na estrada, sendo que o consumo médio combinado é de 42,5 km/litro.

Considerando a energia carregada no sistema elétrico e o tanque de combustível, o veículo de energia solar tem autonomia para 997,7 km, uma marca bem melhor do que a autonomia dos carros puramente elétricos, que no máximo chega a 200 km. Mas o C-Max conceitual da Ford tem autonomia de apenas 33,7 km se o motorista desligar o motor convencional e usar somente o modo elétrico.

No processo de pesquisa para o desenvolvimento do modelo, foi necessário usar um laboratório para amplificar a energia do sol, permitindo ao teto do veículo absorver a energia mais rapidamente do que no processo de exposição natural.

Isso permitiu que o equipamento fosse dimensionado e adotasse as características para oferecer o melhor desempenho em termos de eficiência na captação de energia no dia a dia.

Tecnologia ‘aprende’ destinos comuns

A montadora adotou em sua linha de veículos elétricos a tecnologia EV+, que ajuda o carro a “aprender” os destinos mais frequentes e dar ao motorista de híbridos o que ele quer – rodar a maior parte do tempo no modo elétrico. O EV+ faz parte do painel SmartGauge e é equipamento de série das versões híbridas do Fusion e C-Max.

O EV+ combina o GPS do sistema de conectividade com um programa de algoritmos desenvolvido por engenheiros para conhecer os destinos frequentes do veículo. Uma vez que esses locais são conhecidos – como o estacionamento de casa – o EV+ ajusta o modo como a energia da bateria de alta voltagem é usada para impulsionar o veículo.

Lente especial amplia eficiência 

Para viabilizar o sistema de captação de energia do sol, os pesquisadores desenvolveram painéis fotovoltaicos que são cobertos por uma lente especial, que torna mais eficiente o impacto dos raios solares nas células fotossensíveis. Com isso, a eficiência do sistema chega a melhorar oito vezes em relação à captação sem as lentes.

O projeto do carro foi criado pela Ford em parceria com o Georgia Institute of Technology, localizado em Atlanta. O instituto detém o conhecimento estratégico sobre a energia solar e os laboratórios. O Ford C-Max conceitual será apresentado na CES 2014, feira anual de tecnologia que será realizada em Las Vegas entre 7 e 10 de janeiro.

Depois da feira, a Ford e o instituto vão realizar testes abrangendo cenários de uso na realidade do dia a dia. O objetivo desses testes será verificar se a solução de energia solar tem viabilidade para fazer parte de um carro de fabricação em série.

A Ford também teve como parceira em seu projeto a SunPower, empresa de San Jose (Califórnia), que forneceu as células fotovoltaicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário