Nova geração apresentada nos EUA enfrentou 16 milhões de quilômetros de testes |
Helder Lima
A Ford apresentou nesta semana no Salão de Detroit a nova geração da picape
F-150. O utilitário é a versão mais robusta, inteligente e versátil já
produzida do modelo.
Volante com comandos e câmbio automático contribuem para nível de sofisticação do utilitário |
A nova F-150 traz uma combinação potência, capacidade de carga e
eficiência. Ela usa materiais avançados que aumentam a durabilidade e evitam a
corrosão, processadores mais rápidos para aprimorar a dirigibilidade e soluções
inovadoras de transporte de carga e reboque.
A F-150 faz parte da Série F, a linha de picapes mais vendida da América do
Norte há 37 anos consecutivos e veículo mais vendido da América há 32 anos.
Ao projetar a Nova F-150, a Ford aprimorou o
chassi em formato de escada, uma de suas assinaturas. Totalmente novo, ele traz uma quantidade
inédita de aço de alta resistência, mais forte e leve.
Ligas de alumínio de alta resistência, de
uso militar e também aplicadas na indústria aeroespacial e no transporte
comercial e energia, foram introduzidas pela primeira vez em toda a carroceria
da F-150, aumentando a resistência a torção e impactos, com economia de peso.
No total, foram eliminados cerca de 700 kg
do veículo, aumentando a capacidade de carga da F-150, assim como a sua
capacidade de aceleração e frenagem, com ganho de eficiência.
Modelo perde 700 kg em relação à geração anterior e conta com maior desempenho e capacidade de carga |
Antes de chegar ao mercado, a picape foi testada nos
laboratórios e campos de provas da Ford e por alguns de seus clientes mais
exigentes, em mais de 16 milhões de quilômetros.
Os testes de "tortura" simularam as solicitações do
veículo durante toda a sua vida útil. Eles incluíram cruzar o país puxando
reboque e cargas pesadas através de vales, desertos em alta altitude e
montanhas, em temperaturas que variaram de abaixo de zero a quase 50ºC.
Cliente terá quatro opções de motores para escolher
A nova F-150 conta com quatro opções de motores para atender
praticamente qualquer necessidade de utilização. O novo EcoBoost de 2.7 litros
com Auto Start-Stop de série e o V6 de 3.5 litros com duplo comando de válvulas
independente e variável se juntam aos conhecidos EcoBoost de 3.5 litros e V8
5.0 Ti-VCT. O motor EcoBoost 2.7 litros, de design leve e compacto, entrega a
mesma potência de alguns V8.
A tecnologia Auto Start-Stop ajuda a economizar combustível. Ao
contrário de soluções semelhantes usadas em outros veículos, essa tecnologia -
desenvolvida especialmente para os clientes de picapes - desliga o motor para
economizar combustível quando o veículo está parado, a não ser que ele esteja
com reboque ou tração nas quatro rodas. O motor religa em milissegundos quando
o freio é liberado.
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