quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Primeiro Ford Mustang 2015 é vendido em leilão por 300 mil dólares


O primeiro Ford Mustang GT 2015 produzido para o mercado foi arrematado em um leilão nos Estados Unidos por 300 mil dólares. A quantia foi doada à organização JDRF, dedicada à pesquisa de diabetes. O vencedor, Sam Pack, colecionador e distribuidor Ford no Texas, será o primeiro a possuir um Mustang da nova geração, cujas vendas começam no segundo semestre na América do Norte.

 Desde o lançamento em abril de 1964, o Mustang tem a proposta de ser “o carro desenhado para ser desenhado por você” e o vencedor do leilão poderá fazer o mesmo com seu novo carro. Ele terá o direito de escolher transmissão automática ou manual, a combinação de cores internas e externa e diversos acessórios que estarão disponíveis na linha.

“O interesse pelo novo Mustang GT no leilão foi excepcional”, disse Raj Nair, vice-presidente de Desenvolvimento Global do Produto da Ford. “As pessoas foram atraídas pela oportunidade de ter esse carro histórico e também de contribuir para a JDRF. Temos o prazer de continuar a ajudar na luta para a cura do diabetes tipo 1.”

O motor V8 do novo Mustang GT gera uma potência de mais de 425 cv. Sob a carroceria arrojada ele traz sistemas de suspensão dianteira e traseira independentes, que ajudam a transferir o torque para a pista com controle de direção preciso e desempenho de classe mundial. Tem também tecnologias inovadoras para oferecer um nível avançado de informação, controle e conectividade quando o motorista deseja, incluindo controle de arrancada para partidas fortes e suaves.

John Brady, presidente da JDRF, agradeceu a Ford e a empresa de leilões Barrett-Jackson pelo apoio. “Esse dinheiro vai nos levar mais perto de um mundo sem diabetes tipo 1”, disse.

A Ford é parceira da JRDF desde 1983 e, com essa ação, soma mais de 3,5 milhões de dólares arrecadados para a entidade na forma de veículos em leilão. No mesmo evento, a Ford também cedeu para leilão uma picape Ford F-100 1956 inspirada no Shelby GT500, com fundos destinados à construção de um hospital infantil no Canadá.

Fonte: Imprensa Ford

Ford Focus e New Fiesta entre os mais vendidos do mundo


O Ford Focus e o New Fiesta, veículos da geração global da Ford também vendidos no Brasil, devem fechar 2013 com recorde de vendas impulsionado por significativo crescimento em vários mercados mundiais. Os dois modelos estão entre os cinco mais vendidos do mundo e, segundo o levantamento divulgado pela agência Polk, somaram 1,4 milhão de veículos com os registros globais consolidados até o terceiro trimestre do ano passado.

O Focus continua a ser o veículo mais vendido do mundo com o total de 856.587 unidades de janeiro a setembro, um crescimento de mais de 16% sobre o ano anterior. Com isso, ampliou sua liderança e a diferença em relação ao concorrente mais próximo para mais de 75.000 unidades. A China foi a principal responsável por esse desempenho, com 303.481 registros, que representam um crescimento de 85% sobre o ano anterior.

O design e a lista completa de equipamentos estão entre as principais razões de compra citadas pelos compradores do Focus. Na China, os consumidores apontam o estilo, o excelente nível de segurança e a alta qualidade como principais diferenciais do veículo. Em cada um desses itens, o modelo aparece com uma vantagem de 15% a 40% à frente dos concorrentes mais próximos.

“O sucesso do Focus em conquistar cada vez mais clientes em todo o mundo mostra a força do plano One Ford”, diz Jim Farley, vice-presidente executivo global de Marketing, Vendas e Serviços da Ford. “Continuamos absolutamente comprometidos em desenvolver uma família completa de veículos que, como o Focus, oferecem excelente qualidade, economia de combustível, segurança, design inteligente e valor.”

Graças ao plano One Ford e a essa visão global de produto, a marca tem hoje dois carros entre os cinco mais vendidos no mundo – o Focus e o Fiesta –, segundo os dados da Polk. O Focus detém também o título de carro de passageiros mais vendido da China e o Fiesta continua a ser o compacto líder de vendas da Europa.

Fonte: Imprensa Ford

Daimler India conquista prêmio de fabricante de veículos comerciais do ano


Apenas 15 meses após sua chegada ao mercado, a Daimler India Commercial Vehicles (DICV), subsidiária do Grupo Daimler, conquistou o renomado prêmio indiano “Apollo CV” de 2013, que a reconhece como “Fabricante de Veículos Comerciais do Ano”. Essa premiação significa o impacto da Empresa na modernização do setor industrial de veículos comerciais da Índia.

A DICV também recebeu mais duas expressivas premiações, conferidas a caminhões da marca BharatBenz. O modelo 1217 C foi o destaque na categoria “Inovação em Veículos Comerciais do Ano de 2013”. Projetado para trabalhar na construção civil, este é o primeiro basculante de sua categoria de peso na Índia. Por sua vez, o BharatBenz 3128 C levou o prêmio principal na categoria “Transportador de Carga acima de 25 ton”.

“Temos todos os motivos para nos orgulharmos. Sermos considerados o fabricante de veículos comerciais do ano, somente 15 meses após a nossa chegada ao mercado, reforça o desenvolvimento da indústria que é atribuído à BharatBenz”, diz Marc Llistosella, diretor geral  e CEO da DICV, que ficou entusiasmado com as premiações. “Para nós, esse reconhecimento do setor é um incentivo para mantermos o ritmo acelerado e continuarmos a fornecer nossos produtos para o mercado”.

Essa tradicional premiação é realizada, desde 2010, pela mais conhecida revista indiana especializada em veículos comerciais, a “CV”, que conta com parceria da fabricante de pneus “Apollo”. No ano passado, somente três meses após seu lançamento no mercado, a BharatBenz já havia conquistado dois cobiçados prêmios nas categorias de “Melhor Veículo Comercial “ e “Melhor Caminhão de Tração Rígida”.

A DICV lançou seus primeiros modelos BharatBenz no mercado em setembro de  2012. Desde então, gradualmente, foi lançando suas linhas de produtos, que incluem basculantes e caminhões para segmentos que vão de 9 a 49 toneladas. Outros quatro modelos serão lançados em breve, complementando o portfólio existente.

Desde maio de 2013, a DICV também vem produzindo caminhões Fuso em sua fábrica de Chennai, na Índia. Estes caminhões são destinados a exportações para os mercados emergentes da Ásia e da África. Para tanto, a Empresa trabalha em conjunto com a subsidiária japonesa Daimler Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation (MFTBC), dentro da estrutura do Modelo de Negócios Asiático.

Fonte: Imprensa Mercedes-Benz

Ford apresenta novo conceito global de carro compacto


A Ford vai revelar um novo carro-conceito global na próxima semana. Uma das apresentações será no Salão de Nova Déli 2014, principal evento automotivo da Índia, que abre para o público de 7 a 11 de fevereiro. A primeira imagem do produto, divulgada na forma de “teaser”, exibe um detalhe da grade dianteira e do farol.

Ford Figo
Criado com base na filosofia global de design da Ford, o conceito mostra a visão da marca de um futuro produto para o competitivo segmento de carros compactos nos mercados globais de grande volume.

O conceito revela a disposição da Ford de ter uma participação importante neste segmento no mundo. Na região da Ásia e Pacífico, por exemplo, os carros compactos devem responder por cerca de um terço das vendas da marca até meados da década.

Assim como no Brasil, o segmento de carros compactos é o mais competitivo da Índia. Ele superou o crescimento da indústria na última década e, em 2013, foi responsável por 31% das vendas. A expectativa da Ford é que ele dobre de tamanho em cinco anos, passando de cerca de 1 milhão de unidades em 2013 para 2 milhões em 2018.
Ford Figo

“Além de um esplêndido novo conceito global, estamos empolgados em apresentar nossa linha global de produtos e tecnologias para oferecer aos consumidores indianos produtos de alta qualidade, econômicos, seguros e com soluções inovadoras”, diz Joginder Singh, presidente da Ford Índia.

Figo e EcoSport

O Ford Figo – como é chamado o Fiesta RoCam na Índia – também estará presente no Salão de Nova Déli, assim como o Novo EcoSport, outro modelo que tem contribuído para o crescimento da Ford naquele país. A Ford Índia programou ainda atrações no estande com ênfase nas novas tecnologias, como o sistema de conectividade SYNC, que tem o seu comando de voz aplicado em um videogame de corrida de carro. A economia de combustível dos novos motores Ford é outro foco da demonstração, onde um mecanismo tipo calculadora vai simular o custo total de propriedade de um veículo no longo prazo.

Fonte: Imprensa Ford

Renault ZOE comemora seu primeiro aniversário

Carro excepcional, lugar excepcional. O Castelo de Versalhes abriu suas portas do para comemorar o primeiro aniversário do ZOE, o carro-chefe da gama Renault Z.E.

Desde que a Renault e o Castelo de Versalhes assinaram uma parceria em 29 de julho do ano passado, 23 veículos elétricos (10 Twizy, 10 Kangoo ZE e 3 ZOE) estão sendo utilizados pelos funcionários do local (pessoal de vigilância dos parques de Versalhes e Marly, departamento de jardins, áreas administrativas…). 30 terminais de recarga foram instalados no parque de Versalhes. Esta parceria permite manter a conservação dos jardins, o conforto e a segurança de seus 12 milhões de visitantes anuais.

Os melhores porta-vozes do ZOE são seus usuários. Neste primeiro aniversário do veículo elétrico da Renault, eles responderam em massa e entusiasmados ao convite para falar do carro e de seu dia-a-dia com o ZOE. Para muitos deles, o test drive em um veículo elétrico converteu-se automaticamente em uma compra. Além disso, 98% dos proprietários do ZOE estão satisfeitos e 97% o recomendariam. Além do prazer de dirigir, os clientes se apaixonaram pelo conforto do ZOE, graças ao silêncio quando o carro está funcionando, ausência de vibrações e a fluidez da aceleração, já que não há troca de marchas.

Em matéria de exigências de segurança, o ZOE está à altura e acaba de ganhar o título de “melhor carro elétrico de 2013” segundo o Euro NCAP, o organismo independente de segurança veicular.

Para Benoist, médico de 50 anos e um verdadeiro apaixonado por tecnologia, o carro permite que ele seja mais zen: “Recebi o ZOE, o meu primeiro carro novo. Em pouco mais de um mês, estou completamente encantado, com a ausência de vibrações ou ruído. Já o conforto ao dirigir é fantástico, além de ser muito legal ver como o ZOE atrai a atenção e a simpatia das pessoas que ficam claramente intrigadas com o veículo elétrico”.

A Renault é pioneira e líder do segmento de veículos elétricos na Europa, com uma participação de mais de 40% do mercado. Em um momento em que a indústria automobilística se volta para a tecnologia elétrica, a Renault já oferece uma gama completa de veículos elétricos, mantendo-se sempre um passo à frente. Até hoje, 10.000 ZOE foram vendidos.

Entre as novidades deste início de ano, a Renault está lançando o “ZOE Access” para os clientes pessoa física que adquirem um ZOE zero quilômetro – trata-se de uma nova opção de locação de bateria a partir de 49 euros por mês, que é perfeita para os usuários que percorrem pequenas distâncias.

Fonte: Imprensa Renault

Pneu furado nunca mais!

Selante preventivo XTire veda automaticamente furos no pneu, garantindo segurança ao motorista e oferecendo melhor desempenho ao automóvel
Imagine você se dirigindo para uma reunião importante ou mesmo a uma entrevista de emprego. No caminho um pneu fura. Além do tempo que você perderá ao fazer a troca, provavelmente chegará totalmente desalinhado ao compromisso profissional. Outra situação comum é o pneu furar durante a noite, em um local ermo, o que cria a oportunidade para o motorista ser assaltado, principalmente quando só há mulheres e crianças no carro. Todas essas situações agora podem ser evitadas, através de uma tecnologia inovadora e ecologicamente correta. Em busca de acabar com o problema do pneu furado, a XTire lança no mercado com exclusividade, um selante preventivo que “tapa” automaticamente o buraco do pneu. Uma única aplicação vale por quatro anos.

Sobre o produto e a aplicação

O produto é 100% nacional, apresenta fórmula atóxica e biodegradável, isto é, que não agride o meio-ambiente. O selante também não agride a borracha ou danifica a estrutura dos pneus, assim como não corrói rodas ou entope as válvulas. Também não afeta o balanceamento das rodas e não interfere no sistema de monitoramento de pressão (TPMS). Ao ser injetado dentro da pneu, o selante efetua a vedação instantânea e definitiva no momento do furo - de dentro para fora - impedindo assim a perda da pressão de ar e a necessidade da troca pelo estepe quando este estiver em movimento.

Quanto ao custo, o preço para veículos de passeios é a partir de R$ 125 reais por automóvel, e a partir de R$ 30 reais para motos. “O tempo total da aplicação do produto em um automóvel leva menos de 30 minutos. Terminado o processo, o veículo está pronto para o uso normal”, afirma Wagner Nigg Junior, proprietário da franquia que atende o Grande ABC.

Em que tipo de veículos 

O selante preventivo XTire pode ser aplicado em todos os tipos de veículos, desde pneus de motocicletas, automóveis, utilitários, pick-ups, caminhões, ônibus ou mesmo equipamentos agrícolas e industriais. A tecnologia do produto protege o pneu contra furos na banda de rodagem ou perda de pressão dos pneus. O produto também oferece melhora no rendimento do combustível e aumenta a vida útil dos pneus.

XTire-SP
Tel: (011) 9 6639-0660

Fonte: Daniela Guiraldelli / Sabrina de Lima

Ford Mustang terá a maior caravana da história para comemoração de 50 anos


A maior caravana de Ford Mustangs da história está sendo organizada nos Estados Unidos para comemorar os 50 anos do modelo que é um dos maiores sucessos da indústria automobilística mundial. Milhares de Mustangs de todas as épocas farão parte do desfile que vai cruzar o país para participar dos eventos oficiais.

A caravana começa na cidade de Norman, em Oklahoma, no centro dos EUA, no dia 13 de abril. De lá partem dois grupos de fãs, para uma viagem de quatro dias em direções opostas – os “Pony Drives”. Um deles segue para o Oeste, rumo ao autódromo de Charlotte, na Carolina do Norte, e outro para o autódromo de Las Vegas, em Nevada, no Leste. Esses dois locais vão sediar as festas oficiais de aniversário que o Mustang Clube da América promove de 16 a 20 de abril, com apoio da Ford.

“A comemoração oficial de 50 anos do Mustang terá início no meio do país para que as pessoas possam desfrutar do carro da forma como ele foi projetado para ser usado: na estrada”, diz Ronald Bramlett, diretor-executivo da Comemoração de 50 Anos do Mustang. “Acreditamos que esta será a maior caravana de Mustangs já reunida no mundo.”

“Os donos do Ford Mustang gostam de compartilhar suas aventuras”, diz Steven Ling, gerente de Marketing de Carros da Ford na América do Norte. “Os Pony Drives darão a eles a oportunidade de contar suas histórias e criar outras novas. Atravessar meio continente é um modo de reencontrar velhos amigos e também de formar grandes novas amizades”.

A caravana para Las Vegas terá pontos de parada em Amarillo, no Texas; Albuquerque, no Novo México; e Flagstaff, no Arizona. A viagem para Charlotte passará por Little Rock, no Arkansas; Nashville, no Tennessee; e Asheville, na Carolina do Norte. Os fãs poderão se juntar ao grupo em qualquer uma das cidades ao longo do caminho e ganhar lembranças comemorativas exclusivas, que não estarão disponíveis para o público.

 “Assim que abriram as inscrições os participantes começaram a chegar. Esperamos reunir todos os modelos dos primeiros 50 anos do Mustang nessa exibição móvel histórica”, diz Bramlett. Informações sobre o programa estão disponíveis no site www.mustang50thbirthdaycelebration.com.

Fonte: Imprensa Ford

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Linha Porsche vence a 16ª “Eleição dos Melhores Carros” do site Best Cars

Porsche Boxster S

A Porsche foi a grande vencedora da 16ª edição da “Eleição dos Melhores Carros” promovida pelo site Best Cars (www.bestcars.com.br). A votação aberta ao público teve 30 categorias e consagrou a linha Porsche nas quatro em que os modelos da marca concorreram, mais a “Carro dos Meus Sonhos”, em que o eleitor escolhe espontaneamente seu modelo preferido. Na edição 2014, a eleição teve 29.413 votos de leitores do site.

Porsche Cayenne
O Porsche 911 venceu em duas categorias. Com 28,4% dos votos, foi o “Melhor Carro Esporte – classe 2”, vencendo pela 11ª vez. Desde a criação dessa categoria, em 2002, o 911 só deixou de vencer em dois anos (2003 e 2013). Na “Carro dos Meus Sonhos”, em que o internauta pode escolher livremente qualquer modelo que esteja em produção no mundo (mesmo que não seja vendido oficialmente no mercado brasileiro), o 911 manteve sua invencibilidade: ele é o preferido desde a primeira edição da “Eleição dos Melhores Carros”, em 1999. Em 2014, o 911 recebeu 24,4% dos votos.

Porsche 911 Carrera S
A linha Boxster/Cayman venceu a “Melhor Carro Esporte – Classe 1” obtendo 37,4% dos votos. Instituída em 2002, esta categoria teve vitórias do Boxster (sem a presença do Cayman) em 2004, 2005 e 2006. Depois, os dois modelos de dois lugares da Porsche passaram a competir juntos e foram os mais votados em 2007, 2008, 2009, 2010, 2011 e agora em 2014.

Porsche Cayman S
Com expressivos 36,7%, o Cayenne sagrou-se vencedor na “Melhor Utilitário Esporte Grande – Classe 2” e obteve seu oitavo título, permanecendo invicto na categoria criada em 2007. Outro Porsche invencível nesta eleição é o Panamera, eleito “Melhor Sedã de Alto Luxo” por 28,4% dos votantes e campeão desde 2010, quando a categoria passou a fazer parte da eleição.

Marcel Visconde, presidente da Stuttgart Sportcar (importadora oficial da Porsche no Brasil), credita os resultados da eleição à percepção do público quanto à tecnologia e esportividade dos modelos da Porsche. “Nos últimos 16 anos, a Stuttgart Sportcar trabalhou muito para enfatizar as qualidades dos carros Porsche e o caráter da marca. O resultado dessa eleição, aberta unicamente ao público, comprova o acerto de nossa estratégia de longo prazo”, analisa.
Porsche Panamera

Visconde também considera os resultados uma expressão da força da marca. “A eleição teve quase 30 mil participantes e, certamente, a maior parte deles nunca possuiu um Porsche. Mesmo assim, os modelos da marca venceram com votações entre 24% e 37%, mostrando que muita gente se informa sobre nossos carros e tem preferência por eles em relação aos concorrentes. A Porsche e a Stuttgart Sportcar dão extrema importância a essas pessoas: elas propagam a mística da marca e são potenciais consumidoras de nossos produtos”, finaliza o presidente da Stutgart Sportcar.

Realizada desde 1999, a Eleição dos Melhores Carros divide os automóveis disponíveis no mercado brasileiro em diversas categorias, de acordo com critérios de configuração, tamanho e preço. O Best Cars foi criado em 1997, sendo um dos primeiros sites sobre automóveis criados no Brasil e um dos mais antigos em atividade.

Stuttgart Sportcar SP Veiculos Ltda.
Luiz Alberto Pandini
Telefone: +55-11-2367-0608
E-mail: imprensa@porsche.com.br

Fonte: Imprensa Porsche

Principal lançamento da Audi no Brasil, A3 Sedã chega por R$ 116,4 mil

Sedã premium oferece portamalas de 425 litros, que pode chegar a 880 litros com bancos traseiros rebatidos: flexibilidade de uso
Design – Carroceria é dominada pela linhas fluida e
identidade da marca é mantida na mesma
linha de outros modelos da série A3
Helder Lima

O principal lançamento da Audi no Brasil este ano, o modelo A3 Sedã, já pode ser encontrado nas concessionárias da marca pelo preço de R$ 116,4 mil. O modelo é equipado com propulsor 1.8 TFSI, com 180 cv, que permite ao veículo acelerar de zero a 100 km/h em 7,3 segundos e atinge velocidade máxima de 235 km/h.

O modelo oferece motor forte e eficiente, tecnologia de baixo peso e sistemas de assistência ao motorista.
Com 4.456 milímetros de comprimento, o design do Audi A3 Sedã combina o estilo clássico com o dinamismo de um cupê. O interior traz refinamento e funcionalidade. O espaço do compartimento de bagagem de 425 litros pode ser ampliado, rebatendo os encostos dos bancos traseiros, atingindo 880 litros.

O design exterior do A3 Sedã não tem nenhum painel metálico em comum com os modelos irmãos A3 e A3 Sportback. Até mesmo a parte inferior do capô foi redesenhada.

Interior – Versão S3 chega em março,
com preço ainda não divulgado
No interior do A3 Sedã, uma curva longa e contínua acompanha o parabrisa, de porta a porta, para conferir sensação de amplitude.

O motor oferece torque de 25 quilos. O câmbio S tronic de sete marchas e dupla embreagem combina o conforto de uma transmissão automática clássica com o dinamismo e a eficiência de uma transmissão manual.

Tecnologia garante segurança

Um dos principais destaques do A3 Sedã são as soluções tecnológicas que garantem conforto para o motorista e passageiros. O banco do motorista conta com ajuste elétrico e o espelho retrovisor interno é antiofuscante automático.

Já o Infotainment traz uma tela de última geração de sete polegadas que emerge eletronicamente do painel de instrumentos. Além disso, o modelo tem como opcional o Multimedia Interface – MMI – Touch, um sistema de navegação completo, DVD, capacidade de 40 GB para armazenamento de músicas e um touch pad no qual o usuário pode “escrever”, por meio do toque, letras e números, tornando a inserção de dados mais segura.

Além disso, um sistema de direção assistida sensível possui acionamento eletromecânico de alta eficiência, o que torna as manobras mais fáceis e proporciona um controle mais dinâmico do veículo, mesmo em estradas rápidas e sinuosas.

Versão esportiva vem em março

A versão esportiva do novo A3, a S3 Sedã, estará disponível nas concessionárias brasileiras a partir de março de 2014. Equipado com motor 2.0 TFSI, que produz 280 cv de potência e 38 quilos de torque, o veículo acelera de zero a 100 km/h em apenas 4,9 segundos, com transmissão S tronic de seis velocidades. Nesse modelo a velocidade é eletronicamente limitada a 250 km/h. O consumo médio do motor turbocharged de quatro cilindros é de 14,4 km/l.

Consumo

O consumo combinado (cidade e estrada) é de 17,8 km/l e a emissão de CO2, 129 g/km. O sistema “Audi Drive Select”, que regula o pedal do acelerador, a assistência da direção, a rigidez da suspensão e o câmbio S tronic, permite ao motorista variar entre os modos de direção (Comfort, Auto, Dynamic, Efficiency e Individual) ao toque de um botão. É possível ainda trocar as marchas por meio da alavanca de seleção ou nas borboletas atrás do volante.


Ford mostra os avanços da tecnologia móvel na Campus Party, a maior feira digital do país


A Ford estará presente na Campus Party 2014, a maior feira de tecnologia digital do Brasil, apresentando os avanços da conectividade nos automóveis da marca. Além da demonstração de novos equipamentos de última geração com o sistema SYNC, a Ford promoverá palestras sobre tecnologia móvel com especialistas mundiais em inovação digital especialmente convidados para o evento, além de outras ações interativas.

A Ford vai realizar também workshops diários para apresentar o programa global Ford Developer Program. Ele é o primeiro da indústria automotiva no mundo a liberar o código fonte de seus equipamentos para os desenvolvedores de aplicativos.

Pelo segundo ano consecutivo, a Ford será a única empresa automotiva a participar da Campus Party, que vai reunir milhares de adeptos da tecnologia móvel no Parque Anhembi, em São Paulo, de 27 de janeiro a 2 de fevereiro. Especialmente para o evento, a Ford criou a “hashtag” #DesafioFORD, uma linguagem bastante comum entre os participantes, e busca bater o recorde de maior transmissão ao vivo de dentro de um carro.

Tecnologia móvel
“Os automóveis estão se transformando em plataformas de tecnologia móvel e a Ford trabalha para oferecer ao consumidor, dentro do seu carro, com segurança, o mesmo nível de conectividade que ele encontra em casa ou no escritório”, diz Rogelio Golfarb, vice-presidente de Assuntos Corporativos da Ford América do Sul. “O caminho para isso é ampliar a parceria com as pessoas e instituições que estão na linha de frente nessa área, por isso estamos mais uma vez na Campus Party.”

A Ford trará para a Campus Party dois de seus principais especialistas dessa área que atuam nos Estados Unidos, o mercado mais avançado em tecnologia digital. Doug VanDagens, diretor global de Soluções de Conectividade, vai falar sobre Carros Conectados e Daniel Blanck, da área de Engenharia de Manufatura Virtual, abordará a aplicação dessa tecnologia na indústria automotiva.

Muitas atrações
A Ford também vai mostrar ao público outras tecnologias veiculares voltadas à segurança e conforto. Os participantes poderão testar o sistema de estacionamento automático do Novo Focus em um game interativo, o Game Park Assist. O veículo, lançado recentemente, também estará exposto no estande da marca.

Como parte das atrações da Ford na Campus Party, os blogueiros Tato Tarcan e Prof. Maury, da Rede Geek, vão receber especialistas e convidados para entrevistas e conversas dentro de um New Fiesta. A transmissão, com previsão de permanecer no ar por no mínimo 24 horas, poderá ser acompanhada por um link especial na página da Ford Brasil no Facebook (www.facebook.com.br/fordbrasil).

Sistema SYNC
A Ford foi a primeira a lançar um sistema de conectividade para automóveis com comandos de voz e integração com celular e outros dispositivos móveis – o SYNC –, que hoje está ampliando o seu alcance com o lançamento de novos aplicativos. Desenvolvido pela Ford em parceria com a Microsoft, o equipamento hoje está presente em mais de 10 milhões de veículos no mundo, incluindo os modelos New Fiesta, Focus, Fusion, EcoSport e Edge no Brasil.

“O SYNC é mais que uma inovação tecnológica, ele ajudou a Ford a pensar e agir como uma empresa de tecnologia”, destaca Rogelio Golfarb. “Ele mudou a forma como nós enxergamos o nosso negócio e como respondemos aos nossos consumidores. Ele incorpora a essência da Ford de transformar ideias inovadoras em produtos acessíveis e úteis para milhões de pessoas. Como plataforma aberta, está servindo de base para a constante inovação.”

Fonte: Imprensa Ford

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Smart oferece motor a combustão ou elétrico


Helder Lima

Exterior dinâmico e interior esportivo e elegante: o novo modelo especial Smart Fortwo Citybeam traz painéis em pintura metálica ou fosca, célula de segurança e rodas de liga com três raios duplos e pneus largos.

No interior, bancos exclusivos pretos em couro com insertos de tecido cinza cristal no encosto e costuras do mesmo tom prendem o olhar do observador. O modelo especial será oferecido nas versões cupê e conversível e chegará ao mercado europeu em abril deste ano. Os compradores poderão optar entre dois motores: a combustão ou elétrico.

O modelo especial do Smart Fortwo, apresentado mundialmente no Salão do Automóvel de Bruxelas, na Bélgica, foi batizado de “Edition Citybeam”. Os detalhes externos mais impactantes são os painéis da carroceria, oferecidos em azul claro, prata metálico ou antracita fosco, dependendo das preferências do cliente.

A célula de segurança tridion prata e as rodas de liga com três raios duplos e pneus largos (175/55 R 15 na frente e 195/50 R 15 na traseira) criam um design especialmente dinâmico. O veículo também exibe faróis com cor titânio, luzes de circulação diurna em LEDs e logo da edição especial nos triângulos dos espelhos.

O veículo também traz o painel de instrumentos em couro com costuras cinza cristal, uma marcante almofada para os joelhos de duas seções com visual em couro do mesmo tom ou preto, volante esportivo de três raios com borboletas para troca de marchas e tapetes especialmente fabricados.

Potência dos motores vai de 71 a 84 cv

O modelo de edição limitada é baseado na linha passion, o que significa que a relação de equipamentos de série inclui programa de troca de marchas automático softouch, vidros elétricos, ar-condicionado com controle automático da temperatura e teto solar panorâmico. O Smart Fortwo Citybeam é oferecido nas versões cupê ou cabrio, com motor a gasolina MHD com 52 kW (71 cv), motor turbo com 62 kW (84 cv) ou propulsão elétrica com 55 kW (74 cv).

Ford recria carroceria de 32 para hot rods

Coupe 1932 – Veículo é fornecido sem pintura e forrações para que ganhe acabamentos ao gosto do proprietário

Helder Lima

A Ford vai oferecer nos Estados Unidos a carroceria do Ford 5-Window Coupe 1932, vendida por meio de licenciamento para restauradores e criadores de hot rods (carros antigos com mecânica atualizada), mercado que conta com muitos adeptos no país. O programa de peças de restauração da Ford conta com mais de 9 mil itens licenciados para clássicos que vão do Modelo T a veículos lançados em 2007.

O Ford 5-Window Coupe 1932 se tornou uma espécie de símbolo dos hot rods envenenados, moda que cresceu no pós-guerra com a cultura das longas viagens e o retorno dos militares aos Estados Unidos com dinheiro e conhecimento técnico.

“A carroceria do Ford 5-Window Coupe 1932 permite aos restauradores criar um hot rod clássico sem ter de recorrer ao ferro-velho”, diz Dennis Mondrach, gerente de licenciamento de peças de restauração da Ford. “Ela se junta à nossa lista de peças estampadas de aço prontas para montagem que já inclui os clássicos Mustangs 1965-1970 e o Ford Coupe 1940”.

A Ford disponibiliza a maioria das peças necessárias para montar um carro, como carroceria, motor e transmissão, peças internas, instrumentos de aparência clássica ou personalizados e até motores e componentes de performance da Ford Racing. “Com elas pode-se construir um carro clássico ou uma versão atualizada de ícones que fizeram parte da cultura dos anos 1950 e 1960”, diz Mondrach.

Ferramentas e especificações viabilizam modelo antigo
Sempre que possível, a Ford usa as ferramentas originais para produzir essas peças de restauração. Em outros casos, cria estampos novos com as especificações originais. A carroceria do Ford 5-Window Coupe 1932 é feita em chapa de metal soldada e montada com o estado da arte em equipamentos para manter a integridade dimensional e recebe tratamento anticorrosão.

As peças são fabricadas pela United Pacific Industries, fornecedor oficialmente licenciado, e passam por controle rigoroso para garantir os padrões de qualidade. A Ford licencia também peças de reposição. Isso evita que restauradores procurem em desmanches. A lista de fornecedores e peças está disponível no site www.fordrestorationparts.com.


segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Lançamento mundial no quinto aniversário do Porsche Museum: O primeiro projeto da Porsche do mundo - o retorno do "P1"

Lançamento mundial no quinto aniversário do Porsche Museum: o retorno do “P1”
Em 1898, Ferdinand Porsche
apresentou o “P1”
Desde a construção do primeiro carro esportivo a ostentar o nome Porsche, o Type 356 de 1948, a Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG tem sido considerada o principal fabricante de carros esportivos do mundo. Entretanto, a história de empresa começou muito antes: em 1898, Ferdinand Porsche apresentou o “Egger-Lohner electric vehicle, C.2 Phaeton model” (“P1”, para abreviar), o primeiro projeto da Porsche do mundo. Depois de 116 anos, o veículo original e não restaurado foi recuperado e agora enriquece a coleção do Porsche Museum como uma sensação técnica e histórica mundial.

Cinco anos desde a sua inauguração em janeiro de 2009, o acréscimo deste projeto fez com que o Porsche Museum reorientasse sua exposição permanente. Além de uma reestruturação da disposição na área dedicada à história de produtos e automobilismo, o “P1” agora forma um ponto de enfoque usado para apresentar os visitantes à primeira parte da amostra, o “prólogo”. O conceito inovador de veículo do “P1” preencherá a lacuna entre os desenvolvimentos do passado e dos dias atuais como, por exemplo, o Porsche 918 Spyder. O 918 Spyder, sendo um padrão de referência tecnológico, segue uma longa tradição iniciada há 116 anos com o “P1”.

O “P1”, projetado e construído por Ferdinand Porsche, foi um dos primeiros veículos registrados na Áustria, e começou a circular nas ruas de Viena no dia 26 de junho de 1898. Porsche entalhou o código “P1” (que representa Porsche, número 1) em todos os principais componentes, o que deu a este veículo elétrico seu nome não oficial. A enorme quantidade de ideias realizadas neste veículo continua notável mesmo nos dias atuais. O motor elétrico altamente compacto, que pesava apenas 130 kg, oferecia 3 cv de potência. Uma potência de até 5 cv podia ser alcançada por curtos períodos no modo sobrecarga, o que permitia que o P1 alcançasse uma velocidade de até 35 km/h.
O esboço do “Egger-Lohner electric vehicle C.2 Phaeton”

Quando dirigido desta maneira, a velocidade do veículo era regulada através de um controlador de 12 marchas. A autonomia global do veículo podia chegar a 80 km, um feito considerável para um veículo daquela época. Outra inovação era a carroceria Lohner alternante do veículo, que permitia que o veículo pudesse ser usado tanto no verão como no inverno.


A primeira prova prática esperava pelo “P1” no mês de setembro de 1899 na exposição internacional do automóvel na capital alemã de Berlim. A concorrência para fabricar os melhores motores já era acirrada em 1899. Uma corrida de 40 km de distância a ser disputada por veículos elétricos no dia 28 de setembro foi anunciada em Berlim para colocar o desempenho dos veículos à prova, e um prêmio seria concedido ao vencedor. A trajetória exigia muita habilidade dos participantes, que tinham que enfrentar desafios como áreas inclinadas. Com três passageiros a bordo, Ferdinand Porsche cruzou a linha de chegada com o “P1” 18 minutos à frente do segundo colocado. Mais de metade dos participantes não conseguiu chegar à linha de chegada devido a dificuldades técnicas. Ferdinand Porsche também foi o primeiro colocado na prova de eficiência, uma vez que seu “P1” registrou o menor consumo de energia no tráfego urbano.
Porsche entalhou o código “P1” (que representa Porsche,
número 1) em todos os principais componentes

Na sexta-feira, 31 de janeiro de 2014, o Dr. Wolfgang Porsche, presidente do comitê de supervisão da Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG, Stuttgart e Matthias Müller, Presidente e Diretor Executivo da Porsche AG, revelarão o “P1” perante uma plateia de convidados. No fim de semana a seguir, nos dias 1º de 02 de fevereiro, o “P1” poderá ser visto gratuitamente como parte das comemorações do quinto aniversário do Porsche Museum.

O Porsche Museum abre de terça-feira a domingo, das 9:00h às 18:00h. Para obter mais informações, visite www.porsche.com/museum.

Fonte: Imprensa Porsche

A autonomia global do veículo
podia chegar a 80 quilômetros
O motor elétrico altamente compacto, que pesava
apenas 130 kg, oferecia 3 cv de potência
Exposto pela primeira vez no Porsche Museum a partir do dia 1º de fevereiro de 2014: o primeiro projeto de Ferdinand Porsche de 1898

Lincoln apresenta o novo Navigator 2015 no Salão de Chicago


A Lincoln, marca de luxo da Ford, apresenta o novo Navigator 2015 no Salão de Chicago, que abre para o público no dia 8 de fevereiro. O veículo é uma nova interpretação do clássico que definiu o segmento de utilitários esportivos grandes de luxo nos Estados Unidos.

Projetado para transportar oito pessoas, o Navigator oferece a opção de dois bancos tipo “captain´s chair” na segunda fileira, com ou sem console central, ou banco rebatível. As rodas são de alumínio usinado de 20 polegadas, com a opção de 22 polegadas no Reserve Package.

Sua frente é marcada pelo novo capô e grade em forma de asas, um dos ícones da marca. A traseira, redesenhada, tem tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétrico. Os faróis e lanternas usam LEDs e lâmpadas de alta descarga. O interior traz revestimento em couro especial nos bancos, direção, painel, descansa-braços e console central, além de detalhes em madeira Ziricote, usada em iates e nova na indústria automotiva.

Como na geração atual, o utilitário esportivo é oferecido com comprimento padrão de 5,26 metros ou na versão estendida de 5,64 metros. A suspensão traseira independente contribui para que a terceira fileira de assentos tenha rebatimento total, com acionamento elétrico, e o maior espaço de carga da categoria.

O Navigator vem com novo motor 3.5 EcoBoost, mais potente e econômico que o V8 5.4 anterior. Com duplo turbo e injeção direta, ele entrega 375 cv e 583 Nm de torque e garante a maior capacidade de reboque do segmento. Disponível com tração traseira ou nas quatro rodas, tem transmissão automática SelectShift de seis marchas com opção de trocas manuais.

Além de direção elétrica e assistente de partida em rampa, conta com um sistema opcional de sensores que monitora as condições da pista a cada dois milissegundos e ajusta o trabalho da suspensão (Continuously Controlled Damping) com três modos de seleção – Normal, Sport e Comfort – para uma rodagem mais confortável. Seu sistema Nivomat eleva automaticamente a traseira quando o veículo está carregado para melhorar a dirigibilidade.

Tapetes de boas-vindas iluminados quando as portas dianteiras são destravadas, chaves com sensores e botão de partida, sistema SYNC com MyLincoln Touch e comandos de voz, sistema de monitoramento de pontos cegos e câmera de ré com tela de 8 polegadas são outros equipamentos do veículo que começa a ser produzido no segundo semestre.

O novo Navigator faz parte da reinvenção da marca Lincoln, com uma linha totalmente nova de veículos focada nos segmentos de luxo com maior volume e crescimento. O plano inclui, também, a expansão da sua presença para outros mercados mundiais.

Fonte: Imprensa Ford