Avaliação de associação do consumidor aponta falhas de segurança em impacto lateral |
Helder Lima
O
consumidor deve pesquisar antes de comprar bebês conforto ou cadeirinhas para
acomodar crianças em veículos. Esses dispositivos passaram por uma nova bateria
de testes e nenhum produto recebeu classificação de cinco estrelas. O resultado
para o teste de impacto lateral foi, em sua maioria, ruim ou, no máximo,
aceitável.
Um
dos produtos teve sua nota limitada por conta do impacto da cabeça do boneco,
que simulava a criança contra a lateral do veículo. Os testes foram realizados
pela associação de defesa do consumidor Proteste, em parceria com a Global
NCAP.
O
uso desses dispositivos é obrigatório e precisa ser eficiente na proteção. Nos testes de impacto frontal, os bebês
conforto (até 13 kg) se saíram bem. Já entre as cadeirinhas (para 9 kg a
36 kg), nenhum deles foi considerado muito bom.
Nenhuma cadeirinha testada oferece o sistema de
fixação do tipo Isofix (que
prende o dispositivo diretamente na carroceria do carro), apesar de já ter sido
provado, pelo Global NCAP, em testes com modelos que têm esse sistema, que a
criança fica mais segura. Sem o Isofix, o deslocamento da cadeirinha é maior,
causando aceleração da cabeça e do tórax do boneco durante alguns testes.
Cadeirinha enfrenta o teste de impacto lateral: cabeça do boneco teve contato com a porta do veículo |
Confira desempenho de modelos e marcas
Os bebês conforto Burigotto Touring, Galzerano
Piccolina e Peg Perego Primo Viaggio Trifix permitem o contato da cabeça da
criança com a lateral da porta. Nos outros modelos, o contato foi menor e a
proteção foi considerada aceitável.
Nas cadeirinhas, a mais segura foi a Infanti, que
protegeu bem a cabeça do boneco durante o teste. Já o assento Cosco Commuter XP é o menos
seguro, permitindo um impacto muito forte da cabeça da criança com a lateral do
veículo. Essa cadeira não traz proteção lateral alguma para a cabeça, o que
justificou o resultado, limitando sua nota final em apenas uma estrela. Os outros
produtos foram aceitáveis.
Alguns
produtos exigem muita força na instalação e trazem presilhas escondidas, o que
dificulta a fixação aos cintos do carro. Além disso, os bebês conforto
Burigotto Touring e Galzerano Piccolina e a cadeirinha Cosco Commuter XP são
pequenos para suportar o tamanho da criança para a qual são indicados. Tal falha no projeto permite que a
cabeça fique acima do topo da cadeirinha, representando um risco maior de
ferimentos em um acidente.
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