domingo, 1 de dezembro de 2013

Teste aponta baixa qualidade de cadeirinhas

Avaliação de associação do consumidor aponta falhas de segurança em impacto lateral

Helder Lima

O consumidor deve pesquisar antes de comprar bebês conforto ou cadeirinhas para acomodar crianças em veículos. Esses dispositivos passaram por uma nova bateria de testes e nenhum produto recebeu classificação de cinco estrelas. O resultado para o teste de impacto lateral foi, em sua maioria, ruim ou, no máximo, aceitável.  
Um dos produtos teve sua nota limitada por conta do impacto da cabeça do boneco, que simulava a criança contra a lateral do veículo. Os testes foram realizados pela associação de defesa do consumidor Proteste, em parceria com a Global NCAP.

O uso desses dispositivos é obrigatório e precisa ser eficiente na proteção. Nos testes de impacto frontal, os bebês conforto (até 13 kg) se saíram bem. Já entre as cadeirinhas (para 9 kg a 36 kg), nenhum deles foi considerado muito bom.

Nenhuma cadeirinha testada oferece o sistema de fixação do tipo Isofix (que prende o dispositivo diretamente na carroceria do carro), apesar de já ter sido provado, pelo Global NCAP, em testes com modelos que têm esse sistema, que a criança fica mais segura. Sem o Isofix, o deslocamento da cadeirinha é maior, causando aceleração da cabeça e do tórax do boneco durante alguns testes.

Cadeirinha enfrenta o teste de impacto lateral: cabeça do boneco teve contato com a porta do veículo

Confira desempenho de modelos e marcas 

Os bebês conforto Burigotto Touring, Galzerano Piccolina e Peg Perego Primo Viaggio Trifix permitem o contato da cabeça da criança com a lateral da porta. Nos outros modelos, o contato foi menor e a proteção foi considerada aceitável.

Nas cadeirinhas, a mais segura foi a Infanti, que protegeu bem a cabeça do boneco durante o teste. Já o assento Cosco Commuter XP é o menos seguro, permitindo um impacto muito forte da cabeça da criança com a lateral do veículo. Essa cadeira não traz proteção lateral alguma para a cabeça, o que justificou o resultado, limitando sua nota final em apenas uma estrela. Os outros produtos foram aceitáveis.

Alguns produtos exigem muita força na instalação e trazem presilhas escondidas, o que dificulta a fixação aos cintos do carro. Além disso, os bebês conforto Burigotto Touring e Galzerano Piccolina e a cadeirinha Cosco Commuter XP são pequenos para suportar o tamanho da criança para a qual são indicados. Tal falha no projeto permite que a cabeça fique acima do topo da cadeirinha, representando um risco maior de ferimentos em um acidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário