quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Ford comemora a produção de 500.000 peças em impressoras 3D para protótipos



A Ford é uma das pioneiras no uso da impressão 3D e comemorou a produção 500.000 de peças de protótipos com essa técnica. A marca usa a impressão 3D para produzir rapidamente peças de protótipos, encurtando em meses o tempo de desenvolvimento de componentes usados em todos os veículos, como cabeçotes, coletores de admissão e entradas de ar. O desenvolvimento da cobertura do motor do novo Mustang é o exemplo mais recente de uso dessa tecnologia.

Usando os métodos tradicionais, um engenheiro criaria o modelo computacional de um coletor de admissão – a parte mais complicada de um motor – e teria de esperar quatro meses pela produção de um protótipo, ao custo de 500 mil dólares. Com a impressão 3D, a Ford pode imprimir a mesma peça em quatro dias, incluindo múltiplas interações e sem limites de ferramental, a um custo de 3 mil dólares.

“Para o consumidor, isso significa produtos de melhor qualidade que também podem ser mais leves para economizar combustível”, explica Paul Susalla, supervisor de manufatura rápida da Ford.

Protótipos mais rápidos e criativos

A impressão 3D economiza milhões de dólares no processo de desenvolvimento do produto, eliminando a necessidade de ferramental especial, ou moldes específicos para partes que podem ser modificadas. A tecnologia também permite aos engenheiros experimentar desenhos com inovações mais radicais, de forma mais econômica e rápida.

A Ford agora se volta para os próximos passos da estratégia de impressão 3D, incluindo a possibilidade de produção de peças em metal, além de plástico. “Essa tecnologia oferece um imenso retorno para a Ford e toda a indústria de manufatura”, diz Bill Russo, diretor global de engenharia e manufatura de Powertrain da Ford.

Como funciona

A impressão 3D trabalha com a superposição de finas camadas de plástico, areia ou outro material, juntando-as para criar a peça final tridimensional.

“Hoje, a impressão 3D não é rápida o suficiente para uso na manufatura de alto volume que fazemos”, diz Harold Sears, especialista técnico de manufatura da Ford. “Mas ela é ideal para peças de teste, ou aplicação em produtos de nicho, que passam por mudanças frequentes de desenvolvimento.”

A Ford tem estado na linha de frente da impressão 3D há 25 anos e participou da invenção da impressão 3D nos anos 1980. Em 1988, a Ford comprou a terceira impressora 3D produzida no mundo. Hoje, usa as técnicas de sinterização seletiva a laser, modelagem por deposição fundida, estereolitografia e trabalha com fornecedores para trazer mais tecnologias para o mercado, incluindo a impressão 3D com areia.

Exemplos recentes de uso da impressão 3D com areia na Ford incluem a cobertura do motor do novo Mustang; os suportes do rotor, coberturas da transmissão e dos amortecedores do Fusion Hybrid; o motor EcoBoost 2.0 do Novo Fusion; e os coletores de escape do motor EcoBoost 3.5 da F-150.

“Muitos consideram essa tecnologia como o início da terceira revolução industrial”, diz Sears. “Embora isso ainda precise ser confirmado, sabemos que a manufatura continuará a caminhar para as técnicas digitais. A velocidade dessas tecnologias vem crescendo e a variedade de materiais também, o que nos leva a acreditar que a impressão 3D representa uma grande oportunidade para a manufatura em geral.”

Fonte: Imprensa Ford

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