A Factor 150 chega robusta, potente, confortável e ao mesmo tempo econômica e bonita. O modelo foi pensado para ser uma eficiente ferramenta de trabalho, como também uma excelente companheira no dia-a-dia, além de ser uma excelente alternativa ao transporte público. O modelo oferece um desenho moderno, evidenciado pelas tomadas de ar injetadas em polipropileno com textura hexagonal esportiva e também pela lanterna traseira bipartida. Isso sem falar do completo painel de instrumentos 100% digital, que adotou como diferenciais o marcador de marchas e o conta-giros.
Evolução natural da Factor 125, a Factor 150 da Yamaha oferecerá ao motociclista brasileiro – seja ele iniciante ou experiente – uma motocicleta revigorada para atender a principal categoria do mercado nacional: as streets de 150cc. Tudo isso por um preço bastante competitivo, entre R$ 7.390,00 na versão E, com rodas raiadas e freios a tambor, e R$ 7.990,00, para a ED, equipada com freio a disco na dianteira e rodas de liga-leve. No restante, as duas versões da motocicleta são idênticas.
Assim há uma perfeita harmonia entre a funcionalidade do motor e ciclística, aliado à ergonomia e desenho moderno. Estes conceitos estabelecidos pela Yamaha fazem da Factor YBR 150 o conjunto completo e equilibrado entre os modelos streets de entrada.
Motor BlueFlex ainda mais econômico
Para encarar o trânsito carregado dos grandes centros urbanos, a Factor 150 está equipada com motor monocilíndrico de 149,3 cm³ com comando único no cabeçote (SOHC), injeção eletrônica de combustível e arrefecimento a ar. É o mesmo propulsor que equipa a Fazer 150, porém com pequenas alterações para ser ainda mais econômico. Robusto, durável e com baixa manutenção, este já consagrado motor pode ser abastecido com gasolina, etanol ou com a mistura de ambos em qualquer proporção.Segunda geração do sistema BlueFlex, é capaz de produzir até 12,2 cv, quando alimentado com gasolina, e 12,4 cv com etanol, na mesma faixa de giro máxima: 7.500 rpm. O torque máximo é de 1,285 kgf.m com gasolina e 1,295 kgf.m com etanol, disponível a 5.500 giros.
Os departamentos de engenharia da marca do Brasil e do Japão atuaram em conjunto nos detalhes que resultam em economia e conforto, como por exemplo adotou uma relação secundária mais longa para otimizar a rotação do motor que resulta em melhor aproveitamento da potência e torque,
principalmente em baixas rotações. Outro aprimoramento importante foi o ajuste do ponto de ignição.
Além disso, em função do menor atrito entre as partes móveis e a melhor lubrificação interna, o motor conta com um baixíssimo nível de vibração, que também está diretamente ligado ao conforto do piloto. Tudo pensado para a redução do consumo de combustível, traduzido em maior eficiência energética e de acordo com as novas regras ambientais.Assim, o novo motor da Factor 150 também foi projetado para atender à segunda fase de emissões de gases e evaporativos do Promot 4, que entra em vigor a partir de janeiro de 2016.
O modelo ganhou uma maior autonomia, já que o tanque de combustível passou de 14 litros para 16 litros, se comparado ao da Factor 125. Para finalizar, ambas as versões da Factor 150 – ED e E – adotaram câmbio de cinco velocidades, com transmissão final por corrente.
Ciclística equilibrada e conforto
Montada sobre um quadro tipo diamante feito em aço, a Factor 150 traz um conjunto ciclístico bastante equilibrado. É formado por suspensão dianteira com garfo telescópico convencional e curso de 120 mm e suspensão traseira amortecida por sistema bichoque, com 92 mm de curso. Já o sistema de frenagem conta com disco de 245 mm de diâmetro de acionamento hidráulico e freio traseiro a tambor, com 130 mm de diâmetro, de acionamento mecânico, isso na versão “ED”. Na versão “E”, a moto traz freios a tambor em ambas as rodas.Para atuar em conjunto com o sistema de absorção, a nova Factor 150 adotou pneus de medidas 90/90-18, o mesmo que calça a Factor 125. A ideia de adotar esta medida está diretamente ligada à reposição do componente, já que este pneu oferece melhor custo-benefício, proporcionando economia também no momento da manutenção da motocicleta.
Ergonomia e conforto
No quesito ergonomia, a Factor 150 traz posição de pilotagem mais relaxada e confortável. A nova street de 150 cc recebeu ainda um assento em dois níveis e com espuma de maior densidade, o que reflete em um maior nível de conforto. Em função do novo banco mais anatômico, e em harmonia com a alça 180º para a garupa, o passageiro rodará com mais conforto e segurança.Design inovador e completo painel
A Factor 150 destaca-se também pela excelente integração entre o conjunto formado pelo tanque de combustível e as tomadas de ar injetadas em polipropileno com textura hexagonais,que transmite maior volume e robustez ao conjunto, seguindo os preceitos adotados nas motos de maior capacidade cúbica da marca.
Para completar o conjunto, a Factor 150 conta com farol esportivo, lanterna traseira bipartida e rabeta mais afilada. Já o painel de instrumentos é um capítulo à parte. Completo e com mostrador totalmente digital esbanja tecnologia e proporciona boa visualização das informações. Traz indicador de marchas, relógio, hodômetro parcial e total e função fuel trip, que inicia uma contagem progressiva a partir do momento que o combustível do tanque da motocicleta entra na reserva. Além, é claro, de luzes espia, farol alto e injeção eletrônica.
Para uma maior segurança do piloto, a Factor 150 foi equipada com lampejador de farol alto.
Outro grande diferencial é a adoção do conta-giros sensoriado, que dispensa o uso de cabo. A tarefa fica a cargo de um sensor instalado no motor que, por intermédio da ECU, o cérebro eletrônico da moto, calcula a rotação do motor.
Para orientar o piloto a uma condução ainda mais econômica, a Factor 150 traz, seguindo o padrão adotado nas motos de maior capacidade cúbica, o indicador ECO no painel de instrumentos, cujo indicador acende quando o motor trabalha na faixa de rotação de maior eficiência.
Cores
A Factor 150 2016 chega com cores modernas e vibrantes. A versão ED, com rodas de liga e freio a disco, conta com quatro opções de cores: branca, laranja, preta e vermelho. Já a versão E – rodas raiadas e freio a tambor em ambas as rodas, está disponível em três opções: branca, preta e vermelha. Vale destacar que as duas versões têm lampejador de farol alto, partida elétrica e um generoso protetor sob o escapamento (anti-queimadura), também injetado em plástico de alta resistência, baixo nível de condução de calor e design que combina com a proposta urbana da moto.Fonte: Imprensa Yamaha
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