terça-feira, 13 de outubro de 2015

Ford Ranger é o único veículo de série usado na Antártica


A Ford Ranger é o único veículo não militar a ser usado no Continente da Antártica. Escolhida pelo Exército Argentino, a picape foi levada para a Base de Esperanza, onde as temperaturas são extremas de até 38º centígrados negativos e os ventos chegam a 220 km/h.

A estação científica vai utilizar a Ranger para abastecer as bases argentinas permanentes e temporárias no território sul do continente. Ela estará na segunda etapa da Campanha Antártica, que ocorre entre os meses de dezembro e fevereiro, promovida pelo governo argentino.

Condições extremas

Para operar no território gelado a Ranger foi equipada para enfrentar condições mais extremas. Foram instalados vidros blindados devido aos ventos fortes. Mas, basicamente, será um veículo de série dentro com o seu motor turbodiesel de cinco cilindros.

Referência em tecnologia de segurança ativa e passiva, a Ranger tem freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, airbags dianteiros, laterais e de cortina, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, controle de carga adaptativo, controle de estabilidade de reboque, luz de frenagem de emergência e controle eletrônico de descida acentuada.

Missões especiais

Na Antártica, entre outras missões, vai ser usada para distribuir suprimentos nas várias instalações, transportar estudantes quando as condições climáticas não são favoráveis, chegar ao lago que abastece a base de água potável e à futura pista de pouso, além de realizar pesquisas científicas nas geleiras, quando as condições da neve permitem.

A Base Esperanza Antarctica (BAE) é uma estação científica da Argentina localizada em Punta Foca, sobre o Estreito Antártico na Península Antártica (ou Tierra de San Martin). Além da chilena Villa Las Estrellas, é a única instalação nessa região que conta com civis servindo temporariamente em funções militares, científicas e de serviços com suas famílias.

Fonte: Imprensa Ford

Nenhum comentário:

Postar um comentário