A Honda Motor Co. promoveu hoje o lançamento mundial do Clarity Fuel Cell, modelo de produção de seu novo veículo movido a célula de combustível (FCV), na 44ª edição do Tokyo Motor Show 2015, no Japão. A novidade estará exposta no salão de 30 de outubro a 8 de novembro.
O novo Clarity Fuel Cell une a praticidade de um carro movido a gasolina e características exclusivas de um FCV de alto nível. Essa combinação agrega alto valor ao sedan e potencial para ser uma referência no segmento de FCVs, agora e no futuro.
Utilizando tecnologias originais Honda, a célula de combustível deste modelo foi reduzida em 33% em comparação à versão anterior e a performance incrementada em aproximadamente 60%, gerando mais de 100 kW. O powertrain é tão compacto quanto um motor V6, sendo possível acomodá-lo sob o capô do veículo – é o primeiro sedan do mundo a contar com esse layout. O novo sistema viabilizou a adoção de um pacote completo de equipamentos de conveniência no interior do Clarity Fuel Cell, que acomoda confortavelmente cinco adultos, além de contribuir para o desenvolvimento de outros modelos da marca movidos a célula de combustível.
Com a melhoria da performance aliada ao reduzido consumo de energia, o tanque de armazenamento de hidrogênio de alta pressão (70 Mpa) proporciona uma autonomia de mais de 700 km (medição interna Honda, para referência), o melhor índice registrado entre FCVs. O tanque pode ser recarregado em cerca de três minutos, com uma praticidade equivalente à de um veículo movido a gasolina. Além disso, o excelente desempenho do motor, que desenvolve a potência máxima de 130 kW, oferece uma condução ágil e divertida.
O novo Clarity Fuel Cell ainda vem equipado com um exclusivo dispositivo de alimentação de energia externa, o Power Exporter 9000, que faz o veículo funcionar como uma “usina de energia sobre rodas”, gerando e fornecendo energia elétrica para a comunidade, em caso de desastres naturais ou outras situações.
A Honda vai iniciar as vendas do sedan no Japão em março de 2016, a princípio, para órgãos governamentais e clientes empresariais, que já são parceiros da marca para a popularização dos FCVs. Durante o primeiro ano, a Honda vai reunir informações sobre as condições de utilização do modelo no mercado, incluindo o dispositivo de alimentação de energia externa, para obter diversas opiniões de clientes e outras organizações relevantes, e depois começar a vendas a clientes individuais.
Neste primeiro momento, a empresa vai produzir um pequeno volume na fábrica de Takanezawa (município de Tochigi, no Japão) e, depois, eventualmente expandir o volume de produção para iniciar as vendas regulares e pela modalidade de leasing – como uma locação. O Clarity Fuel Cell será comercializado por 7,66 milhões de ienes (incluindo impostos), o que corresponde a cerca de US$ 63 mil. O Power Exporter 9000, que tem capacidade para gerar energia para uma residência de porte médio durante cerca de sete dias, será vendido simultaneamente. Na sequência, a Honda planeja disponibilizar o modelo nos Estados Unidos e Europa.
Em 2002, o Honda FCX se tornou o primeiro veículo de célula de combustível no mundo a ser certificado pela U.S. Environmental Protection Agency (EPA, agência de proteção ambiental dos Estados Unidos) e pelo California Air Resources Board (CARB). Com essas certificações, a marca começou a comercializar o FCX no Japão e nos EUA. Em 2008, a Honda iniciou as vendas do FCX Clarity, um sedan que contou com um pacote inovador de equipamentos, oferecendo uma experiência de condução sem precedentes. O novo Clarity Fuel Cell foi desenvolvido com base em várias tecnologias já utilizadas em modelos anteriores, buscando a facilidade de uso e a alta performance.
Com o objetivo de contribuir para uma futura sociedade sustentável adepta à energia de hidrogênio e para proporcionar liberdade de mobilidade, a Honda continuará assumindo novos desafios para o desenvolvimento de tecnologias, incluindo a estação de hidrogênio inteligente (Smart Hydrogen Station), FCVs e dispositivos de alimentação de energia externa sob o conceito de “gerar, utilizar e ficar conectado”.
Fonte: S2Publicom
O novo Clarity Fuel Cell une a praticidade de um carro movido a gasolina e características exclusivas de um FCV de alto nível. Essa combinação agrega alto valor ao sedan e potencial para ser uma referência no segmento de FCVs, agora e no futuro.
Utilizando tecnologias originais Honda, a célula de combustível deste modelo foi reduzida em 33% em comparação à versão anterior e a performance incrementada em aproximadamente 60%, gerando mais de 100 kW. O powertrain é tão compacto quanto um motor V6, sendo possível acomodá-lo sob o capô do veículo – é o primeiro sedan do mundo a contar com esse layout. O novo sistema viabilizou a adoção de um pacote completo de equipamentos de conveniência no interior do Clarity Fuel Cell, que acomoda confortavelmente cinco adultos, além de contribuir para o desenvolvimento de outros modelos da marca movidos a célula de combustível.
Com a melhoria da performance aliada ao reduzido consumo de energia, o tanque de armazenamento de hidrogênio de alta pressão (70 Mpa) proporciona uma autonomia de mais de 700 km (medição interna Honda, para referência), o melhor índice registrado entre FCVs. O tanque pode ser recarregado em cerca de três minutos, com uma praticidade equivalente à de um veículo movido a gasolina. Além disso, o excelente desempenho do motor, que desenvolve a potência máxima de 130 kW, oferece uma condução ágil e divertida.
O novo Clarity Fuel Cell ainda vem equipado com um exclusivo dispositivo de alimentação de energia externa, o Power Exporter 9000, que faz o veículo funcionar como uma “usina de energia sobre rodas”, gerando e fornecendo energia elétrica para a comunidade, em caso de desastres naturais ou outras situações.
A Honda vai iniciar as vendas do sedan no Japão em março de 2016, a princípio, para órgãos governamentais e clientes empresariais, que já são parceiros da marca para a popularização dos FCVs. Durante o primeiro ano, a Honda vai reunir informações sobre as condições de utilização do modelo no mercado, incluindo o dispositivo de alimentação de energia externa, para obter diversas opiniões de clientes e outras organizações relevantes, e depois começar a vendas a clientes individuais.
Neste primeiro momento, a empresa vai produzir um pequeno volume na fábrica de Takanezawa (município de Tochigi, no Japão) e, depois, eventualmente expandir o volume de produção para iniciar as vendas regulares e pela modalidade de leasing – como uma locação. O Clarity Fuel Cell será comercializado por 7,66 milhões de ienes (incluindo impostos), o que corresponde a cerca de US$ 63 mil. O Power Exporter 9000, que tem capacidade para gerar energia para uma residência de porte médio durante cerca de sete dias, será vendido simultaneamente. Na sequência, a Honda planeja disponibilizar o modelo nos Estados Unidos e Europa.
Tecnologia Honda FCV
A Honda foi uma das primeiras fabricantes de automóveis a focar no hidrogênio como uma possível solução para problemas como o aquecimento global e o esgotamento dos combustíveis fósseis. A fabricante tem posicionado o FCV, que emite apenas água, como o mais avançado veículo ambientalmente responsável e adotou uma postura pró-ativa para pesquisa e desenvolvimento de automóveis movidos a célula de combustível desde o final da década de 1980.Em 2002, o Honda FCX se tornou o primeiro veículo de célula de combustível no mundo a ser certificado pela U.S. Environmental Protection Agency (EPA, agência de proteção ambiental dos Estados Unidos) e pelo California Air Resources Board (CARB). Com essas certificações, a marca começou a comercializar o FCX no Japão e nos EUA. Em 2008, a Honda iniciou as vendas do FCX Clarity, um sedan que contou com um pacote inovador de equipamentos, oferecendo uma experiência de condução sem precedentes. O novo Clarity Fuel Cell foi desenvolvido com base em várias tecnologias já utilizadas em modelos anteriores, buscando a facilidade de uso e a alta performance.
Com o objetivo de contribuir para uma futura sociedade sustentável adepta à energia de hidrogênio e para proporcionar liberdade de mobilidade, a Honda continuará assumindo novos desafios para o desenvolvimento de tecnologias, incluindo a estação de hidrogênio inteligente (Smart Hydrogen Station), FCVs e dispositivos de alimentação de energia externa sob o conceito de “gerar, utilizar e ficar conectado”.
Especificações técnicas Clarity Fuel Cell
Número de ocupantes
|
5
|
Autonomia (referência)
|
Mais de 700 km (medição interna da Honda)
|
Reabastecimento
|
Aproximadamente 3 minutos
|
FC – energia máxima gerada
|
Mais de 100 kW
|
Potência máxima do motor
|
130 kW
|
Pressão do hidrogênio
|
70 MPa
|
Bateria
|
Íon-lítio
|
Dimensões do veículo (comprimento x largura x altura)
|
4,895 mm x 1,875 mm x 1,475 mm
|
Fonte: S2Publicom
Nenhum comentário:
Postar um comentário