sábado, 11 de julho de 2015

Catalisador automotivo minimiza efeitos do tempo seco do inverno

O catalisador transforma os gases tóxicos provenientes da queima do combustível em inofensivos

As mudanças bruscas de temperatura, a baixa umidade do ar e o aumento dos níveis de poluição atmosférica pioram as doenças respiratórias e causam outros incômodos, como irritação nos olhos, por exemplo. Para minimizar estes problemas, típicos do inverno, a Umicore, maior fabricante de catalisadores automotivos e especialista em controle de emissões da América do Sul, alerta sobre a importância de checar o componente durante a estação mais fria do ano.

As condições do ar em grandes centros urbanos
são preocupantes pela concentração de veículos
com catalisador ineficiente e falsificado
Montado dentro de uma cápsula de aço inox, o catalisador é composto por uma colmeia cerâmica que, por meio de uma reação química, transforma os gases tóxicos provenientes da queima do combustível em inofensivos. “O motorista deve estar atento às emissões do seu veículo, realizando revisões periódicas no sistema de exaustão, o que permite detectar possíveis problemas com a peça. As condições do ar em grandes centros urbanos são preocupantes, entre outros fatores, pela concentração de automóveis equipados com catalisador ineficiente, desgastado ou, até mesmo, falsificado”, explica Claudio Furlan, gerente Comercial da Umicore Brasil.

Segundo estudo recente da Universidade de São Paulo (USP) para o Instituto Saúde e Cidadania, em 15 anos, a poluição atmosférica será a causa de 250.000 mortes. O catalisador automotivo combate o CO (Monóxido de Carbono), NOx (Óxido de Nitrogênio) e HC (Hidrocarbonetos), que são responsáveis por causar uma série de doenças e danos como pneumonia, bronquite, enfisema, insuficiência respiratória, além de ardência nos olhos, nariz e mucosas.

Vale ressaltar que, além de evitar o aumento das emissões e contribuir com o meio ambiente e com a saúde da população, a manutenção proporciona economia de combustível, durabilidade e confiabilidade operacional, com redução de quebras e risco de acidentes, que também prejudicam a fluidez do tráfego. Em caso de necessidade de troca, o consumidor deve exigir o certificado de garantia, a nota fiscal e a embalagem padronizada, garantindo a originalidade e confiabilidade do produto.

Também é importante verificar outros sistemas do automóvel que influenciam na exaustão de gases poluentes, como o de ignição, que engloba velas, cabos e bobinas; o de arrefecimento do motor; e, por fim, o sistema de alimentação de ar e combustível.

Confira o efeito de gases expelidos pelo motor automotivo antes e depois da ação do catalisador:

Gases
Efeitos
Após a catálise
HC (Hidrocarbonetos)
Causa irritação nas vias respiratórias, anemia, leucemia e câncer pulmonar
Transforma-se em vapor d’água e gases inofensivos
CO (Monóxido de Carbono)
Causa asfixia sistêmica, pneumonia e danos cerebrais
Transforma-se em gás carbônico (gás exalado ao respirarmos)
NOx (Óxido de Nitrogênio)
Causa ardência nos olhos, nariz e mucosas. Também provoca bronquite, enfisema, insuficiência respiratória e até mutações genéticas
Transforma-se em N2(Nitrogênio), que representa 75% do ar que respiramos
O(Oxidantes fotoquímicos, Ozônio e Aldeídos)
Causa irritação nos olhos, garganta e infecções generalizadas
São originadas das reações fotoquímicas da luz solar com os poluentes: HC, CO, NOx


Sobre a Umicore
A Umicore é um grupo de tecnologia de materiais, tendo suas atividades centralizadas em quatro áreas de negócios: Catálise, Materiais de Energia, Materiais de Performance e Reciclagem. Cada área está dividida em várias unidades de negócios direcionadas ao mercado, seja em produtos essenciais ao dia a dia ou àqueles que estão no topo de novos desenvolvimentos tecnológicos. A Umicore foca suas atividades em áreas de aplicação, nas quais seu conhecimento na ciência dos materiais, química e metalurgia faz a diferença.  A área de Tecnologias Limpas (Clean Technologies – CT) é responsável por aproximadamente 50% da receita do Grupo. A Umicore investe cerca de 90% do orçamento da área de Tecnologias Limpas em P&D, desenvolvendo produtos tais como catalisadores para controle de emissões, materiais para baterias recarregáveis e fotovoltaicas, células de combustível e reciclagem de metais preciosos. O objetivo de criar valor sustentado da Umicore baseia-se em sua ambição de desenvolver, produzir e reciclar materiais de forma a cumprir sua missão: Materiais para uma Vida Melhor (Materials for a Better Life). O Grupo Umicore tem operações industriais em todos os continentes, servindo uma base global de clientes. Em 2014, apresentou faturamento de EUR 8,8 bilhões e, atualmente, emprega 14 mil pessoas.

Fonte: Printer Press Comunicação Corporativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário