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Modelo T 1908 |
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Carro de soja (1941) |
A Ford está comemorando 80 anos do seu Estúdio de Design, departamento montado em 1935 por Edsel Ford para desenvolver o estilo e funcionalidade dos veículos da marca. A criação da área é um dos marcos da história de mais de 100 anos da Ford, que pode ser contada pela evolução do design automotivo.
Além de desenvolver novos recursos e tecnologias que tornaram os veículos mais seguros, eficientes e confortáveis, nas pranchetas do Estúdio de Design da Ford nasceram verdadeiros ícones de estilo, como o Ford 49, o Thunderbird, o Mustang e o Ford GT. A área também atraiu designers de outros setores, contribuindo para ampliar a convergência de tendências na indústria.
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Pintura perolizada (1955) |
Uma visão radical dessa evolução pode ser vista quando se colocam lado a lado o pioneiro Modelo T e o novo Ford GT. Vários exemplos de inovações criadas nos Estúdios de Design da Ford continuam presentes nos carros de hoje, como os cintos de segurança, materiais alternativos e a pintura perolizada. Há também curiosidades, como o sistema de navegação que pode ser considerado o avô do atual GPS e o teto retrátil elétrico:
Carro de soja (1941) – Henry Ford uniu sua experiência em agricultura com o amor ao negócio automotivo quando criou o Soybean Car. Em resposta à escassez de metal na época, desenvolveu um carro com plástico feito de soja, linhaça e outros materiais naturais. Para provar a resistência do produto, ele próprio fez uma demonstração batendo na carroceria com uma marreta. Além disso, o carro era quase 500 kg mais leve que os modelos tradicionais de aço.
Pintura perolizada (1955) – A Ford criou um brilho novo quando apresentou o carro-conceito Futura com tinta perolizada.
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Cintos de segurança (1956) |
A empresa foi uma das primeiras a apresentar a nova técnica, que consistia em adicionar pérolas trituradas à tinta.
Cintos de segurança (1956) – Os primeiros cintos de segurança foram lançados junto com o Sistema Lifeguard, desenvolvido pela Ford para proteção dos ocupantes dos veículos. Composto de cinco itens, o sistema incluía ainda trincos de segurança nas portas, painel de instrumentos acolchoado, quebra-sóis e volante com sistema de absorção de energia em impactos.
Teto rígido retrátil (1957) – Tetos rígidos conversíveis não eram novidade na época, mas precisavam ser removidos e guardados fora do veículo. A Ford projetou um teto rígido que era rebatido automaticamente em apenas 40 segundos e guardado no porta-malas.
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Teto rígido retrátil (1957) |
Precursor do GPS (1964) – A Ford deu o passo inicial para o desenvolvimento dos sistemas de navegação, quase 30 anos antes da produção dos primeiros GPS para automóveis. A novidade foi apresentada com o carro-conceito Aurora, na forma um mapa que se ajustava automaticamente à localização do veículo.
Teto solar elétrico (1971) – A Ford modernizou o seu teto solar transformando o comando manual em elétrico, que garante acesso à luz do sol e ventilação extra ao toque de um botão.
Entrada sem chave (1980) – A Ford introduziu o sistema de acesso sem chave, um teclado com cinco botões na porta do motorista para abertura por senha. Mais uma tecnologia que foi aprimorada e pode ser vista no atual Fusion, embutida na coluna.
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Precursor do GPS (1964) |
Suporte para copos (1984) – A necessidade de porta-copos nasceu na década de 50, com a popularização dos restaurantes e cinemas drive-in nos Estados Unidos. Quase 30 anos depois, a Ford introduziu o primeiro porta-copos no Bronco 1984, item hoje presente no projeto de praticamente todos os carros.
Sistema SYNC (2007) – O sistema de conectividade e entretenimento Ford SYNC estreou em 2007 no Salão de Detroit. Ele permite ao motorista fazer e receber chamadas do celular, selecionar músicas e outras funções por comandos de voz. Hoje na terceira geração, já equipa mais de 12 milhões de veículos no mundo.
Fonte: Imprensa Ford
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Teto solar elétrico (1971) |
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Entrada sem chave (1980) |
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Suporte para copos (1984) |
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Sistema SYNC (2007) |
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Thunderbird 1955 |
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Mustang 1965 |
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GT 2016 |
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